6 de fevereiro de 2016

DERROTA DE PORTUGAL EM CLUJ DEIXA TUDO NA MESMA

Uma primeira parte em que o resultado favorável de 14-10 deixava tudo em aberto foi desmentida com um segundo tempo sem força para suster a superioridade romena, que logo no recomeço passou para a frente e não mais parou de marcar, quase sempre que teve a bola consigo, para passear até aos 39-14 finais..

Valeu-nos a pesada derrota da Alemanha em Tbilissi por 59-7, que assim se mantém a quatro pontos de Portugal, e com um diferencial de pontos e de ensaios muito pior que os Lobos - tudo em negativos, Portugal tem no acumulado dos dois anos, um diferencial de 73 pontos e sete ensaios, contra 184 e 28 dos alemães.

Estes valores são importantes, pois é possível que o rebaixamento seja decidido nos factores de desempate e então sempre é bom irmos na frente...

Causou alguma surpresa a ausência dos luso-franceses na equipa portuguesa, e seria interessante saber se essa ausência corresponde a uma opção técnica, a uma restrição financeira ou uma confusão de identidade, e independentemente da razão, interessa também saber se é uma decisão temporária ou permanente.

De qualquer forma temos que notar que já participaram dos trabalhos da selecção portuguesa esta época 87 jogadores, dos quais 25 deixaram de constar dos trabalhos com a entrada de Ian Smith, que por outro lado convocou 30 que não tinham trabalhado antes da sua chegada.
Deste grupo fizeram parte nove luso-franceses.

O CDUL com 18 jogadores e o Direito com 17, forneceram os maiores lotes para o contingente, mas o Cascais com 12, o CDUP com 10 e Agronomia com nove, estiveram também bem representados.
Belenenses com cinco, Académica e Técnico com três e Lousã com um, completam o plantel.

Vamos ver até final da época se chegamos aos 100, pois ainda falta incluir algum jogador do CRAV, para se dar a volta a toda a DH, e temos também a Primeirona a pedir assistência e compreensão...
Com os 87 jogadores chamados - sem contar com os que foram chamados aos trabalhos da selecção de sevens - devemos estar a procurar bater algum recorde.
Ou então vamos apresentar três equipas no próximo europeu...

A menos,claro, que estes 87 jogadores tenham sido chamados para observação, mas se assim foi o melhor é que essas observações sejam feitas nos jogos dos clubes, evitando assim que os cinco clubes mais solicitados sejam privados tanto tempo dos seus jogadores - só entre eles foram 66 jogadores...

A menos que a intenção seja substituir os clubes na preparação dos jogadores... Aí já se compreende...

GEÓRGIA ARRASA E ESPANHA FOI BUSCAR UM BÓNUS 
A Geórgia levou alguns minutos a aquecer os motores, os alemães entraram com todo o gás, e adiantaram-se no marcador.
Mas logo os donos da casa puseram ordem na reunião e marcaram nove ensaios contra um apenas dos alemães, para um resultado final de 59-7.

Em Sochi a Rússia sofreu para vencer, pois os espanhóis reagiram bem ao melhor começo da equipa da casa, e acabaram por merecer mais do que aquilo que conseguiram, ao perderem por 22-20.
Salvou-se o ponto de bónus e a certeza que a Espanha só está perto de nós na fronteira...

AS CLASSIFICAÇÕES
Como sabem ou deviam saber, em cada ano se disputa um Campeonato da Europa, mas para efeitos de despromoção conta o acumulado de dois anos, no caso 2015 e 2016.

Então para o Europeu de 2016 a Geórgia e a Roménia arrancam na frente com cinco pontos, seguidas da Rússia com quatro.
A Espanha ficou por um ponto de bónus e Portugal e a Alemanha dividem o porão sem pontos na tabela, apenas com os diferenciais de pontos e de ensaios a separá-las.

No acumulado a coisa pia mais fina, e se os Lelos vão destacados na frente com seis vitórias em seis jogos e 256 pontos, a Roménia leva 20 pontos e quatro vitórias, tantas como a Rússia que no entanto só acumula 17 pontos no total.
A Espanha está logo atrás com três vitórias e 15 pontos, com Portugal no quinto posto, uma vitória e cinco pontos, e a Alemanha na lanterna só com derrotas e apenas um ponto de bónus no registo.


Então vamos acompanhando Portugal, sempre com o rabo do olho nos alemães, para irmos sabendo se eles fazem a nossa parte ou não.
E já agora esperemos que os russos corrijam os seus defeitos e não se ponham a tremer frente aos alemães! Nesta altura temos todos que ser russos!

No próximo sábado os jogos serão os seguintes e veja no final o Boletim do jogo de Portugal:

Portugal - Geórgia em Lisboa;
Espanha - Roménia em Madrid;
Rússia - Alemanha em Sochi.


Sem comentários: