1 de fevereiro de 2016

RUGBY FEMININO TEM RANKING MUNDIAL E PORTUGAL ESTÁ PRESENTE

A World Rugby publicou hoje o primeiro ranking feminino de rugby XV da história, que inclui 52 selecções nacionais que disputaram jogos após 1987, e entre essas selecções está a equipa de Portugal, que ocupa um enganador 14° lugar.

Na verdade Portugal apenas disputou um jogo considerado internacional - em 1995 contra a Alemanha, quando perdemos por 50-0 - mas graças aos critérios da World Rugby que decidiu que todas as equipas que disputaram qualquer jogo de XV depois de 1987 teria uma pontuação de partida de 80 pontos no ranking.


A essa pontuação de partida, seriam subtraídos dois pontos por ano, até ao ano em que essa equipa fizesse o seu primeiro jogo, pelo que, como Portugal disputou o tal jogo em 1995, descontaram-se aos 80 pontos iniciais, 16 pontos pela inactividade entre 1987 e 1985 (8 anos).

Para as equipas que apenas disputam o seu primeiro internacional depois de 2007, a pontuação de partida é de 40 pontos.

Claro está que este sistema provoca diversas distorções, mas os próximos meses ou anos vão-se encarregar de corrigir essas distorções e brevemente tudo estará a rolar sobre carris.

A tabela é comandada pela Nova Zelândia com a França e a Inglaterra nas posições seguintes, inclui, como já referimos 52 equipas, e a última delas é a República Checa.
Portugal está na 14ª posição, mas se continuarmos sem disputar qualquer encontro de XV rapidamente nos afundaremos na tabela.

Consulte a tabela, tal como foi publicada hoje pela World Rugby.


1 comentário:

Os Pequenos Lusos disse...

Manel,lá diz o ditado que em terra de cegos quem tem olho e rei. Li no site da FPR que o Tomas Morais agora é o Coordenador do Rugby Feminino, e nessa condição, foi ao Porto para integrar o projecto olimpico!!
Abraço
Kiko pimentel