24 de fevereiro de 2016

BAIRRADA VENCE E ISOLA-SE NA FRENTE RUMO ÀS MEIAS FINAIS *

* José Silva

Jogou-se no fim de semana de 20/21 de Fevereiro a 10ª jornada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, Zona Norte/Centro, onde o destaque vai inteirinho para a vitória do RC Bairrada sobre o Guimarães RUFC por números não esperados.

A Agrária de Coimbra fez o que tinha a fazer para não perder o comboio, enquanto NR Lousã e CR Famalicão ganharam em casa, perante Braga Rugby e Aveiro, respectivamente.

RC BAIRRADA 52* - 21 GUIMARÃES RUFC (7-2 em ensaios)
No campo de Rugby da Moita, Anadia, os dois primeiros classificados do Campeonato disputaram o primeiro lugar e foram os locais a conseguir a vitória. 
Os bairradinos não só conseguem a vitória como conseguiram ponto bónus ofensivo em virtude dos 7 ensaios marcados. 
Logo de início os locais imprimiram um forte ritmo e instalaram-se no meio campo dos bravos e primeiro com uma penalidade e ainda antes dos 20 com um ensaio convertido adiantaram-se no marcador. 
Os bravos marcariam num ensaios de interceção mas logo depois o Bairrada repetiu a gracinha e também marcou numa jogada similar. Com mais uma penalidade e um ensaio antes do intervalo o jogo parecia definitivamente resolvido. Ma o Guimarães ainda marcaria antes do intervalo deixando o resultado em 25-12.
E se toda a gente esperava uma Guimarães forte e pressionante na segunda parte, a verdade é que rapidamente se percebeu que só daria Bairrada. 
Mesmo a jogar com 14 homens por 20 minutos, os locais foram sempre mais fortes e marcaram 4 ensaios e 3 conversões contra zeros pontos dos bravos…
Grande jogo dos bairradinos, com uma equipa muito adulta e cheia de confiança. 
Vai ser difícil vencer este RC Bairrada, que deu um excelente presente aos muitos adeptos presentes em dia de aniversário…
O Guimarães tem o calendário mais facilitado, mas terá de arrepiar caminho para chegar às meias-finais, e com a força anímica necessária para enfrentar o que falta do campeonato. 
Acreditamos que foi um dia menos bom dos bravos
AGRÁRIA COIMBRA 36* - 0 PRAZER DE JOGAR (6-0 ensaios)

Em Coimbra os charruas não tiveram grandes dificuldades em bater os portuenses com ponto bónus. Tem agora uma semana para preparar a recepção ao Bairrada e o assalto aos lugares do topo.

NÚCLEO RUGBY LOUSÃ 41* - 3 BRAGA RUGBY (6-0 ensaios)
Com 6 ensaios marcados os serranos não tiveram dificuldades em bater os gladiadores de braga com ponto bónus. Sem pressão e em casa o NR Lousã venceu e mantem o quarto lugar da classificação.

CR FAMALICÃO 29* - 0  AAU AVEIRO (4-0 ensaios)
Jogo sem informação recebida.


Com estes resultados temos que destacar o salto que o Bairrada deu na classificação; mesmo que perca e que a Agrária faça ponto bónus, fica em primeiro em virtude do saldo de pontos marcado e sofridos (que é o segundo fator de desempate – sendo o primeiro a número de vitórias). 
A não ser que haja um acontecimento cósmico muito grande os bairradinos já podem reservar bilhete para as meias-finais.

Tendo em conto a resultado da Agrária, os charruas encostam-se aos bravos mas ainda tem de defrontar o Bairrada. Emoção até ao fim.
De notar a troca do Famalicão com o Prazer de Jogar.

Para a semana teremos o já mencionado Agrária vs Bairrada e mais três partidas;


AGRÁRIA DE COIMBRA-RC BAIRRADA
Em Coimbra, na Escola Agrária, os estudantes a jogar perante o seu público quererão ganhar o jogo, ou pelo menos pontuar perante um Bairrada em alta depois da recente vitória. 
Os bairradinos também quererão o mesmo pois o acesso à Final Four será discutido ao ponto…
O ritmo apresentado pelos bairradinos foi impressionante mas os locais terão os seus argumentos para disputar o jogo. 
O melhor mesmo é ir ver…

AAU AVEIRO-NR LOUSÃ
As equipas do NR Lousã são as que mais variam de forma e de humor ao longo do ano; numa situação normal levariam o ponto bónus de Aveiro mas os grifos lutam sempre pela vitória, pelo que em casa podem aproveitar uma tarde não dos serranos.
GUIMARÃES RUFC-CR FAMALICÃO
O Guimarães recebe o vizinho do Famalicão e tentará repor o nível exibicional e os pontos necessários para não deixar o grupo da frente, pelo que se devem apresentar altamente motivados. 
O Famalicão, uns furos abaixo de anos anteriores não deverá causar nenhuma surpresa de maior.
PRAZER DE JOGAR-BRAGA RUGBY
Jogo que se prevê muito interessante de seguir pois qualquer das equipas terá pretensões de ganhar o jogo. 
Os locais têm sido mais fortes e já soma três vitórias mas o Braga anda à procura de mais vitórias pelo que poderá fazer uma surpresa. 
Vantagem dos locais, mas com todos os resultados em aberto.

Sem comentários: