14 de outubro de 2012

FAVORITOS NÃO FACILITARAM NUMA JORNADA SEM SURPRESAS *

A 3.ª jornada da Divisão de Honra foi marcada pela lei do mais forte, com as equipas favoritas a não se deixarem surpreender, como alguns poderiam prever. 
Todas venceram com relativa dificuldade e a Académica até abusou, pois abateu o Benfica com uns inconcebíveis 97-10.

No primeiro teste em que as cinco equipas do denominado grupo A da DH, se cruzaram com as cinco do grupo B, os quinzes mais apetrechadas não permitiram veleidades: todas triunfaram com ponto de bónus, à exceção do Belenenses. 
Quanto aos clubes teoricamente da metade de baixo da tabela de apostas, só uma – o Técnico – somou bónus defensivo, pela derrota por sete pontos de diferença na Tapada.    

O campeão nacional CDUL aproveitou o primeiro jogo da prova em casa, no seu EU Lisboa, para poupar alguns elementos do seu rico plantel (foi pena que, por exemplo, Gonçalo Foro, Carl Murray e até Tiago Girão não estivessem de fora por estarem a reforçar os sevens portugueses em Gold Coast, mas isso são contas de outro rosário…). 
E mesmo sem Pedro Cabral, o capitão Foro e Bernardo Silveira, não teve problemas para derrotar o CRAV, por 51-10, com nove ensaios, três deles pelo 3.ª linha Tiago Girão.

Em Monsanto, Direito bateu o Cascais (29-10, com quatro ensaios a um), num jogo que não foi tão fácil como o resultado pode indicar. 
Os homens da Linha aproximaram-se na 2.ª parte até aos 15-10, mas dois ensaios dos advogados – onde regressou António Aguilar, autor de um deles – estabeleceram uma aconchegada vantagem.


Em casa, Agronomia estreou-se a vencer na DH ao derrotar o Técnico, por 31-24, conseguindo cinco ensaios, num bis de João Paiva. 
Com 14-9 ao intervalo, os engenheiros ainda empataram a 14 pontos, mas logo a seguir um erro do seu defesa, que em vez de despachar a bola na sua área de 22, se deixou apanhar infantilmente perdendo a bola para o terceiro ensaio agrónomo, esvaziou o balão anímico dos homens das Olaias. Que mesmo assim saíram da Tapada com dois ensaios e um ponto de bónus defensivo no bornal. Grão a grão…    



No Sérgio Conceição, a Académica construiu o resultado mais pesado da ronda ao cilindrar o Benfica, por 97-10. 
Os “pretos” estabeleceram, logo à 3.ª ronda, o recorde desta temporada que, com o adiantar da época e pelo andar da carruagem, ainda é bem capaz de ser batido…
Perante uma equipa encarnada demasiado frágil e, pelo menos de momento, sem argumentos para esta DH – é a única que ainda não somou qualquer ponto na prova – a equipa de Carlo Polónio fez 15 ensaios (!), com destaque para o hat-trick do ponta Sérgio Franco e os 32 pontos obtidos por Francisco Serra, autor de 11 conversões e dois ensaios.

A encerrar a jornada, no campo 2 sintético do Estádio Nacional, no Jamor – estranha decisão da FPR não ter permitido só na sexta-feira, e apesar das excelentes condições climatéricas (ainda se estivesse chovendo…), que o jogo se disputasse no relvado do campo 1 a fim de o poupar para os jogos do Europeu de sub-19, contrariando a autorização da direção do estádio, que afinal parece não mandar muito por ali... – o Belenenses causou a primeira derrota na prova ao CDUP, vencendo por 27-11.
A jovem equipa portuense – que provou, neste primeiro duelo com quinzes da DH, estar ainda demasiado tenrinha para os patamares mais elevados da tabela… –, recheada de jogadores sub-21, até começou muito bem, encostando os azuis às cordas. 
Dinâmico na avançada e com bons encadeamentos, o CDUP inclinava o campo para o extremo reduto do Belém. 
Mas faltava-lhe eficácia e todo esse domínio apenas se traduziria, nos primeiros 20', em ganhar 12 faltas... e fazer 3-0, por Rodrigo Figueiredo numa falta que excluiu Frederico Melim por 10’. 
Manuel Costa empatou a seguir, mas uma falta jogada rapidamente à mão permitiu aos portuenses passarem de novo para a frente com o asa José Maria Soares Franco a marcar em força (8-3), aos 27’.
À meia-hora de jogo surgiram dois eventos que em definitivo iriam virar a partida e ditar o seu desfecho. 
Primeiro, um injusto amarelo ao ponta João Abreu Lima – exemplo de uma arbitragem demasiado irregular de Paulo Duarte – e depois a avançada azul acordou e começou a tomar conta do encontro. 
Muito mais forte no corpo-a-corpo e entrando a varrer nos rucks perante uma certa passividade e o menor peso adversário, o pack do Restelo começou a impor-se – e o Belenenses não mais perderia o comando da partida. 
Em oito minutos virou o resultado que ao intervalo registava já 13-8, com um ensaio do talonador Pedro Jorge e pontapés de Manuel Costa.
E nos primeiros 10 minutos do 2.º tempo, os azuis resolveram a função graças a dois ensaios do entrado Sebastião Cunha. 
O internacional português, que se estreava na DH após algumas lesões, esteve pouco metido no jogo, evitou aglomerados para não ser atropelado mas, esperto e experiente, soube estar no sítio certo para faturar por duas vezes, e fazer os 27-8 que resolviam desde logo a contenda. 
O CDUP ainda reduziu por Rodrigo Figueiredo para os finais 27-11, a 20 minutos do fim, com o jogo a “terminar” nessa altura por óbvio desinteresse de 29 jogadores. 
Sim, que por ele, o centro Diogo Mateus ainda continuava hoje a placar adversários e a tentar furar para marcar um ensaio. 
Raça do homem que não há meio de folgar…  

Veja o quadro dos jogos e a tabela classificativa clicando aqui.

* Texto: António Henriques
Fotos: Miguel Rodrigues,  António Lamas, Rui Costa

33 comentários:

Anónimo disse...

tirando a academica ninguem teve ponto bonus!

Manuel Cabral disse...

Apenas no jogo Belenenses-CRAV não houve ponto de bónus. E no Agronomia-Técnico até houve dois.

Anónimo disse...

Quem jogou com o CRAV foi o CDUL e não o Belenenses. O CDUL obteve ponto de bónus ofensivo, já o Belenenses, que jogou com o CDUP não

Anónimo disse...

O direito fez ponto bonus. Ganhou por quatro ensaios contra um do cascais. Como tem tres de diferenca fica com ponto bonus

Anónimo disse...

é verdade que o técnico foi buscar 6 estrangeiros?

Ignatius disse...

Manel

Sempre que possível tenta também dar notícias sobre os "emergentes".......Um abraço e parabéns pelo site......

Anónimo disse...

Está equipa do Técnico é uma anedota. A Agronomia teve pena deles. O ponto de bónus foi o Natal em Outubro. Uma avançada que foi totalmente dominada, que joga sem intensidade, não mete um alinhamento e jogam a passo. Uma linha de 3/4s sem soluções que parecem uns sub-16 a jogar, não conseguem furar a linha defensiva. Os chutadores não conseguem meter uma penalidade fora. De facto a Agronomia foi muito simpática. Para a semana nas Olaias pelas 12h vai ser um fartote com o CDUL a esmagar estes mabecos. Se não fosse o Benfica estar como está ( mas vamos ver) a descida  de divisão estava garantida. 

GB

Anónimo disse...

O técnico tem zero estrangeiros neste momento

Anónimo disse...

este GB é um ganda bacano!!
Jogaste o jogo contra os Mabecos? são maus não é? Não te preocupes!! Não sei de que clube és. Se és da Agronomia (clube o qual tenho respeito e estima), preocupa-te sim mas é como é que levam 24 pontos duma equipa ridícula como o Técnico. Se fores de outra, olha vai para o campo e joga. ou não! Vai só assistir aos jogos e depois vem aqui fazer a tua análise fantástica!
grande abraço GB

Anónimo disse...

Sim, é verdade o Tecnico contratou 6 estrangeiros com passaporte italiano, logo podem jogar todos ao mesmo tempo.

Anónimo disse...

ahahah!!! todos a fazer Erasmus!!

Anónimo disse...

Alguem me pode explicar como é q o Tecnico tem dinheiro para ir buscar 6 estrangeiros?

Anónimo disse...

Foi o GB que pagou para ver se eles melhoram!

Anónimo disse...

não percebeste. São de Erasmus. Quem disse que são pagos!

Anónimo disse...

porquê tanto alarido sobre o Técnico? perdemos por 7 pontos com a Agrononia e ficam espantados? não temos estrangeiros contratados, quando os tivermos será anunciado.

Anónimo disse...

São 6 estrangeiros italianos de alto nivel que jogaram na Amlin Cup na época passada:

1 - O Giovanni Galli

2 - O Alfa Romeu;

3 - O Marco Bellini;

4 - O Massimo Dutti;

5 - O Martini Rosso;

6 - O Martini Bianco.

Estes últimos são irmão gémeos e jogam na primeira linha...parece que são fortíssimos...

Please...get a life...

Manuel Cabral disse...

Esta conversa dos estrangeiros do Técnico é digna de Coliseu dos Recreios...Mas não posso deixar de acrescentar à lista do anónimo das 16:36, o extraordinário Dry Martini!

Anónimo disse...

sim sim parece que é verdade vêm aí estrangeiros para o técnico e os primeiros já com a BBAcademy;
sportings benficas e portos é que era (?)... era mas era uma desgraça ... eu só de pensar que um dia ia ver um jogo ao lado de uma daquelas claques ... era a futsalização do rugby !


Anónimo disse...

Brinca, brinca mabecos, sábado até choram!!!!! Vamos aí passar-vos a ferro.

Anónimo disse...

Brincamos brincamos, mas a verdadeira duvida é, por quanto tempo o tecnico vai aguentar?? O derby do ano vai ser tecnico-benfica e benfica- tecnico !!

Anónimo disse...

Peço ao Tecnico que diga quantos e que quer levar neste fim de semana, é á vontade .

Anónimo disse...

Gostei daquele bocadinho de amor com os Martinis. De vez em quando é preciso humor . Sempre é melhor que as ofensas e sobretudo que para o humor é preciso inteligência, ao contrario das ofensas.

Anónimo disse...

Caros anonimos

apesar de se tentarem passar por gajps do cdul, custa me acreditar q o sejam. Uma vez que o cdul esta onde esta por mts coisas mas tb pq a mentalidade do clube tem vindo a modificar se e com toda a certeza nao estao propriamente importados com o tecnico,cdup, crav, slb ou belem. E obvio para td a gente que o cdul esta alguns 10degrauas acima das equipas q mencionei e alguns 4 ou 5 das restantes equipas. N me parece q os intervenientes de sabado estao preocupados no resultado propriamente dito,mas sim no processo e na assimilacao do mm.

Portanto, tu anonimo deves ser um frustrado q nem sequer calca e vibra a pensar nos cabazes em vez de pensares no rugby com pes e cabeca. Felizmente ja ha poucos como tu.

Mas olha o tecnico ja te deve ter dado alg azia para estares a dar essa tremenda importancia. Pq n falaste do crav na semana passada?

Tanta pergt sbre os estrangeiros e n esta ca nenhum... Estao a ficar muito preocupados por antecipacao!

Anónimo disse...

este ano o tecnico vai ganhar ao benfas facilmente. cheira-me que quem vai estar para descer será o benfas e o crav, mas a epoca é longa e ainda temos muito para ver

Anónimo disse...

Vamos fechar a conversa dos jogadores e dos derbies.
O Técnico tem uma equipa inferior ao CDUL. Não é novidade nenhuma. Provavelmente inferior à grande maioria dos clubes da divisão de honra. Todas as equipas merecem o respeito dentro e fora de campo. Não vamos achar que somos os melhores, porque efectivamente não somos. Vamos trabalhar para melhorar e quem saiba poder um dia discutir os jogos todos.
Abraços ovais!!

Anónimo disse...

Só uma pergunta para alguem que me saiba responder de preferencia arbitro.

os auxiliares não podem marcar faltas que vejam? não podem avisar o arbitro principal de uma falta, um fora de jogo, um passe para a frente? uma agressão?

é que isto da DH ter auxiliares é muito giro, mas eles não estão lá a fazer nada. pelo menos do que vi até agora. nas barbas do auxiliar o sr. pilar da agronomia partiu o nariz ao Rui D'Orey, já vi faltas, foras de jogo e avants escandalosos que são feitos nas caras dos auxiliares, que nada assinalam!!!

Anónimo disse...

Parece que agora também vem o Miccoli só para chutador, tipo futebol americano!

Anónimo disse...

Isso dos auxiliares é um facto. É mau para o jogo porque não acrescentam nada, é mau para o arbitro porque não ajudam, é mau para eles porque deve ser frustrante...!

Anónimo disse...

Supostamente os auxiliars ca em portugal so podem marcar quando a bola e jogador saem e para as faltas de agressao

Anónimo disse...


Par que conste, o Técnico acaba de assinar um contrato de patrocínio com a empresa Prosciuto di Parma (Presuntos de Parma), no âmbito do qual serão contratados uns quantos estrangeiros, de preferência italianos. O Silvio Berlusconni já se veio oferecer ao clube, mas foi recusado, porque só quer é festas bunga-bunga e o clube não está para fazer isso aos jogadores adversários!

Quanto ás incógnitas de jogadores, porque não consultam o site da FPR onde constam os jogadores inscritos pelos clubes? Erá mais fácil que que fazer comentários levianos.

Mas, porquê tanta preocupação com o Técnico, quando o nível de jogo da maioria das equipas (e a qualidade dos plantéis) caiu a pique?

Anónimo disse...

Nem mais!!!

Anónimo disse...

É pena que os comentários da malta de Coimbra sejam censurados e não publicados... custa a ler certas verdades.

Manuel Cabral disse...

Ao anónimo cheio de pena das 21:32
Há muito que são conhecidas as regras que o Mão de mestre impõe para publicar comentários, qeum não os aceita ou tenta dar-lhes a volta, não vai ver os seus comentários publicados.
Seja esse anónimo de Coimbra, de Arcos, do Porto, de Lisboa ou do raio que o parta.
O mão de Mestre dá diariamente provas de não discriminar seja quem for - e assina por baixo, ao contrário do senhor que tem pena, que ninguém sabe quem é. Provavelmente nem é de Coimbra, que habitualmente é malta inteligente.
Quem estiver interessado em divagar, pode sempre fazê-lo no fórum Mão de Mestre, depois de se identificar, que isto de falar com gajos que ninguém sabe quem são nem de onde arribam, pode acabar um dia destes.