14 de fevereiro de 2016

BORBA REFORÇA SEGUNDA POSIÇÃO COM A FCT ALI MESMO AO PÉ

A vitória do Borba, no Jamor, 12-31 frente ao Ubuntu, foi o facto mais significativo da jornada, pois deu mais um ponto de vantagem aos alentejanos sobre a FC Tecnologia, que foi a Belas vencer por 7-24, mas sem conseguir o tão importante ponto de bónus, que hoje pode significar a diferença entre o sucesso e o desespero...

Com o adiamento por uma semana do United XV-Loulé, ficou incompleta a 9ª jornada da zona Sul/Centro da Segundona, mas em termos de classificação o resultado desse desafio não vai trazer alterações à tabela, o que apenas aconteceria se os unidos vencessem com ponto de bónus, o que está fora de questão - a menos que um terramoto se abata sobre os louletanos...

Em Belas os esquilos não conseguiram evitar a derrota frente aos tecnológicos, e com essa derrota ficam praticamente afastados do acesso à fase final que perseguem há já alguns anos...
Foi um jogo bem equilibrado onde a maior experiência da FCT veio ao de cima, em especial na segunda metade da primeira parte, altura em que marcou os seus dois ensaios.
O Belas respondeu com um ensaio, mas o resultado ao intervalo era 21-7, favorável aos estudantes.
No segundo tempo o equilíbrio foi maior, o Belas dispôs de algum domínio territorial, mas não conseguiu ultrapassar a defesa dos tecnológicos, que, com mais uma penalidade transformada, fecharam o marcador.

Os alentejanos foram ao Estádio Nacional vencer, numa tarde chuvosa e fria, mas foram bastantes as dificuldades que o Ubuntu levantou, mostrando que tem evoluído e que pode evoluir ainda mais, desde que continue a trabalhar e a treinar.
O que não falta é espírito e vontade!
Quanto ao Borba os resultados alcançados este ano falam por si, e a um passo da qualificação, - só depende dele próprio! - pode bem orgulhar-se de levantar a bandeira do rugby numa região com um tremendo potencial, mas que tem sido tão mal aproveitado.
O Alentejo já devia ter a sua Associação Regional própria, que poderia numa primeira fase incluir o Algarve, e com isso em vez de ter três equipas a disputar competições nacionais, teria, com certeza, pelo menos o dobro!
Mas, na verdade, a quem interessa que haja mais clubes, mais equipas e mais jogadores?? Só servem para atrapalhar e obrigar os "outros" a viajarem para jogar...

Quanto ao que falta jogar aos dois candidatos ao segundo lugar - Borba e FCT - o calendário parece proteger os interesses borbenses, já que ainda tem quatro jogos por realizar, dos quais dois serão disputados em casa contra o Belas e o United XV, e que em princípio, são jogos ao alcance dos alentejanos, já que venceram as partidas fora por 6-5 e 36-8 respectivamente.
Os outros dois jogos são mais complicados, um em Loulé e outro frente à própria FCT, no Jamor ou na Sobreda.
Mas se vencer os dois jogos em casa, o Borba deve estar fora do alcance da FCT que tem apenas três jogos para realizar, e um deles, embora em casa por troca da ordem dos encontros, contra o Loulé, que deve resultar numa vitória dos algarvios.
Ficam assim os encontros com o Ubuntu (que venceu na primeira volta por 29-12) e o Borba (com quem perdeu fora por 12-24), ambos em casa, para recuperar os pontos em atraso que leva agora, o que deve ser manifestamente curto - duas vitórias que consiga, igualarão o que o Borba também deve conseguir - deixando tudo na mesma com a vantagem do lado da oposição.

Vamos ver o que desta matemática sai confirmado...

Sem comentários: