7 de outubro de 2012

PUMAS FALHAM OBJETIVO E DEIXAM DÚVIDAS NO AR

A derrota dos Pumas em casa por 19-25, frente a uns Wallabies remendados, deixou no ar muitas dúvidas e algumas certezas.

Ficou claramente a ideia que os argentinos estiveram quase lá, quando conseguiram impôr um empate aos Springboks, também em casa, e voltaram a estar quase lá quando foram à Austrália perder por 23-19.

E estes dois resultados, e uma natural vontade que todos temos de querer que os mais fracos se consigam sobrepor e trepar nos degraus da hierarquia, fizeram-nos olhar para a derrota frente aos All Blacks por 54-15, apenas considerando o valor dos neo-zelandeses.

Mas a verdade é que aquela superioridade não desculpa tudo, e alguns dos erros que os Pumas cometeram nesse jogo, voltaram a ser cometidos agora e deixaram claro que ainda falta qualquer coisa, para eles chegarem lá...

Contra os Blacks, foi notória a incapacidade dos argentinos continuarem a jogar como uma equipa até ao final do jogo, tentando a todo o custo marcar pontos contra os campeões do mundo, mas de forma desunida e individual.

Ora hoje isso voltou a acontecer, embora de forma menos evidente e mais cedo, ainda na primeira parte, talvez fruto de uma ansiedade que se compreende mas que a este nível não se aceita.

Depois temos a questão da indisciplina, que se manifestou em sucessivas faltas desnecessárias ao longo da competição, e que hoje acabaram por ditar o amarelo de Patrício Albacete, além de algumas atitudes de manifesto desacordo com a arbitragem que lhes trouxe alguns dissabores e vai voltar a trazer.

Por outro lado ficou também claro que se os Pumas foram suficientemente competitivos quando se tratou de defender e perder por poucos, não o foram ao tentar passar dessa fase para uma fase de rugby ofensivo e vencedor.

Assim, a ideia que fica desta primeira participação a este nível, é que a Argentina esteve quase lá...mas falta ainda um grande quase...

ÁFRICA DO SUL-NOVA ZELÂNDIA
Os All Blacks foram os grandes vencedores da primeira edição do The Rugby Championship  ao terminarem a prova só com vitórias e ao manter uma invencibilidade que se arrasta desde 9 de Setembro de 2011 e que vai já em 16 jogos com aproveitamento total.

Para os mais desavisados pode parecer que Richie McCaw e Companhia nada mais têm para conquistar, mas a verdade é que lhes falta ainda igualar um recorde do mundo - o de maior série de vitórias em jogos internacionais reconhecidos pela IRB, que está em poder (imaginem!) da Lituânia, com 18 vitórias seguidas, entre 28 de Outubro de 2006 e 24 de Abril de 2010...

Ou seja, para que todos os títulos estejam nas suas mãos, a Nova Zelândia ainda tem que conseguir três vitórias antes de não ganhar, pois caso contrário, os louros vão continuar na cabeça dos Lituanos...

E como os três próximos jogos dos Blacks serão a Escócia em Edimburgo (11 de Novembro), a Itália e Roma (17 de Novembro) e o País de Gales em Cardiff (24 de Novembro), mesmo sem o capitão em campo, apenas o País de Gales parece ter condições para pôr o estabelecimento de um novo máximo em perigo...

Ontem a Nova Zelândia venceu a África do Sul por 32-16, depois de ter começado o jogo por baixo - os Springboks foram até aos 10-0 - e ter chegado ao intervalo ainda a perder por 16-12.

Mas o segundo tempo foi todo negro (em especial para os sul africanos que perderam o brilho) e 20 pontos sem resposta foi o castigo que McCaw e seus comandados impuseram aos Springboks.

Fique com a tabela completa de resultados e a classificação final da prova:



Fotos: http://www.planetrugby.com e http://www.uar.com.ar

1 comentário:

Luis Costa disse...

O próximo jogo da Nova Zelândia é com a Austrália em Brisbane a 20 de Outubro, o terceiro jogo da Bledisloe Cup.