1 de abril de 2013

BATALHA DO SEIS PRIMEIROS NA PREMIERSHIP *

A Premiership brindou os fãs de rugby com um fim de semana onde os seis primeiros se defrontaram entre si.
No Domingo o lado oposto da tabela também se disputou com o Irish a receber o Sale.

6ª feira a primeira das batalhas, o Gloucester para não perder o comboio dos primeiros recebeu os Quins que vinham de uma derrota contra os Saracens.
O inspirador capitão Jim Hamilton a sofrer com problemas físicos foi dado como apto para a partida mas durou apenas 5 minutos quando saiu a coxear.
Do lado dos Quins, Joe Marler talvez ainda traumatizado da tareia de melée que levou de Adam Jones no 6 Nações estava a passar um mau bocado.
Mas a experiência vale muito nesta fase do campeonato, aos 9' e após uma falta Easter decide por uma penalidade rápida em vez de atirar aos postes e quando a bola chegou ao canto o talonador Buchanan ensaia na sua estreia, o Gloucester esteve muito mal defensivamente, Evans acerta no poste na conversão.
O Gloucester vai à carga, encosta os Quins às cordas e o excelente Qera parte a
defesa dos Quins mas não tem o devido apoio dos colegas, Sharples tentam também a sua sorte mas encontra o defesa Mike Brown que na sua posição natural sentou Sharples que até doeu de ver.
A pressão torna-se sufocante com Qera e Kalamafoni a desgastar a defesa com cargas sucessivas, só já aos 21' que Marler provoca a primeira falta num ruck que Burns converte em três pontos.
É aqui que entra Evans, uma distração do Gloucester, um pontapé para o desprotegido meio campo do adversário onde o ponta Sam Smith pegou na bola e correu para o ensaio, 3-12.
A partir daqui o jogo torna-se trapalhão, com bolas para frente e oportunidades perdidas de ambos os lados: o defesa Cook, após uma obra prima num passe de Trinder deixa cair a bola já depois de ter ultrapassado quatro adversários, Burns falha uma penalidade e no pontapé de 22 resultante os Quins voltam a ameaçar a área de ensaio.
A segunda parte Sharples invade o meio campo adversário, Burns encontra espaço no canto que Jonny May transforma no 5º ensaio da época, Burns transforma em 7, 10-12.
Evans volta a meter o Gloucester a um ensaio de distância com uma penalidade com Burns a falhar a resposta, 10-15.
Com 13' para jogar, o talonador Gray vê amarelo por falta num ruck em cima da sua linha de ensaio, o Gloucester escolhe formação ordenada e Kalamafoni sai de 8 e Qera carrega uma segunda vaga para o ensaio, 17-15.
O assalto final dos Quins foi desesperante com fases consecutivas e o Gloucester a defender com unhas e dentes, a bola de jogo é perdida e os Quins sofrem a terceira derrota consecutiva.

No Sábado a "batalha das Midlands" no Franklin's Gardens em Northampton foi uma decepção para os fãs dos Saints que viram a sua equipa desmantelada pelo calculismo e inteligência dos Tigers.
A primeira parte começou com domínio territorial dos Tigers, os Saints não conseguiam parar os adversários logo na primeira placagem tendo que haver muito jogo de cobertura.
Lawes viu um amarelo aos 35' por avant deliberado no seu meio campo depois de Tuilagi ter atropelado Foden.
Tom Youngs foi para a "concussion bin" aos 38 mas não voltaria mais ao campo.
Tuilagi continuava a correr livremente pelo campo, até chegar ao 22 saint onde era finalmente parado.
Os Saints preocuparam-se mais em destruir jogo adversário do que construir e viriam a pagar caro por isso, intervalo 3-12.
Na segunda parte Tuilagi viria finalmente a conseguir parar só na área de ensaio, mais forte que Tom May no 1-1 incapaz de o parar.
Aos 54 o tigre Nial Morris vê também um amarelo e os Saints tentam aplicar a sua máquina avançada de maul, a pressão resulta num ensaio do abertura Myler mas a partir daqui só deu Tigers.
Tuilagi voltaria a fazer das suas com mais um ensaio aos 63' e uma correria de Tom Croft resultava em mais um ensaio, desta vez Nial Morris.
Nem um minuto depois é Matt Tait que acaba com o que resta dos Saints com mais 5 pontos.
Os Saints foram completamente dominados, o maul que resultou tão bem contra os Wasps praticamente não existiu porque Croft e Parling dominaram o alinhamento.
Tuilagi nunca foi fácil de parar e Salvi dominou o breakdown.
Os Saints estão agora um passo atrás na luta do playoff.

Em Londres os Wasps iniciaram o que falta da difícil campanha contra os Saracens, e entraram a todo o gás, o inevitável Wade ensaiou logo aos 9' numa correria de 70 metros, e Elliot Daly adicionou 2 penalidades para 13-0 em apenas 12 minutos.
Os Saracens não tremeram e o americano Wyles na ponta responde também com um ensaio para o jogo ir para intervalo com 13-8.
Ashton, que foi tão criticado durante a semana, respondeu com uma excelente exibição e um ensaio decisivo aos 66' para confirmar a vitória dos sarracenos, Farrel contribuiu com 12 pontos através da bota.
Os Sarracens não descolam da liderança e os Wasps saem dos seis primeiros.

Ainda no Sábado mais dois jogos estes com decisões lá para baixo.
O Bath bateu o London Welsh sem apelo nem agravo com direito a ponto de bónus, a inspirada linha de 3/4 dos da casa, com destaque para Rokoduguni foi demasiado forte, o Welsh nunca esteve perto de discutir o resultado.
Cinco ensaios (Banahan, Fearns, Roko, Agulla e Claassens) e mais 15 pontos em pontapés decidiram o resultado final 40-25.
O Welsh conseguiu o seu ensaio aos 69' por Sebastian Jewell mas não escaparam à derrota que os deixa em maus lençóis na luta da despromoção.

Ainda no Sábado o Exeter com as suas válidas esperanças de acabar nos seis primeiros (acesso à Heineken Cup) viajou até Worcester e começou em força logo com dois ensaios em 20 minutos por Luke Arscott e o abertura Steenson.
Na segunda parte o Worcester tomou as rédeas do jogo e Kvesic e Drauniniu responderam com ensaios também.
O jogo foi para os últimos cinco minutos com 17-18 quando a "estrela" australiana Dean Mumm encontrou espaço à saída de um ruck para encontrar a área de validação, final 18-24.

Já este Domingo Irish e Sale entraram em campo a saber que o Welsh havia
perdido e apesar de algum conforto foram capazes de proporcionar um jogo que é uma das razões porque vemos rugby.
É verdade que estas equipas estão no fundo da tabela e que têm pobres defesas mas há muita qualidade na avançada e uma receita para muitos pontos a ser marcados.
Mal o jogo tinha começado e Guy Armitage por entre placagens falhadas arrastou um defesa para primeiro ensaio do Irish e ainda antes dos 10 minutos de jogo o super pilarão Aulika arranca de um ruck e lançado só tem entre si e a linha de ensaio o ponta Amesbury que foi incapaz e triste de se ver a sua tentativa de placagem a um pilar direito enfurecido a todo o gás.
Aulika é o jogador com mais ensaios pelo Irish esta época, este foi o nono.
O Sale foi em busca de "sangue" e com outro pilar, a esperança inglesa, Henry Thomas a arrastar dois adversários para o ensaio depois do Irish decidir não defender um alinhamento perto da sua linha de ensaio.
O último campeão da equipa, Mark Cueto encontrou também a área de validação e à saída para o intervalo o 2ª linha Myall no último minuto ensaiou no canto também depois de um turnover ainda no meio campo do Sale, intervalo 20-22.
A segunda parte começou com oito pontos do Sale em cinco minutos uma penalidade de McLeod, que manteve Cipriani no banco, e ensaio de James Gaskell.
O Sale conseguia uma vantagem de 10 pontos para 20-30 mas o Irish sabia que uma vitória era o bilhete para mais uma época entre a elite e outro pilar Max Lahiff forçou o seu caminho até à linha de ensaio, Tom Homer converte e adiciona mais uma penalidade para o empate a 30.
Até ao final Homer voltou a colocar o Irish em vantagem, mas no último minuto McLeod tem uma penalidade para voltar a empatar o jogo e não descurou, final 33-33 num jogo agradável de se ver onde os ataques se sobrepuseram sempre às defesas.

O Sale saiu de Londres com três pontos graças aos quatro ensaios e o empate pondo o Welsh em dificuldades para a recepção aos Saints, no topo Saracens e Leicester destacam-se na luta pelos lugares cimeiros e Gloucester volta a intrometer-se nos quatro primeiros.
O Bath chegou ao valioso sexto lugar que, a não esquecer, dá acesso à Heineken, atirando os Wasps fora dos seis primeiros.

Tabela:

Championship
Na 6a Feira o Newcastle recebeu o Jersey para uma vitória com ponto bónus, 5 ensaios para o 34-12 final.
O Nottingham não descola do 2º lugar e apesar do esforço dos últimos classificados Doncaster que apertaram até aos últimos momentos a vitória não escapou 21-27, em casa o Doncaster viu premiado o seu esforço com um ponto bónus defensivo.
No Sábado Moseley recebeu o London Scottish e apenas conseguiu um bónus defensivo, os exilados roubaram a vitória nos últimos minutos graças a um ensaio convertido de Lewis Calder, final 20-25.
No Domingo o Bedford foi até à Cornualha vencer os Pirates com Myles Dorrian em bom plano a assinar 21 pontos e a fazer a diferença no resultado final com a bota, final 18-26.
O Leeds continua a perseguição ao quarto lugar, e venceu os Titans em casa por 24-7 sem dificuldades.
A jornada terminou com o Bristol a receber o Plymouth, o maior poder dos visitantes na formação ordenada não foi suficiente para a vitória e o Bristol conseguiu três ensaios na primeira parte, o Plymouth bem liderado por Carpenter viu o seu capitão conseguir um ensaio e no minuto seguinte assistir o seu colega McAtee para 12 pontos em dois minutos.
O Bristol dominou a segunda parte com mais dois ensaios para o ponto bónus contra apenas um dos forasteiros já no final do jogo.



Coventry RFC
O Coventry viu o seu jogo ser o único a ser cancelado enquanto a neve teima em não derreter.
Os restantes jogos disputaram-se e a vitória do Cinderford e empate do Loughborough atirou o Coventry para o 11º lugar com menos um jogo.
Com dois jogos em mão a equipa de Jacques Le Roux pode ainda atingir o sétimo lugar.

* Texto: Ricardo Mouro
Fotos: www.premiershiprugby.com
Quadros: www.itsrugby.co.uk

Sem comentários: