7 de abril de 2013

HEINEKEN SEM FAVORITOS APURA BARDY PARA AS MEIAS *

Disputaram-se este fim de semana os "quartos" da principal competição europeia de clubes.

Começou no Sábado, em Clermont, com um duelo exclusivamente francês: os locais a receberem o surpreendente Montpellier.
Com Bardy titular (saiu aos 52' por troca com Lapandry) foi a fantástica linha de 3/4 do Clermont que arrumou com o Montpellier.
Foram no entanto os visitantes a começarem mais fortes com duas penalidades do formação Paillaugue, mas o jogo acabaria por pender para os da casa com Sivivatu a ponta de lança sempre perigoso com a bola nas mãos.

Depois do primeiro ensaio do inevitável Fofana aos 28' os seus companheiros da

linha atrasada seguiram-no e Rougerie, Sivivatu, Byrne e Nalaga encontraram o toque de meta.
O Montepellier conseguiu um ensaio já nos instantes finais do jogo quando o resultado já marcava 36-9, o final foi 36-16 e o Clermont aguarda pelo seu adversário para as meias finais.

Os Saracens pediram Twickenham emprestado para receber o Ulster mas dos quase 38 mil espectadores os irlandeses foram muito mais ruidosos que os ingleses.
O Ulster começou com alguma superioridade nas fases estáticas, Court e Afoa puseram muita pressão na melée adversária, com isto contrariavam o ascendente territorial dos ingleses.
Pienaar falhou duas penalidades que permitiram a Farrell criar uma vantagem inicial para os Saracens.
Com a ajuda do TMO, o homem do jogo, Will Fraser conseguiu um ensaio por entre vários adversários incapazes de o parar.
Os Saracens, depois do ensaio, não abrandaram mais e o Ulster não conseguiu reagir.
Ashton voltou a fazer o que melhor sabe, entra no ombro do seu abertura em velocidade e foi imparável até ao ensaio culminado com o afamado "mergulho do cisne".
O Ulster procurou e encontrou o ensaio da consolação numa jogada ao largo que o flanker Iain Henderson concluiu, final 27-16.

No Domingo, o dia começou onde Sábado tinha acabado, em Twickenham no Stoop.
Os Quins que cilindraram o seu grupo receberam o Munster que finalmente conta com o líder Paul O'Connell a 100%.
Duas partes distintas em que os campeões ingleses começaram melhor e beneficiaram do desacerto de O'Gara que falhou dois pontapés fáceis.
A superioridade na formação ordenada foi convertida em pontos por Evans o suficiente para os londrinos irem a vencer por 9-6 para o intervalo.
A equipa do Munster que regressou dos balneários veio determinada a vencer e as vagas de fúria "vermelha" puseram uma pressão que encostou os Quins aos seus 22.
O'Gara deve ter trocado as botas também porque começou a acertar as penalidades.
Foi preciso esperar pelos 15' finais para os ingleses colocarem mais três pontos no marcador por Evans, mas o Munster já estava a controlar o jogo, Laulala e Zebo foram ameaças constantes e O'Connel controlou o alinhamento para aumentar as esperanças de viajar com os Lions para a Austrália.
Os irlandeses viraram o resultado do intervalo e 12-18 atirou com os Quins para fora da competição.

Em França, Toulon e Tigers batiam-se pelo apuramento para as meias, jogo interessante não só pela Heineken Cup, mas porque punha em foco o contingente inglês de Toulon ainda com aspirações de se juntar aos British and Irish Lions e ainda pelos curiosos frente-a-frente em campo: na posição de abertura Flood defronta o seu predecessor Wilkinson que encontrou nova forma em França e é falado a hipótese de se juntar aos Lions; na primeira linha Dan Cole vai trocar argumentos com Andrew Sheridan que recuperou de uma grave lesão no ombro para ser um dos pilares mais temidos do Top 14.
Os irmãos Armitage, Steffon e Delon, tinham também uma palavra a dizer neste jogo contra os seus conterrâneos.
Os Tigers demonstraram algum domínio territorial a que a superioridade nas formações ordenadas ajudou em muito, o experientíssimo All Black Carl Hayman sentiu muitas dificuldades contra o Puma Marcos Ayerza e Flood  cedo deu vantagem aos tigres, conseguindo chegar aos 20 minutos a vencer 0-9.
Wilkinson só consegui responder já perto da meia hora quando Flood foi amarelado por avant deliberado.
O inglês apenas conseguiu aproximar o Toulon mais três pontos até ao intervalo 6-9.
Na segunda parte o Toulon apareceu revigorado e conseguiu equilibrar a luta nos rucks, com Botha a liderar a revolução francesa, a dupla de centros Giteau e Bastareaud esteve muito segura a defender e o francês e Tuilagi trocaram investidas nos meio campos adversários.
Botha viu um ensaio anulado pelo TMO mas Wilkinson não desperdiçava penalidades e aos 46' o Toulon já estava na frente.
Dan Cole viu um amarelo numa situação semelhante à de Flood e o momentum dos franceses disparou, Wilkinson meteu mais seis pontos no marcador e, igual a sim mesmo, um dropzorro de pé direito aos 79' deixou os Tigers a seis pontos e, inevitavelmente, fora da Heineken Cup.

Cabe agora aos Saracens defender a honra inglesa na competição no fim de semana de 27/28 de Abril.
O Domingo trouxe jogos sem ensaios mas com muita espectacularidade, muita agressividade defensiva (Mike Brown ainda deve ter gelo nas costelas depois "daquela" placagem de James Downey) e prova que a competição está bem aberta sem nenhuma das equipas se mostrar superior ou como favorita à vitória final.
Resultados dos quartos de final Heineken Cup

Meias Finais Heineken Cup


Amlin Cup dominada pelos franceses
Na Amlin Cup destaque para a eliminação do Toulouse, os franceses depois de eliminados da Heineken caíram novamente, desta vez aos pés do Perpignan. Sem o influente Dusatoir e o 8 Picamoles o Toulouse não resistiu e três ensaios convertidos foram suficientes para acabar com as aspirações europeias da equipa, final 30-19.
O Perpignan vai disputar a semi-final em casa contra o Stade Français.

Os parisienses foram a Bath destroçar os locais por 20-36. Mais experientes nestas andanças o Stade não se deixou abalar por dois cartões amarelos que os levou a jogar com 14 durante 19 minutos.
Quatro ensaios sofridos e demasiadas penalidades tramaram o Bath que conseguiu também três ensaios insuficientes para uma resposta.

Os Wasps queriam provocar uma surpresa na recepção ao Leinster e utilizaram as suas habituais armas para atacar os campeões europeus, a velocidade nas pontas.
Logo no 1' Wade abriu a contagem de ensaios, para repetir a dose aos 14'.
A defesa viria a comprometer os londrinos que não resistiram à força dos irlandeses.
Varndell na segunda parte também conseguiu um par de ensaios em força mas cinco ensaios do Leinster ditaram o resultado, final 28-48.
Destaque para a exibição do jovem abertura Ian Madigan com 28 pontos que deverá ser um dos nomes futuros para a camisola 10 da Irlanda.
Com a vitória o Leinster garantiu a eliminatória caseira e vai defrontar o Biarritz.

Os bascos tiveram que derrotar o Gloucester num jogo que não foi nada fácil. Com o veterano Tindall a liderar os ingleses na ausência de Hamilton, o Gloucester acabou por pecar na disciplina dois amarelos custaram o brilharete.
O Biarritz pôs 24(!) pontos no marcador quando jogou contra 14 para um resultado final de 31-41.

As meias disputam-se a 26 e 27 de Abril após uma eliminatória que disse adeus a equipas inglesas na competição e a eliminatória Perpignan - Stade Français garante uma equipa francesa na final.

Resultados dos quartos de final da Amlin Cup

Meias Finais Amlin Cup

* Texto: Ricardo Mouro
Fotos e quadros: www.ercrugby.com

Sem comentários: