19 de outubro de 2012

DESLOCAÇÕES DOS FAVORITOS IMPLICARÃO O PAGAMENTO DE PORTAGEM? *

A 4.ª jornada da DH vai de novo colocar frente-a-frente equipas dos grupos A e B, naquele que será o segundo “round”, em semanas consecutivas, entre quinzes com argumentos e expetativas teoricamente diferentes. 
No último fim-de-semana os cinco favoritos, jogando em casa, triunfaram. Agora todos vão ter deslocações mais ou menos longas. 
Serão em via-verde ou encontrarão complicadas portagens pelo caminho?



A jornada arrancou ontem à noite, na Tapada, com Agronomia a bater facilmente o Cascais – que, de acordo com o calendário, recebeu como dono da casa o adversário… mas no campo deste (idiossincrasias da modalidade no nosso país) – por claros 31-3, com 19-3 ao intervalo. 
A equipa da Linha apresentou-se desfalcada de uma mão cheia de jogadores da seleção sub-19, proibidos de alinhar pela FPR, devido a um jogo-treino (que nem estava calendarizado…) e, sem piedade, os agrónomos dominaram a partida por completo, mesmo tendo visto dois amarelos. 
A equipa-da-casa-transformada-em-visitante alcançou ponto de bónus atacante pelos cinco ensaios conseguidos, por Gustavo Duarte, Lourenço Ribeiro, Guilherme Covas, João Paiva e Martins Hoffmann.

Os restantes jogos estão marcados para amanhã, começando logo ao pequeno-almoço, perdão, ao meio-dia, nas Olaias, com o Técnico a ser o anfitrião do líder CDUL
Mesmo perdendo, os engenheiros foram a única equipa do grupo B a somar ponto de bónus defensivo na semana passada na Tapada (“brinde de Natal em Outubro”, como alguém aqui escreveu…), mas não nos parece desta feita que os campeões nacionais de Manuel Sommer facilitem ou estejam muito virados para se vestirem de Pai Natal…

Às 14 horas, o Benfica recebe Direito na Sobreda, noutra partida que, face ao que temos vindo a assistir, poderá ser novo jogo de sentido único para os advogados, que estarão sem o seu capitão Vasco Uva, operado esta semana a uma mão partida frente a Cascais, que o afastará dos relvados por um período mínimo de seis semanas. 
Os encarnados estão atualmente com grandes dificuldades para arranjar 22 jogadores, pelo que o panorama apresenta-se muito carregado para a única equipa que ainda não somou qualquer ponto até aqui. 

CRAV-Belenenses (Coutada, 15.30) e CDUP-Académica (Zona Desportiva de Leça da Palmeira, 17.30) encerram a ronda, precisamente os encontros de maior expetativa quanto a eventuais perigos para os visitantes, que partem como naturais favoritos. 
Os azuis, tal como as restantes equipas, foram afinal autorizados a poder utilizar os seus cinco jogadores dos sevens, contrariando o determinado anteriormente pela FPR quanto aos fins-de-semana pós-etapas do circuito IRB. 
E mesmo que alguns não alinhem, esse reforço poderá colmatar algumas fragilidades no seu plantel, pese embora a boa resposta dada no passado sábado diante do CDUP. 

Já a equipa de Coimbra, que não deve confiar em demasia no quase “centenário” infligido ao muito fragilizado Benfica, vai ter pela frente uma equipa ainda jovem e inexperiente, mas complicada e aguerrida – e que a jogar em Leça da Palmeira não será pera doce para qualquer quinze que ali surja, por mais avisado que esteja. 
E os rapazes de Marcelo d’Orey sabem que se fizerem muitas faltas, serão penalizados na jugular pelo eficaz Francisco Serra, autor de 54 pontos em apenas dois jogos.

* Texto: António Henriques 
Foto: António Simões dos Santos


29 comentários:

Anónimo disse...

Caro Manuel,

tem a certeza que os atletas do Belenenses que estão nos 7´s vão jogar?....olhe que não...

Os clubes apesar de várias pressões, vão cumprir a palavra que deram na reunião. A FPR quando tem bonsenso dizemos mal, quando é rigida dizemos, assim é facil julgar.

Boa sorte e bons jogos para o fim-de-semana!

Manuel Cabral disse...

Agradeço o comentário que remeterei ao autor do texto.

Manuel Cabral disse...

Convém de qualquer maneira referir que no texto a afirmação que se faz é que os jogadores foram liberados pela FPR para jogar, e o resto é posto na base das hipóteses.
E se você sabe de uma reunião e do que se passou nela, não faça cerimónia e conte-nos o que se passou.
E quanto ao "pontapé para o ar" de que "assim é fácil julgar", atente melhor no que diz e se quer mostrar que dizer o que se pensa é coisa de "Homem", experimente assinar o que escreve.

Anónimo disse...

"Os azuis, tal como as restantes equipas, foram afinal autorizados a poder utilizar os seus cinco jogadores dos sevens, contrariando o determinado anteriormente pela FPR quanto aos fins-de-semana pós-etapas do circuito IRB. " Inventou isso ou leu em algum lado?

Isso é completamente mentira

Anónimo disse...

Na newsletter de hoje, FPR corrige:

«Foi detetado um lapso de escrita no Art. 5º ponto 2, no que se refere ao ponto de bónus ofensivo.

Assim, deve ler-se no Art.5º ponto 2
- Um ponto de "bónus" à equipa que tiver marcado quatro ( 4 ) ou mais ensaios e desde que obtenha mais três ensaios que o adversário.

E não, como está anteriormente escrito :
- Um ponto de "bónus" à equipa que tiver marcado quatro ( 4 ) ou mais ensaios e desde que obtenha mais que três ( 3 ) ensaios que o adversário.

A Direção da FPR pede desculpa por este lapso, involuntário.»




Anónimo disse...

XV titulares?

Anónimo disse...

Benfica 0 - 127 Direito

Anónimo disse...

Tecnico 6 vs CDUL 64

O benfica tem de fazer alguma coisa para mudar o rumo dos acontecimentos. O que se esta a passar é uma vergonha para uma instituição como o Benfica

Anónimo disse...

O CRAV ganhou ao Belem

Anónimo disse...

Crav 30 - 20 Belenenses ... São os peso dos 400kms... Mais 400kms com 30 na cabeça!

Anónimo disse...

è uma vergonha o Benfica estar neste campeonato a levaram cabazadas todos os fim de semanas o que faz deles?meros coitadinho e uma falta de respeito com as outras equipas nao apresentarem pelo meno um minimo de competividade!Enfim...

Anónimo disse...

Pensem no que pode acontecer a qualquer equipa. Já foram campeões e agora estão como estão. Não esquecer que o Direito já esteve na segunda divisão mais do que uma vez.

Anónimo disse...

esse teclado foi roubado a um aluno de erasmus ou não sabes mesmo escrever?
É mesmo verdade que o CRAV ganhou ao Belenenses?

Anónimo disse...

No jogo da Agronomia vs Cascais, houve inversão da jornada. O Cascais não jogou em "casa emprestada". O Cascais jogou fora contra a Agronomia na Tapada.

Anónimo disse...

O Direito so começou a ser uma equipa grande neste miléninio. Portanto é natural que tenham estado em divisões inferiores. Agora o que esta a acontecer ao tecnico e ao Benfica nao se compreende

Anónimo disse...

Não se compreende? Só n compreende quem é burro.
O Benfica não tem escolas ou escola de jeito à mais de 8 anos! É perfeitamente normal isto acontecer e ainda é mais acentuado quando fica sem budget para encomendar pallets de estrangeiros todos os anos.

O Técnico apesar de não estar muito bem ainda está alguns furos acima do Benfica. Sempre teve escolas, apesar de não conseguir produzir jogadores de grande qualidade o que demonstra o fraco desempenho nestes últimos anos.

Ao contrario do CDUL e Direito que nestes últimos anos tem vindo apostar fortemente nos escalões de formação. O que tem dado frutos nesses escalões mas mais importante ainda na equipa sénior de ambas as equipas. De notar também o esforço do Cascais e CDUP que nos últimos anos tb tem apostado nesta estratégia e apesar das suas equipas sénior serem muito jovem demonstram um grande futuro e um grande potencial.

Já Agronomia apesar de ter boas escolas tem também um grande trunfo, "poder de persuasão"conseguindo ir buscar muitos jogadores de relevo a outros clubes da primeirona.

Anónimo disse...

CDUL já foi 17 vezes campeão e voltou cá pra baixo. Isso voltará a acontecer. Em desporto nada é eterno e por isso não cantem de galo aqueles que agora rêm a formula maravilhosa. Tudo muda.

Anónimo disse...

CDUP 17 - Académica 27

Pretos continuam a portar-se bem.

Anónimo disse...

vejam os clubes da Divisao de honra que tem casa e os que nao têm .. e aí vejam se isso ajuda ou não a rrumar a casa e a ter alguma credibilidade, quantidade e qualidade nas formações ... que mais tarde ajudam no plantel senior ..

Anónimo disse...

quero lembrar ou informar que Agronomia no jogo com o Cascais também jogou sem os internacionais, o António Duarte castigado, o kadosh , o Gonçalo Barros, entre muitos outros, sem falar dos vários que estão a fazer Erasmos. Convém lembrar.Obrigado

Anónimo disse...

A minha opinião o que esta acontecer ao Brnfica, tem um culpado ou culpados,foi levar o Benfica para a outra margem o Carlos Nobre e o Queimado

Anónimo disse...

O treinador do Benfica Ze Mendes é o treinador em Portugal que mais curriculum tem e se aceitou este desafio é porque sabe qual o rumo que quer dar a este Benfica .... nao só nos séniores como nos escalões de formação !

Anónimo disse...

Vi 1 jogo do Benfica e esta miserável mesmo. Só o miúdo que joga a 10 tem alguma noção do que é um jogo de rugby e fez algumas jogadas com cabeça, o resto nem placar sabem.

Anónimo disse...

Para aqueles que há bem poucos anos só falavam em profissionalização o Rugby têm agora a resposta com a queda do Benfica. País em crise e dum momento para o outro recuámos todos 20 anos para não dizer mais. Olhem o Belém em Arcos, olhem o Técnico quando pensou grosso. Ou a Académica que pensava que com estrangeiros à dúzia tb lpava tudo. Voltemos à nossa realidade para não perdermos tudo.

Anónimo disse...

Talvez o Benfica esteja a oomecar a apostar em uma estrategia diferente e dai estes resultados iniciais. Sim, o Ze Mendes e o treinador com mais curriculo e nao sera certamente pelo dinheiro que aceitou o desafio. Talvez a estrategia que tenham definido lhe tenha agradado e acredite no projeto. Veremos o que acontece. Quanto aos restantes resultados, so me surpreende o do Belem, mas realmente a deslocacao a Arcos, sempre foi dura para os visitantes.

Anónimo disse...

muitos clubes esquecem-se o quanto foram "ajudados" com a evolução dos seus atletas pelo facto de pertencerem às academias da F.P.R. e das várias selecções. Temos de ser realistas e admitir que isso ajuda e muito na evolução fisica, tecnica e mental de um atleta, que depois se reflete nos clubes.

Anónimo disse...

Ainda há pouco tempo ouvimos dizer que a culpa do Benfica estar assim era do Dídio e do Mané Paisana...

Afinal como é?

Anónimo disse...

É fantástico se dizer que a vitória do CRAV se deve à distância que o Belém teve de percorrer... Já pensaram que do outro lado esteve uma equipa que venceu com mérito... E mais do que isso, uma equipa que de 15 em 15 faz a mesma deslocação que o Belém fez este fim de semana mas no sentido inverso. E nunca vi ninguém dizer que, quando o CRAV perde em Lisboa, isso se ficou a dever à distancia que tiveram de fazer... Respeitem as equipas sff. Parabéns CRAV pela vitória. Parabéns Belenenses pela postura em campo.

Anónimo disse...

Eu acho que ate agora se tem visto ,o Benfica vai descer, a questao e que quem tem a culpa e quem esteve la varios anos, nao o novo treinador , ou os jogadores, logico que para se "reconstruir" uma equipa, comecar logo com os melhores é copmplicadissimo, mas eles estao la a jogar, e nao se pode tirar o merito !! Eu acho que este caso do benfica devia abrir os olhos a todos os clubes portugueses, da DH ,1ª,2ª , para vermos que so com escolas de formacao, se consegue manter o futuro nos seniores, da trabalho? sim, despesa? sim, mas o mais importante de tudo, FRUTOS? claro . Espero que os clubes portugueses tenham aprendido algo com o que se esta a passar !!