15 de abril de 2013

CANDIDATOS MOSTRAM OS MÚSCULOS NA PREMIERSHIP *

Sem margem para erros jogam-se as jornadas finais da 1ª fase da Premiership. Com playoffs e descida ainda para se decidirem embora o London Welsh esteja agora com "ligeira" vantagem para garantir a despromoção.

Precisamente em confronto com os Sharks de Sale pelo último lugar, os Sale receberam 6ª Feira o Gloucester em excelente posição para garantir passagem aos playoffs.
Posto isto, o jogo correu exactamente como NÃO era esperado.
Jogaço do Sale sendo que o desespero pela manutenção foi maior que o desejo de passagem às eliminatórias, sem muita história realmente, o centro samoano Jonny Leota foi homem do jogo que abriu a contagem de ensaios logo no primeiro minuto, com um novo penteado à B.A. Baracus foi um autêntico "soldado da fortuna" em metros ganhos e quebras da linha defensiva.
Em excelente plano o formação Dwayne Peel cinco minutos depois marcava o primeiro de dois ensaios.
O Gloucester nunca foi capaz de responder e apenas duas penalidades de Burns na primeira parte resumiram o jogo dos aspirantes a finalistas.
Os tubarões decididos a resolver o jogo marcaram mais um ensaio por Shepherd antes do final do meio tempo, 22-6 ao intervalo.
A segunda parte foi desoladora para o Gloucester que não se viu, esforço inglório de Qera e Lokotui a tentar levar a equipa para a frente, mas a verdade é que em toda a segunda parte o Gloucester NUNCA foi aos 22 do Sale... Nada a fazer!
Cipriani ainda saiu do banco para dois momentos de magia, primeiro encontrou Leota no seu ombro que preparou o segundo ensaio de Peel, depois já na bola de jogo quando só tinha que pontapear para fora e meter os cinco pontos da vitória no bolso, com um precioso pontapé encontrou Cueto que pegou na oval e parou na área de validação, 32-9 (quase) condenam o London Welsh à despromoção.
Moribundo neste jogo o Gloucester espera pelo resultado dos Saints.

No Sábado os Quins receberam o Bath na perseguição a uma posição de Heineken Cup.
O jogo não começou bem para os Quins, a perderem Robson e Hopper ainda na primeira parte, mas com Botica a entrar para o lugar do centro inglês: o facto é que Evans será o melhor abertura do campeonato, mas... Botica tem melhor percentagem nos pontapés que o seu conterrâneo.
Botica assumiu os pontapés e não meteu um pé mal!
Conseguiu duas penalidades quando o Bath já ganhava por 0-6 e os Quins foram a perder 6-9 para o intervalo.
Na segunda parte dois erros defensivos colossais do Bath garantiram a vitória dos campeões com Care e Monye a ensaiarem para Botica converter, resultado virado para o final 23-9.

Quem agradeceu a derrota do Bath foi o Exeter, recebeu um dos aflitos e cumpriu os mínimos, reduzindo a duas penalidades o London Irish.
Gary Steenson controlou o jogo através de pontapés e já nos 20' minutos finais matou o jogo com dois ensaios, através do ponta Matt Jess e do poderoso jovem zimbabweano David Ewers, final 27-6.
O Exeter sobe para os lugares da Heineken.

O Domingo punha em campo três dos primeiros quatro da tabela, os Saints foram
a Oxford derrotar o Welsh.
O santo Tom May substitui o infeliz George Pisi ainda na primeira parte, mas em dois minutos o veterano meteu os Saints confortáveis na frente com dois ensaios (36' e 38') para 7-19.
A segunda parte começou com mais um ensaio dos Saints, o gigante centro Luther Burrel ensaiou aos 45' para o 7-24 que quase garantia a vitória dos forasteiros, mas o jovem pilar suplente dos Saints Alex Waller viu um amarelo aos 64' e durante a sua ausência o Welsh, caracterizado por nunca desistir, conseguiu sete pontos com um ensaio de Daniel Browne convertido por Gordon Ross.
O abertura viria também ele a ver um amarelo e os Saints responderam com sete pontos também, Burrel conseguiu o segundo ensaio do jogo convertido por Lamb e cinco valiosos pontos para os Saints no final 14-31 que permitem, para já, fugir do Gloucester com o quarto lugar no bolso.

O Welsh, é oficial após a derrota, vai disputar o Championship na próxima época, curiosamente a primeira cabeça a rolar foi a do presidente do clube e principal investidor, Kelvin Bryon, que em 20 anos levou o clube de um nível regional até à Premiership.
Bryon fala de injustiças a nível do financiamento de clubes na Premiership e a forma como, diz ele, sentiu que o Welsh foi atirado para a segunda liga.

Os Saracens confortáveis no topo despacharam o Worcester com um cabazito, 6 ensaios com Strettle em destaque com um hattrick em 22 minutos que atordoaram os visitantes, Strettle parece ser um nome seguro para a viagem até à Argentina da seleção das rosas no Verão.
Na segunda parte mais três ensaios por Nieto, Ashton, e Wray mais que garantem o ponto de bónus, o Worcester conseguiu dois ensaios por Drauniniu e o talentoso Kvesic.
Os Saracens garantem uma eliminatória caseira com esta vitória para os playoffs.

Ainda no Domingo os Tigers garantiram também ponto bónus frente aos Wasps e negaram a hipótese aos londrinos de chegarem às eliminatórias.
Cinco ensaios num jogo em que a juventude dos Wasps nunca puseram grande
oposição aos experientes tigres, Youngs (2E) Kitchener, Hawkins e Thompstone marcaram para os Tigers, o talentoso jovem Elliot Daly conseguiu escapar por entre três defesas e ensaiou para os Wasps.
A carga final dos londrinos levantou os ânimos e algumas escaramuças animaram o final do encontro até mesmo depois do apito final quando Manu Tuilagi ainda trocava argumentos com alguns adversários.
O Leicester garantiu lugar nas eliminatórias e muito certamente jogará em casa.

Os quatro suspeitos estão no topo da tabela com o Gloucester, Exeter e Bath a sprintarem por algum deslize dos primeiros.
Os Saints jogam com o Sale em casa para a semana o que pode fechar o topo da tabela.

Tabela:

Championship
No Sábado cinco jogos do segundo escalão inglês, e uma surpresa o Leeds foi ganhar a Bedford quando a luta dos playoffs está acesa, o resultado de 24-33 coloca os nortenhos na terceira posição, e os favoritos Bedford vêm a sua posição nos quatro primeiros ameaçada pela primeira vez em igualdade pontual com o Bristol na quarta posição que bateram o London Scottish fora por 19-38 com ponto bónus.
O Leeds entrou decidido a vencer o jogo e apanhou os "azuis" de surpresa, três ensaios convertidos nos 16 minutos iniciais foram o mote para uma excelente vitória, o Bedford respondeu mas mais quatro penalidades de Ford condenaram os candidatos ao playoff.

A verdade é que o Bristol tem mais vitórias que o Bedford na liga, mas o Bristol tem que ir a Newcastle na última jornada.

O Rotherham venceu o Moseley por 26-22, o Moseley não deverá escapar ao playoff da relegação.

Ainda lá por baixo o Jersey bateu o Doncaster e afunda os visitantes ainda mais no último lugar, 13-10.

O Newcastle foi a Plymouth marcar três ensaios (mais um do ex CDUL Jamie Helleur) para bater os da casa, 10-25.
O Plymouth não deve escapar dos quatro últimos, o Newcastle somou o oitavo jogo SEM ponto bónus ofensivo.

No Domingo, Nottingham e Cornish Pirates deram espectáculo, os da casa conseguiram ponto bónus no 28-26 e seguram o segundo lugar muito por culpa do Bedford.

Tabela:

Coventry RFC
Sem contar mais com o azarado Jacques Le Roux esta época o Coventry continua a sua estóica luta pelo meio da National League 1, este fim de semana viajaram até Blaydon, terceiro classificado, e conseguiram sair com ponto de bónus ofensivo devido a começar e acabar bem o jogo.
Ainda com dois jogos em mão o Coventry é décimo com possibilidade de chegar ao oitavo.
Clifford Hodgson, abertura da equipa, é o segundo melhor marcador da League 1 com 267 pontos.

*Texto: Ricardo Mouro
Fotos: www.premiershiprugby.com
Quadros: www.itsrugby.co.uk

Sem comentários: