9 de fevereiro de 2016

COMO VÃO OS TORNEIOS DAS 18 NAÇÕES DEPOIS DA 1ª JORNADA

Nove jogos se disputaram no fim de semana que atraíram as atenções de todo o mundo do rugby, com natural destaque para o tradicional Torneio das 6 Nações envolvendo as melhores equipas da Europa, mas com uma grande curiosidade em relação ao novinho Campeonato das Américas, com as melhores equipas da América do Norte e da América do Sul, e, finalmente, o Europeu das Nações, uma verdadeira segunda divisão da associação regional que mais federações nacionais reúne em si, a Europe Rugby.


EUROPEU DAS NAÇÕES
Começamos precisamente por aqui, pelo Europeu das Nações, que nos interessa especialmente a nós portugueses, já que os Lobos lutam pela sua permanência na categoria em despique com a Alemanha, e com vantagem, até agora, para as camisolas das quinas.

Portugal foi jogar a Cluj na Roménia e cometeu a proeza de chegar ao intervalo na frente com 10-14 no marcador, mas no segundo tempo os romenos subiram de rendimento, e aos 44 minutos já tinham passado para a frente.
O resultado final de 39-14 ajusta-se ao que se passou em campo, embora seja justo salientar que a nossa formação ordenada esteve melhor do que se poderia esperar.
Recorde-se que em 2015 a Roménia venceu em Lisboa por 37-10, pelo que o resultado deste fim de semana não fugiu à normalidade.

A Espanha foi jogar a Sochi e perdeu com a Rússia por 22-20, mas o resultado acabou por saber a nuestros hermanos, que dominaram o jogo a partir dos 50 minutos, passaram para a frente aos 74 minutos com um ensaio de penalidade (17-20), e, jogando a partir daí contra 14 acabaram por sofrer um inesperado ensaio que ditou o resultado, num final de jogo manifestamente infeliz para os leões.
pouco para os
No ano passado, em Madrid, a Espanha tinha vencido os russos por 43-20, o que aumenta o desapontamento espanhol pelo resultado do fim de semana.

Finalmente em Tbilisi a Alemanha começou bem, com tudo em cima dos georgianos, e marcando logo aos cinco minutos os seus únicos sete pontos, já que a partir daí, e cada vez mais conforme os minutos foram passando, a Geórgia acordou e tomou conta do jogo, apesar das tentativas do médio de formação alemão em empurrar a sua equipa para a frente, através de pontapés para trás da linha de defesa da equipa da casa.
Aos poucos o resultado avolumou-se e os 59-7 finais ajustam-se aos 8-64 do jogo do ano passado em Heusenstamm, quando, curiosamente também foram os alemães a abrir o marcador.

Fique com a classificação do Europeu das Nações 2016, e com a classificação acumulada 2015-2016, que serve para efeitos de rebaixamento, a que fica condenada a pior das seis no conjunto dos dois anos.
EUROPEU DAS NAÇÕES 2016

ACUMULADO 2015-2016

Próxima jornada, horas de Lisboa:
Portugal-Geórgia, Estádio Universitário de Lisboa, sábado, 14,30 h
Espanha-Roménia, Estádio Universitário de Madrid, sábado, 15,00 h
Rússia-Alemanha, Yug Stadium Sochi, sábado, 12,00 h

TORNEIO DAS 6 NAÇÕES
A primeira nota a tomar em atenção na primeira jornada do 6 Nações foram as vitórias da Inglaterra sobre a Escócia por apenas seis pontos de diferença (15-9), a vitória da França sobre a Itália por apenas dois pontos (23-21), e, finalmente o empate entre a Irlanda e o País de Gales (16-16).
Um conjunto de resultados bem apertados, que dão ao torneio um equilíbrio que não se via há muito tempo.

A dúvida que fica é se esse equilíbrio se vai manter, ou se os resultados mais folgados regressarão ou não, e se regressarem será já na próxima semana?

O resultado de maior destaque acabou por ser a resistência da Itália à França, que levanta duas questões - será que a Itália melhorou significativamente, depois do Mundial de Londres, quando os franceses venceram os italianos por 32-10, ou será que as alterações introduzidas no XV de França não surtiram os resultados esperados?
No domingo os italianos recebem a Inglaterra, e o jogo será a prova dos nove para a equipa da Itália, ao mesmo tempo que os franceses recebem a Irlanda e estão obrigados a vencer, sob risco de se abrir mais uma crise no rugby da França.

O País de Gales recebe a Escócia e terá a oportunidade de confirmar se o empate em Dublin foi um bom resultado, ou se pelo contrário poderia ter ido mais longe.
Mas os escoceses resistiram bem à Inglaterra, embora perder a Calcutta Cup nunca seja uma boa coisa, e não ter conseguido marcar nenhum ensaio também não ajude muito à apreciação da equipa que foi a melhor europeia dos quartos de final do Mundial, perdendo por um ponto apenas frente à Austrália.

A Irlanda vai a Paris com a dúvida do que representa o empate frente a Gales a pairar no ar, pois não vencer em casa nunca é um bom resultado, e os irlandeses vão ter que mostrar o que valem quatro meses depois do Mundial em que esmagaram os franceses por 24-9.

Fiquem com a classificação do 6 Nações, um torneio onde a vitória vale três pontos e não há nada dessas modernices de pontos de bónus...


Próxima jornada, horas de Lisboa:
França-Irlanda, Stade de France, sábado, 14,30 h
País de Gales-Escócia, Millennium Stadium, sábado, 17,00 h
Itália-Inglaterra, Stadio Olimpico, domingo, 14,00 h

CAMPEONATO DAS AMÉRICAS
A surpresa da primeira jornada do Campeonato das Américas foi o empate da Argentina em Houston, frente aos Estados Unidos a 35 pontos, com os americanos a abrirem o marcador logo aos 12 minutos, e a chegarem aos 13-0 aos 13 minutos de jogo.
Reagiram os argentinos, e passaram para a frente aos 28 minutos (13-14), para os americanos responderem para os 16-14, e os argentinos a responderem e a chegarem aos -21 aos 65 minutos.
Logo de seguida a equipa da casa respondeu e passou para a frente aos 75 minutos, com o marcador a registar 35-28 a seu favor.
Mas o jogo não estava acabado, a Argentina conseguiu marcar aos 78 minutos e fechou o resultado nos 35-35.
Apesar de se saber que a Argentina não apresentava a sua principal formação, o resultado é claramente lisonjeiro para os Estados Unidos, que conseguem um resultado que poucos considerariam possível antes do encontro começar.

Em Langford o Canadá venceu o Uruguai por 33-17, numa partida que colocou frente a frente a pior e a melhor quinta classificadas da fase de grupos do Mundial de Londres.
Na verdade o Uruguai perdeu nessa altura os seus quatro encontros, com o pior saldo de pontos negativos (196) entre todos os participantes no Campeonato, e sofrendo 36 ensaios (foi das quintas, a equipa que mais ensaios sofreu), e o Canadá, perdendo também as quatro partidas, teve o melhor saldo de pontos entre as quintas classificadas (-73) e sofreu 16 ensaios, sendo também entre as quintas, quem menos sofreu.

Finalmente em Santiago do Chile o Brasil conseguiu um ponto de bónus que não era esperado, ao perder por escassos 25-22, o que lhe permitiu fugir ao último lugar da classificação, deixando a incómoda posição para o Uruguai.

Esta semana temos dois grandes encontros que vão colocar eternos rivais regionais frente a frente, com o Brasil a receber o Uruguai e os Estados Unidos a receberem o Canadá.

Fique com a classificação após a primeira jornada.


Próxima jornada, horas de Lisboa:
Brasil-Uruguai, Arena Barueri São Paulo, sexta feira, 22,00 h
Argentina XV-Chile, Estadio Bicentenario, San Juan, sábado, 21,00 h
Estados Unidos-Canadá, Dell Diamond, Round Rock, sábado, 24,00 h

Sem comentários: