25 de fevereiro de 2016

RUGBY EM PORTUGAL A MEIO GÁS, COM OS OLHOS EM HANOVER

Enquanto a selecção nacional disputa em Hanover o mais importante jogo da sua temporada, que pode garantir a permanência na Divisão A do Europeu das Nações, ou colocar os portugueses à beira da Divisão B, em Portugal a Primeirona retoma o seu curso e a Segundona tem mais uma jornada.

A Divisão de Honra continua parada, regressando no próximo final de semana, mas a Taça de Portugal apurou os seus finalistas na semana passada, com Agronomia e Direito a chegarem ao jogo mais desejado.


Agronomia e Direito serão os finalistas da Taça de Portugal que se realiza no dia 25 de Março, depois de terem vencido o Belenenses (30-23) e o CDUL (16-3), respectivamente, e a sua presença pode constituir tudo, menos novidade.
Agronomia já disputou 15 finais das quais venceu nove, sendo conjuntamente com o Benfica quem mais Taças colecciona.
O Direito esteve presente em 13 finais, nas quais levou o troféu oito vezes, ocupando o lugar imediatamente a seguir a Agronomia e ao Benfica, em igualdade de circunstâncias com o CDUL.
As duas finalista de 2016 já se encontraram em finais em três ocasiões, com os advogados a vencerem em duas delas.
Confira estes dados e todos os que dizem respeito aos vencedores e finalistas da Taça de Portugal na página que dedicamos ao histórico da competição.

PRIMEIRONA
O fim de semana fica marcado por mais uma etapa da Primeirona, a 13ª das 18 que compõem a prova, e se não se vão verificar alterações nas três primeiras posições da tabela, os resultados da jornada podem provocar mudanças em todas as outras posições.

Dos três últimos apenas o Caldas defronta um dos três primeiros, o Évora, em casa, mas se a vitória não é o resultado mais provável, a vontade de anular a pequena vantagem de três pontos que o Sporting tem sobre os caldenses pode ser um forte estimulante.

O Sporting, por seu lado está a quatro pontos do São Miguel, e isso pode ser um extra na vontade de vencer o Benfica, que segue na quarta posição e se não vencer corre o perigo de descer um ou dois postos na tabela.

Finalmente o São Miguel tem o Vila da Moita apenas três pontos à frente, e vai defrontar o CR Técnico, sexto da tabela, nas Olaias, e também não reúne o favoritismo para a vitória.

Nas duas restantes partidas o líder Montemor recebe o sétimo da tabela, o Vila da Moita, e deve vencer a partida sem dificuldades de maior, enquanto o Santarém vai ao Estádio Nacional por troca de jornada, defrontar o Vitória de Setúbal numa partida entre terceiro e quinto, teoricamente a mais equilibrada de quantas se realizam no fim de semana.

Veja a relação dos jogos e a classificação na página que dedicamos à competição.

SEGUNDONA
A Segundona continua a brilhar com especial destaque para a luta sem tréguas que os primeiros da Zona Norte/Centro disputam para garantir as duas posições que dão acesso aos jogos finais, e se o Bairrada conseguiu descolar do Guimarães, já este foi apanhado pela Agrária, e apenas dois ensaios os separam na classificação geral.
Este fim de semana Bairrada e Agrária jogam entre si, e quem pode beneficiar mais com este embate é o Guimarães, que sendo favorito ao receber o Famalicão, pode segurar um dos dois primeiros lugares.
Comentário detalhado no texto de José Silva de ontem.

Na Zona Sul/Lisboa o Loulé continua imparável na sua caminhada apesar de já não jogar desde 23 de Janeiro e só voltar a jogar no dia 5 de Março, com o Borba à procura do seu primeiro apuramento para a fase final, no que está bem posicionado neste momento, com três pontos de vantagem sobre o segundo, a FC Tecnologia, mas com menos um jogo que os tecnológicos, e defrontando este fim de semana o Belas em casa.
Uma vitória dos alentejanos coloca e equipa quase, quase na meia final, e pelo que se tem passado na prova, tudo leva a crer que isso irá acontecer.

A FCT não joga este final de semana e Ubuntu com nove pontos na tabela e o United XV sem nenhum ponto - o único que tinha foi-se com a falta de comparência frente ao Loulé - não constituem ameaça para os da frente, mas o embate entre os dois últimos merece uma vista de olhos.
Vejam o quadro completo dos jogos do fim de semana na nossa página Fim de Semana Oval.

Sem comentários: