22 de outubro de 2012

RUGBY EUROPA FORA *

O fim de semana trouxe muito rugby por essa Europa fora e nós vamos começar por falar da Heineken Cup, a mais importante de todas as competições de clube, apenas suplantada pela Super Rugby do Hemisfério Sul, e cujo enquadramento se encontra em discussão, já que a atual fórmula não agrada em particular aos ingleses, e dentro em breve deve haver novidades, que afetarão também a Amlin Challenge Cup, e, quem sabe?, o rugby nas pequenas Nações onde Portugal também pode ser incluído.


No Grupo 1 os Saracens receberam e bateram o Racing Metro por 30-13. 
Três ensaios todos convertidos por Hogson bastaram contra Olly Barkley que não esteve tão influente desta vez com apenas uma penalidade. 
No Domingo o Munster despachou o Edinburgh com ponto bónus conseguido aos 80 minutos, final 33-0.

No Grupo 2 o Toulouse isolou-se no topo, visita ao Treviso que deu uma boa réplica aos franceses. 
Um jogo com cinco cartões, dois amarelos para o Treviso e dois amarelos e um vermelho para o Toulouse. 
O abertura Kris Burton, naturalisado italiano, apontou sete penalidades e os 21 pontos da sua equipa, que colocaram o Toulose a correr atrás do resultado. 
Só a partir dos 55 minutos os franceses conseguiram tomar conta do jogo, após ensaio de penalidade. 
Picamoles e Vicent Clerc (58 e 63mins) adicionaram mais dois ensaios para lançar os franceses para a vitória, final 21-33. 
O Leicester ultrapassou em casa os campeões celtas Ospreys por 39-22. 
O resultado não espelha o equilíbrio do jogo. 
Os Ospreys estiveram sempre na luta pelo resultado até aos 10 minutos finais e o abertura Biggar que tinha uma exibição imaculada apenas teve um erro em que Flood interceptou um dos seus passes e só parou debaixo dos postes. 
Ben Youngs em grande forma também conseguiu um ensaio e o mais novo dos Tuilagi ensaiou duas vezes para o ponto de bónus.

Sábado jogou-se o Grupo 3 e o Biarritz recebeu e bateu os italianos do Zebre, por 38-17. 
O Biarritz resolveu o ponto bónus em 45 minutos e ainda adicionou mais dois ensaios até aos 59 minutos. Final 38-17. 
Os Harlequins colaram-se no topo da classificação após baterem o Connacht, numa grande exibição do formação Danny Care com dois ensaios. 
Botica continua a substituir bem Evans e terminou o jogo com 20 pontos. Final 22-30.

No Grupo 4 nada de surpresas com a vitória do Ulster na Escócia frente aos Glasgow Warriors por 19-8, e do Castres perante os Saints por 21-16, o que deixou os ingleses com o bónus defensivo.

No Grupo 5 os detentores do título Leinster foram a Llanelli bater os Scarlets por 13-20, com um ensaio de Isa Nacewa. 
No outro jogo Morgan Parra comandou a revolta francesa do Clermont, sem Bardy, perante um bom ínicio de jogo do Exeter com 12 pontos em 31 minutos que garantiam a liderança ao intervalo, 12-10. 
Cinco ensaios sem resposta na segunda parte foram demasiado para o Exeter que nunca ameaçou a superioridade dos franceses. 
O regresso do ponta Nalaga (2E) que se junta ao outro ponta Sivivatu (1E) para formar uma linha de ¾ notável que tem os internacionais Fofana (2E) e o capitão Rougerie no centro e o Lion galês Byrne na defesa, notável. Final 12-46.


No Grupo 6 o Toulon bateu os Cardiff Blues e colocou os galeses no último lugar do grupo, final 14-22 com 22 pontos ingleses, ensaio de Steffon Armitage e 17 pontos de Wilkinson afundaram os Blues. 
Leigh Halfpenny marcou os 14 pontos dos galeses. 
Os Sale Sharks foram a França e não conseguiram repetir o bom resultado da primeira jornada contra os Blues e vacilaram perante o Montpellier
Os Sharks até começaram bem com um ensaio bem conseguido e imaginado por Cipriani a pontapear para isolar Cueto que só teve que colocar a bola no ensaio. 
Os franceses ripostaram na 2ª parte com três ensaios em 10 minutos, Bustos Moyano pontapeou 18 pontos que ajudaram a condenar os Sharks a uma derrota por 33-18.

Veja o quadro dos resultados e as classificações de cada Grupo



Amlin Cup
A Amlin prosseguiu com mais desequilíbrio mas bons jogos também. 


No Grupo 1 faltava jogar-se o London Irish-Mont de Marsan e os ingleses despacharam os franceses com 11 ensaios. 
Os franceses não tiveram hipótese apesar dos 26 pontos marcados, final 69-26.
Recorde-se que na quinta feira o Gloucester tinha vencido o Bordeaux por 25-10

No Grupo 2 o desequilíbrio foi ordem, dois belos cabazes de 90 que Worcester aplicou ao Rugby Rovigo (90-3) e o Perpignan ao Gernika (90-12) onde Mike Dias foi titular. 
O ponta Adrien Planté marcou cinco ensaios pelo Perpignan e David Lemi quatro por Worcester.

No Grupo 3 os Dragons perderam em casa frente ao Bayonne por 19-22 e apenas conseguiu um bónus defensivo enquanto os Wasps foram a Itália bater o Mogliano e isolar os italianos no fundo da tabela por 12-59, Wade foi o único jogador a conseguir dois ensaios dos nove dos Wasps.

No Grupo 4 o Bucareste conseguiu uma boa vitória com ponto bónus sobre o Calvisano através de seis ensaios contra três, resultado final de 42-27 para os romenos, enquanto na quinta feira o Bath tinha vencida o Agen em França

Finalmente no Grupo 5 o London Welsh, ainda a ambientar-se a estas andanças europeias, foi a Itália vencer por um ponto o Cavalieri
O jogo nunca foi fácil para os ingleses que até marcaram menos ensaios que os italianos (4-3) mas o jogo faltoso condenou os da casa à derrota por 31-32.
Destaque para o ponta nigeriano Joe Ajuwa com dois ensaios para o Welsh. 
O Stade Français recebeu e sentiu dificuldades para bater o Grenoble, a vitória só viria a ser conseguida aos 77 minutos com uma penalidade de Contepomi. Final 28-25.

Veja os quadros:


Coventry RFC
Sem Jacques Le Roux o Conventry recebeu o Richmond perante mais de 1100 adeptos que viram a sua equipa ser-lhe negada a vitória na bola de jogo. 
O Coventry parecia bem encaminhado para a vitória no intervalo quando vencia por 17-7. 
O Richmond ripostou e ganhou o segundo parcial por 3-13 que definiria o empate num jogo emocionante. 
O empate mantém o Coventry na 7ª posição teimando em não se aproximar dos lugares cimeiros quando está a quatro pontos do 3º. 
Apenas uma nota para Le Roux, que foi convocado para a digressão dos Lobos à América do Sul, o “The Rugby Paper”, jornal inglês dedicado exclusivamente ao rugby, dedicou uma coluna a Le Roux e à sua coragem e dedicação após saber da tragédia que assolou a sua família duas horas antes do início do jogo contra Tynedale. 
Le Roux decidiu jogar e foi influente na vitória da sua equipa. 
Força Jacques!

* Texto: Ricardo Mouro
Fotos: www.bbc.co.ukwww.rugbyrama.fr e www.ercrugby.com
Quadros: www.ercrugby.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Que aconteceu á familia do Jacques?

Anónimo disse...

O seu pai faleceu Sábado passado durante férias em Durban. Ao Jacques, sinceras condolências.