8 de fevereiro de 2016

PRIMEIRONA E JOGOS EM ATRASO FIZERAM O FIM DE SEMANA NACIONAL

A Académica de Coimbra foi a Arcos de Valdevez vencer por 6-29 e conseguir um ponto de bónus como recompensa dos quatro ensaios que marcou, para se aproximar do Belenenses e do CDUP, de quem a separam, respectivamente um e dois pontos na tabela classificativa.

O CRAV perdeu talvez a última oportunidade de reduzir a distância para a Lousã, e mantém-se com seis pontos a separá-lo do rebaixamento e com o tempo a correr contra o seu desejo de manutenção, já que em caso de igualdade pontual os beirões levam grande vantagem nos factores de desempate, com mais 69 no diferencial entre marcados e sofridos em pontos e 14 em ensaios, considerando que para igualar o seu adversário os arcuenses anularão a desvantagem em número de vitórias.

Com qualquer dos dois últimos a jogar duas vezes em casa e duas vezes fora de casa, com adversários com quem perderam os jogos da primeira volta, quase sempre cedendo pontos de bónus (a excepção foi a Lousã contra o Técnico em casa) e sem terem conseguido o bónus defensivo em nenhum dos casos, não vai ser fácil que haja qualquer alteração na tabela classificativa.

Veja o quadro completo dos resultados e a classificação actualizada da Divisão de Honra aqui.

O QUE FALTA JOGAR AOS DOIS ÚLTIMOS
JORNADA
RC LOUSÃ
CR ARCOS DE VALDEVEZ
CASA
FORA
CASA
FORA
17ª – 05 / 06 Março
---
Técnico
(9-18)
---
Cascais
(18-40*)
18ª – 19 / 20 Março
Agronomia
(10-37*)
---
CDUL
(10-74*)
---
19ª – 09 / 10 Abril
---
Direito
(7-50*)
---
Técnico
(17-29*)
20ª -016 / 17 Abril
Cascais
(3-62*)
---
Agronomia
(23-41*)
---
(Entre parênteses o resultado do jogo da primeira volta, sempre com o resultado de Lousã ou CRAV primeiro)

TAÇA DE PORTUGAL
A Lousã também jogou neste final de semana, mas a contar para a  4ª eliminatória da Taça de Portugal, recebendo em casa o Direito e perdendo por 8-48, e sendo assim eliminada da prova, em que Direito vai defrontar o Cascais nos quartos de final.


SEGUNDONA NORTE/CENTRO
Ainda no capítulo dos jogos em atraso o NR Lousã recebeu o Famalicão (por troca de jornada) e venceu com facilidade por 48-5, consolidando o seu quarto lugar na tabela classificativa, que pode ver aqui devidamente actualizada, juntamente com todos os resultados da prova.

NA PRIMEIRONA BENFICA E VITÓRIA SOBEM NA TABELA
Vencendo os seus compromissos frente ao Vila da Moita (*11-15) e ao Caldas (35-26), Benfica e Vitória de Setúbal subiram um lugar na classificação, com prejuízo para o CR Técnico que perdeu em Évora, e ocupa agora o último lugar do play off.

O Vila da Moita com o bónus conseguido, afastou-se mais do trio de baixo, que registou três derrotas sem qualquer bónus.

O São Miguel perdeu em casa com o líder Montemor por 24-46*, o Sporting no Estádio Universitário perdeu com o Santarém por 15-26, e o Caldas foi ao Jamor perder com o Vitória de Setúbal, como já referido, e mantiveram as últimas posições, e também as distâncias entre si.

O Santarém venceu o Sporting, mas sem bónus, pelo que perdeu um ponto em relação aos dois primeiros, mas aumentou a vantagem para o quarto, que era de sete pontos, já que o CR Técnico perdeu e quem ocupa agora o lugar é o Benfica, a oito pontos dos cavaleiros.

Montemor e Évora vencendo com bónus aumentaram a vantagem na frente, mantendo a diferença de nove pontos entre ambos.

Apesar de ainda faltarem seis jornadas para o final começa a ser clara a separação entre os dois primeiros e os quatro que disputarão a pré-eliminatória do play-off, e entre estes e os restantes quatro da tabela, faltando apenas saber se o Caldas conseguirá ou não recuperar os três pontos que o separam do Sporting, fugindo assim à despromoção.


Sem comentários: