30 de outubro de 2012

NO NORTE TRÊS COM NOVE NA TABELA *

Como já fizemos referência o apuramento do Grupo Centro ficou praticamente decidido, o que em contraste com o que se passa na Zona Sul/Lisboa, demonstra bem o erro que foi a divisão em duas zonas no Norte e Centro

CENTRO

TOMAR – BAIRRADA 5-35*
Campo de Rugby, Moita da Anadia
O Tomar e a Bairrada inverteram a jornada efetuando o jogo em casa dos Leitões que conseguiram ficar praticamente apurados para a segunda fase, graças a uma vitória bonificada.
A equipa da casa conseguiu ir para intervalo a um ensaio do ponto bónus, uma vez que já tinham três ensaios marcados não convertidos e duas penalidades e apenas um ensaio sofrido, o que significava que desde que não sofressem mais ensaios apenas precisaram de marcar mais um.
A verdade é que os Bairradinos não conseguiram um ensaio, mas sim dois, não sofrendo mais nenhum ponto, conseguindo o ponto bónus que os deixa a um ponto de conseguirem a ida à segunda fase.

NORTE

CRAV B – UTAD 15-3
Campo da Coutada, Arcos de Valdevez
Os Garranos receberam a UTAD , numa inversão de calendário, e levaram de vencida os transmontanos num jogo muito físico com ambas as avançadas a fazerem grande parte da despesa de jogo. 
Os minhotos começaram de forma muito forte e nos primeiros 10 minutos já tinham marcado dois ensaios, ambos através de mauls dinâmicos, o que mostra bem o ADN das equipas de Arcos de Valdevez. 
A equipa de Vila Real respondeu sempre muito bem ao poderio da avançada minhota, não se limitando somente a trabalhos defensivos, conseguindo preparar com eficácia os contra-ataques desferidos pelos três quartos da UTAD, que apesar de tudo nunca resultaram em ensaios, limitando-se a um pontapé de ressalto de muita qualidade marcado pelo médio de abertura da UTAD.
Na segunda parte o jogo tornou-se mais quezilento e menos produtivo, sendo que o marcador apenas mexeu uma vez, com mais um ensaio conseguido através de mais um maul do homens da casa.
A UTAD, cujo problema crónico desde há anos tem sido o número de jogadores por jogo, conseguiu deslocar-se a Arcos de Valdevez com 22 jogadores e bateu-se de forma muito aberta e corajosa contra um CRAV B com alguns reforços da equipa A que não jogou neste fim-de-semana.

GUIMARÃES – FAMALICÃO 10-23
Pista Gémeos Castro, Guimarães
Os dois candidatos à segunda fase encontraram-se este Sábado em Guimarães, sendo que a liderança poderia mudar de mãos, como veio a acontecer, com os Bravos a entregarem este posto aos Famalicenses.
Os famalicenses conseguiram ir para o intervalo a vencer por 13-0, obrigando os da casa a correr atrás do resultado na segunda parte. 
Na segunda parte o Guimarães conseguiu marcar dois ensaios não convertidos, mas os forasteiros fizeram também 10 pontos fazendo o resultado final ficar em 10-23, dando quatro pontos à equipa visitante e fazendo ambas as equipas se igualarem com nove pontos no campeonato, sendo que Famalicão tem vantagem direta, o que na época passada foi decisivo para a passagem à segunda fase.

BRAGA – LOUSADA 17-27
Campo Augusto Macedo, Lomar, Braga
Em Braga assistiu-se a uma semi-surpresa com a vitória de Lousada sobre o Braga Rugby, o que espelha o difícil arranque dos minhotos neste campeonato, uma vez que esta era uma equipa frente à qual nunca haviam perdido. 
Ainda que o Braga possa argumentar a falta de campo de treinos e consequente instabilidade no seu grupo e na forma física apresentada, ou na saída de jogadores importantes e lesões, a verdade é que esta equipa já não tem o fator surpresa do ano de estreia e não tem conseguido crescer.
O Lousada conseguiu a sua primeira vitória, ainda por cima fora de portas e contra um adversário que enfrentará já na próxima semana para a Taça de Portugal.
Os durienses conseguiram sobretudo superiorizar-se através dos seus jovens três quartos que mexeram muito bem a bola, ainda que no final da primeira parte o resultado fosse muito próximo.
Na segunda parte, a juventude e melhor preparação dos Lousadenses veio ao de cima e nos ultimos dez minutos de jogo os visitantes marcaram dois ensaios levando o Braga a perder o jogo e a hipótese de um primeiro ponto bónus defensivo.

* Texto: Morpheus

8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Mao de Mestre pelo trabalho feito.
Se repararem são poucos os resultados da II que aparecem neste momento no site da fpr (em oito jogos aparecem cinco), enquanto no MdM estão actualizados.

Anónimo disse...

Boas Mão de Mestre,

Antes de mais os meus parabens por bom trabalho desenvolvido em prol da nossa modalidade. Se não fosse o Mão de mestre o rugby Nacional apenas se resumia a divisão de honra. Por isso, obrigado pelo vosso trabalho.

Gostaria de contribuir para que o trabalho que desenvolve possa crescer e melhorar e assim venho dar as minhas sugestões:
1. Penso que o site lucraria mais se os posts fossem colocados mais como noticias/factos do que como artigos de opinião. Um exemplo, a afirmação "o apuramento do Grupo Centro ficou praticamente decidido... demonstra bem o erro que foi a divisão em duas zonas no Norte e Centro" é uma opinião muito pessoal vossa que pelos vistos não é a da maioria dos clubes (foi por maioria que se decidiu este figurino). Já agora não se esqueçam o que se passou na divisão B dos sub16 em que por ser uma região NORTE/CENTRO ficaram apenas 2 equipas a jogar.
Os artigos de opinião alimentam polémicas e nesse aspecto já chegam as que os adeptam criam.

2. Por falar em noticias convem confirmar bem os factos antes do os publicar, pois assisti ao jogo Braga - Lousada, que o Lousada ganhou bem, mas o que é dito não foi o que se passou. O Lousada dominou a primeira parte que terminou empatada e onde apenas marcou um ensaio quando poderia ter marcado bem mais. Na segunda parte, o Lousada marcou logo no inicio e o Braga respondeu. O resultado esteve em 20-17 desde dos 10 minutos da segunda parte até à bola de jogo onde o Lousada marcou o último ensaio. Este é que é o filme do jogo, o resto é ficção.

Anónimo disse...

a utad esta a pagar a serie de invejas que reina dentro dos proprios jogadores da utad.
realmente uma vergonha, com tanta gente que pudia ajudar a equipa todos se terem desleixado.
pessoas com certo poder mesmo na federação como o prf. vaz abandonaram a utad ate este estado deploravel.

Anónimo disse...

continua a história do Famalicão. Em Braga já se fala em contratar o Laurentino Dias, o tal que em futebol mandou o Famalicão para a terceira.

Anónimo disse...

Foi um erro dividir norte e centro.
Ficavam Aveiro, Bairrada, Tomar, Famalicão, Braga e Guimaraes.
Sem Utad, Lousada, crav-B e lousã-B.

Bernardo disse...

Gostava de saber qual o critério para eliminar essas 4 equipas...na volta não gosta dos equipamentos...
Eu continuo a achar fofo que se fale em eliminar equipas...
Mas gostava de ver a explicação do erro...mais não fosse para tentar perceber o porquê de embirrar com a UTAD e Lousada deduzo que não goste da letra B nos outros dois, o que me leva a pensar que sendo o meu nome Bernardo também corra o risco de ser eliminado da competição!

Forte Abraço e muito gostava que as pessoas se identificassem e justificassem!

Anónimo disse...

Como é óbvio o Bernardo tem toda a razão!! Comentários deste género não se percebem... enfim!!

Mas o Anónimo de 1 de Novembro de 2012 10:59 deve achar que o Rugby está de tal forma desenvolvido que já nos podemos dar ao luxo de "riscar equipas"... não se percebe.

Francisco Gomes

Anónimo disse...

Quem mt fala pouco acerta e pouco ganha!