11 de fevereiro de 2016

OS SEIS TORNEIOS REGIONAIS QUE REÚNEM A ELITE MUNDIAL DO RUGBY

Estamos no meio de três importantes competições mundiais de selecções nacionais, e delas temos feito a devida cobertura, com especial destaque para o Torneio das 6 Nações, a mais antiga competição mundial que teve o seu início em 1883, disputado apenas pelas equipas britânicas e que tinha a designação de Home Nations.

Em 1910 a França - que já tinha participado em quatro edições do Home Nations como equipa convidada - é oficialmente integrada na prova que passa a ter a designação de Torneio das Cinco Nações, para 90 anos depois, no ano 2000, a Itália ser também integrada na competição, que muda de nome para o actual Torneio das Seis Nações.


No âmbito do Torneio das 6 Nações disputam-se alguns troféus entre duas equipas, dos quais o mais antigo é a Calcutta Cup, entre a Inglaterra e a Escócia, disputado pela primeira vez em 1879, mas temos ainda o Millennium Trophy, disputado entre a Inglaterra e a Irlanda, desde 1988, o Centenary Quaich entre a Escócia e a Irlanda, desde 1989 e o Giuseppe Garibaldi Trophy entre a França e a Itália, disputado desde 2007.
Acresce a todos estes troféus o Grand Slam - quando uma equipa vence todas as outras num único torneio, e a Triple Crown, quando uma das britânicas vence todas as outras britânicas, também na mesma edição do Torneio.

Também no ano 2000 o antigo Torneio FIRA passou a ser designado por European Nations Cup, e desde a primeira edição contou com seis participantes, com rebaixamento e promoção entre o último da Divisão 1A e o primeiro da Divisão 1B que reúne outras seis equipas.
Portugal faz parte desta Divisão 1A desde o início, e foi campeão da Europa em 2003-2004.

Recorde-se que sob a bandeira da FIRA se disputaram três competições diferentes, começando pelo FIRA Tournaments (1936–1938), passando para Rugby Union European Cup (1952–1954), depois para FIRA Nations Cup (1965–1973) e, finalmente o FIRA Trophy (1973–1997).

Note-se que apenas a Roménia em quatro ocasiões (1968-69, 1974-75, 1976-77, 1980-81 e 1982-83) a Itália em 1995-97, e a França em todas as outras edições,
conseguiram vencer estas competições.

Como sabem este ano marcou o arranque do Americas Rugby Championship - ou Campeonato das Américas - que também temos acompanhado, e é uma réplica do Torneio das 6 Nações da Europa, envolvendo equipas da América do Norte e da América dos Sul.

THE RUGBY CHAMPIONSHIP
Começou a ser disputado em 1996, apenas como o Tri-Nations, envolvendo a Nova Zelândia, a Austrália e a África do Sul, mas desde 2012 passou a integrar a Argentina, e, sem cerimónias, passou a ter o actual nome, ao contrário do que tudo indicava, pois a lógica dizia que seria a partir daí chamado de Quatro Nações.

O Tri-Nations teve como embrião os encontros entre a Austrália e a Nova Zelândia - que se chamava e ainda chama Bledisloe Cup - e apenas depois de 1995, com o fim do apartheid sul-africano, os Springboks foram admitidos na prova.

Note-se que o Rugby Championship é a única das grandes competições em que as equipas jogam em duas mãos, e que a competição se disputa normalmente entre os meses de Agosto e Outubro.

PACIFIC NATIONS CUP
O Torneio com este nome foi criado em 2006, mas sofreu tantas alterações como anos se disputou, até que no ano passado, nas vésperas do Mundial de Londres, parece ter conseguido encontrar uma forma satisfatória para todos os participantes - Japão, Fiji, Tonga, Samoa, Canadá e Estados Unidos - e a edição foi vencida pelas Fiji, mas neste momento ainda não existe a garantia que o formato se manterá para 2016.

ASIA RUGBY CHAMPIONSHIP
Disputado pela primeira vez em 1969 como Asian Rugby Football Tournament, a competição teve desde cinco participantes a sete ou oito, conforme os anos, e até 1996, passando a denominar-se por Asian Rugby Championship Division I de 1998 a 2006, para passar a Asian Five Nations de 2008 a 2014.
O Japão é o grande dominador da competição que apenas não venceu em cinco vezes, batido pela Coreia do Sul, a última das quais em 2002.
Em 2015 dado o grande desequilíbrio entre as equipas participantes, foi feita mais uma mudança - agora para Asia Rugby Championship com várias divisões, das quais a principal disputada apenas por três equipas - Japão, Hong Kong e Coreia do Sul - a duas mãos, com o último classificado a ter que disputar um play off com o primeiro classificado da Divisão 1, o segundo nível da prova, que engloba cinco equipas.

O MUNDO DAS MELHORES 27 EQUIPAS... 
Este conjunto de torneios envolve 27 equipas nacionais, das quais apenas o Brasil não está classificado no ranking mundial entre as 27 primeiras, substituindo a Namíbia, que é a 20ª.
O problema é que a África não tem ainda uma competição credível que englobe as suas melhores equipas, e que são, com exclusão da África do Sul, a referida Namíbia, o Quénia (28ª do ranking) e o Zimbabwé (31ª)

Assim, no dia em que a Rugby África consiga pôr de pé um Torneio em que as pessoas e as entidades se revejam, teremos as 30 melhores do mundo em acção anual um pouco por todo o lado.

Mas a verdade é que as seis competições que existem são uma boa amostra da capacidade organizativa do rugby através do Mundo, e ninguém pode reclamar que não tem um grande jogo de rugby, todos os anos, perto de si!

Fique com o quadro que elaborámos para você estar mais a par do que se passa no rugby de selecções nas diversas regiões de rugby em que a World Rugby está dividida.


Sem comentários: