23 de outubro de 2012

SEGUNDONA NORTE CONTINUA E CENTRO ARRANCA *

Começa agora a aquecer a competição na Zona Norte, depois duma primeira jornada com um jogo só, enquanto a Zona Centro teve a sua estreia neste fim de semana.

ZONA NORTE
LOUSADA – CRAV B 10-33*
Os Garranos começaram o seu campeonato a vencer, embora como saibamos sem somar pontos!, e fê-lo de forma autoritária, com direito a ponto bónus frente a um Lousada algo perdulário e naif no seu ataque. 
Os durienses até nem começaram mal, com os seus ex-sub 18 a darem um ritmo alto ao jogo, jogando muito aberto, mas sem no entanto serem acutilantes para causarem muita mossa nos Garranos. 
A equipa B dos Arcos, que saudamos pela quantidade de jovens que agora integra nas suas fileiras, foi mais forte, mais esclarecida e soube misturar a irreverência desta juventude que agora prolifera na equipa B, com algumas glórias daquele clube que vão dando a sua perninha mantendo o contacto activo com o desporto.
Esta mistura foi demasiado para uma equipa que tem sobrevivido no meio, mas que fruto de muitas adversidades, sobretudo externas, no seu percurso não tem conseguido dar um salto qualitativo e arrisca-se a ser lanterna vermelha deste grupo Norte.

GUIMARÃES – UTAD 14-10*
O Guimarães, à semelhança do ano passado, conseguiu uma vitória sobre um rival direto no lugar de acesso à segunda fase, mas não teve um resultado muito expressivo que possa moralizar os Bravos de Guimarães, nem desarmar a luta dos trasmontanos da UTAD.
Os vimaranenses apenas conseguiram mais um ponto face á temporada passada e deixaram a UTAD bonificar defensivamente, o que mais tarde se pode tornar perigoso nas contas finais.
O encontro foi jogado sobretudo fisicamente, com as avançadas a ditarem o ritmo de jogo e equivalendo-se, tornando um jogo de parada-resposta em que ainda assim o Guimarães foi mais perdulário, podendo apenas se queixar e si.
Ainda assim com dois jogos os Bravos levam nove pontos e seguem na frente do grupo Nortenho.

FAMALICÃO – BRAGA *51-7
Os super-favoritos Famalicenses estrearam-se na sua casa com uma vitória gorda contra um enfraquecido Braga, que apenas se deslocou com 17 jogadores, fruto de várias lesões dos Gladiadores
A equipa de Famalicão era super-favorita neste grupo Norte, sobretudo graças aos elementos ex-CDUP, e provou frente aos seu visitante que não irá facilitar o acesso à segunda fase e aos play-offs. 
O objectivo do Famalicão é claro, subir de divisão, de forma a conseguir projetar o clube para um outro nível, o que poderá também levar a uma afirmação definitiva de segundo maior clube de rugby do Minho em termos desportivos, conquistando com isso novos praticantes para a modalidade e para o clube, ainda por cima quando agora o seu campo de jogo é no centro da cidade, junto da zona estudantil.
Os Bracarenses acusaram, em termos físicos o jogo da semana passada frente ao Guimarães, e deslocaram-se com apenas dois suplentes, sendo um deles o próprio treinador. 
sta equipa tem sofrido muito com a indefinição dos seus treinos, que por não ter campo próprio tem andado com a casa às costas neste início de ano, o que tem dificultado a sua preparação, que aliado a um grupo muito jovem, só pode ser penalizador para o jovem clube minhoto.

ZONA CENTRO

BAIRRADA – AVEIRO *50-3
A equipa virtualmente mais forte à entrada da época neste grupo Centro confirmou o seu favoritismo, cilindrando os visitantes com sete ensaios sem resposta -seis transformados- e uma penalidade, contra apenas uma penalidade sofrida. 
Os Leitões continuam a fazer o rugby imperar numa pequena localidade e mostram que a experiência do seu grupo, em especial dos seus fortes avançados lhes valerá quase de certeza um lugar na segunda fase, e talvez no play-off final de subida.
A equipa de Aveiro, apesar desta derrota pesada, tem estoicamente levado o seu clube para a frente, tendo conseguido criar os seus escalões de formação, que numa região tão densamente povoada, pode a médio prazo dar um outro alento a este grupo curto, mas valente que vai combatendo a indiferença da região pela modalidade com muito trabalho sério.
As baterias de Aveiro apontam agora para o jogo com a Lousã, no sentido de perceber o que trabalhar para as lutas reais (as pontuáveis) com Tomar e Bairrada, os obstáculos para a ida à segunda fase.

LOUSÃ B – TOMAR 5-29*
O Tomar ganhou este fim-de-semana uma partida que, apenas para o ego dos Tomarenses tem importância, uma vez que o seu esforço não resulta em pontos no quadro oficial. 
Ainda assim os Nabantinos foram a casa dos Lousanenses a quem nunca tinham ganho arrancar um bom resultado e uma vitória por números expressivos e que deve pôr em sentido os verdadeiros competidores deste Tomar no acesso à segunda fase, nomeadamente Bairrada e Aveiro.
A Lousã B ao contrário da sua formação A que arrancou uma vitória segura e expressiva, baqueou, frente a este adversário no seu próprio terreno, pela primeira vez. 
Todos sabemos que as equipas B normalmente servem para rodar jovens e velhas glórias, e que nas deslocações costumam ter dificuldades em se conseguirem igualar à força que apresentam em casa, mas parece que mesmo essa força caseira se está a expirar na serra da Lousã o que, somado ao facto de esta equipa não competir verdadeiramente, porque não faz pontos, poderá tornar esta formação numa formação fantasma

Destaque ainda para o pormenor fantástico do Bairrada poder ficar praticamente apurado já na próxima jornada se ganhar com ponto bónus ofensivo a Tomar, bastando depois, na segunda mão perder sem conceder ponto bónus ofensivo a nenhuma destas equipas. 
Os outros dois concorrentes podem até centrar a sua primeira fase do campeonato nos jogos entre si para se apurarem para a segunda fase.

Esta situação de certa forma equivale à situação de falta de competitividade verificada na zona Sul na época passada que foi corrigida com este novo calendário aglomerando Lisboa com Sul. 
De certa forma urge encontrar uma solução parecida para a competitividade das equipas menores do Centro não estagnarem ou regredirem. 
Ela pode nem passar por se juntarem ao Norte, bastando que para isso o CRRC e a FPR consigam planos de desenvolvimento para os emergentes da zona Centro poderem evoluir para disputarem a Segundona, falamos de Viseu, Tondela, Naval da Figueira, ou ainda ressuscitar Marinhense, entre outros projetos.

* Texto: Morpheus

9 comentários:

Anónimo disse...

com o famalicão com 11 inscritos.

Anónimo disse...

E o Braga com 51 inscritos...

Anónimo disse...

O prazo.dado pelo presidente aos clubes para falarem terminou às 19:00
Se a decisão foi só em um sentido o que vai acontecer?

(numero de jogadores seniores*sub-21)
Depois da segunda jornada:
guimarães 29
braga 25
Lousada 0
utad 24
famalicão 11
aveiro 15
tomar 23
bairrada 21
são miguel 31
fct 27
oeiras 34
sporting 38
belas 32
kellerman 15
elvas 23
beira-mar 25

Anónimo disse...

Uma vergonha o que se está a passar aqui no Norte. Não sei quem é o Presidente da FPR mas ou Famalicão é desclassificado ou esse senhor demite-se.

Anónimo disse...

Alterções no site da fpr.
O Famalicão tem 32 inscritos, dos quais apenas 7 ontem. 19 jogadores até dia 16. Candidatos à subida!
Lousada sem uma unica inscrição.

Anónimo disse...

Boa noite, acho que todos são candidatos á subida, desde que joguem para isso, vamos ver se acabam as polémicas de inscrições e que pensem em jogar RUGBY, porque é dentro do campo e em 80 minutos que se ganham os jogos, e não na secretaria. Vamos mostrar bom RUGBY ao nossos adeptos, que eles merecem quando se deslocam para nos ver.
Bons jogos para todos este fim-de-semana.

Anónimo disse...

Isso parece me conversa de quem tem medo de ser apanhado na rede. O seu clube tem inscrições irregulares ? Se todos cumprirem não há qualquer tipo de problema e aí podemos jogar os 80 minutos

Anónimo disse...

Inscrições clubes segunda norte
Equipa 12-10, 1. Jogo, hoje
Braga 25, 25, 32
Famalicão 11, 25, 30
Guimarães 25, 25, 29
Lousada 0, 0, 0
Utad 0, 25, 25

Fora do prazo alargado dado pela fpr estavam Famalicão, Lousada e Utad.
Na data de primeiro jogo só o Lousada não tinha jogadores, o que continua.

Anónimo disse...

Resposta ao anónimo das 01:32,

Não sei se o meu clube tem tudo regularizado ou não, o que sei é que aí no Norte parece que não!!!! O Famalicão a dizer que tem tudo direito (e já está confirmado no site da FPR), e o que parece é que o Guimarães anda dizer que não.
Mas será que o Guimarães tem medo de perder em campo? Estou ansioso que eles venham cá abaixo para ver se são todos assim tão fortes, que só querem ganhar na secretaria!!!!