23 de abril de 2014

PRIMEIRONA ENTRA NOS JOGOS DE MATA-MATA

Terminada a Fase de Apuramento do Nacional da 1ª Divisão, entramos agora nos jogos de eliminação directa, nos quais quem perde faz a mala e entra de férias.

São três fins de semana, que começam no sábado, com os jogos entre Évora e Sporting (3º contra o 6º), e Benfica e Setúbal (4º contra 5º), que vão apurar as equipas que se deslocam aos campos do Groundlink Caldas e da Lousã, respectivamente, para as meias finais que se disputam no fim de semana de 3/4 de Maio.

Já o dissemos anteriormente e voltamos a dizê-lo agora, não gostamos do sistema de Play Off, seja em que escalão for, quando se trata de uma competição disputada a duas voltas, em que todos jogam contra todos - na verdade é uma prova de regularidade, que deveria premiar aquela equipa que melhor se comportou no conjunto da época.


Compreendemos que, por questões extra desportivas, seja aconselhável que existam provas com esta fase de eliminação directa, quando dela se retire uma evidente vantagem comercial ou de divulgação da modalidade, como pode ser o caso da Divisão de Honra, mas a menos que me demonstrem na prática, que isso acontece em relação à 1ª Divisão, e eu possa no dia 10 de Maio assistir ao jogo da final da Primeirona confortavelmente sentado em minha casa, bebericando uma cerveja estupidamente gelada, e saboreando um conjunto variado de tira-gosto, não vejo qualquer razão para que esta fase deva existir.

Espero que se possa acabar com ela no futuro, e que a vencedora do Campeonato seja a equipa mais regular, e não aquela que soube manter-se entre os seis primeiros e que, tirando partido de factores momentâneos, acabe por levar o troféu para casa.

Mas este ano é o que está no Regulamento e portanto, vamos a isso!


Os 30 pontos que separaram as equipas no fim da Fase de Apuramento podem induzir a que os comentadores considerem favas contadas a vitória do Évora, mas a verdade é que no jogo da segunda mão, realizado praticamente um mês atrás em Évora, por troca da ordem dos jogos, os chaparros não conseguiram melhor que uma vitória por um ponto apenas, o que pode querer dizer que existe, nesta altura do ano, um maior equilíbrio entre as equipas.
Mas a verdade é que também foi na ponta final da Fase de Apuramento que a equipa alentejano assegurou a terceira posição, e que apenas não venceu, durante o ano, as duas primeiras equipas da tabela.
Os leões, pelo seu lado não pareceram terminar a Fase de Apuramento da melhor forma, e nas duas últimas partidas sofreram uma pesada derrota frente à Lousã, e conseguiram uma escassa vitória frente à rebaixada Agrária.
Vantagem, embora sem grande margem, para o Évora, que deve conseguir a passagem à meia final.


O Benfica venceu o Vitória de Setúbal no jogo da segunda mão realizado há cerca de dois meses, com alguma facilidade, e apesar das derrotas que sofreram nas duas últimas jornadas (Lousã e Évora) conseguiram nas duas jornadas anteriores duas folgadas vitórias, conseguindo marcar nesses encontros 22 dos seus 84 ensaios.
O Setúbal terminou num misto de pesadas derrotas com os da frente, e uma boa vitória perante a Agrária ornamentada com a obtenção de sete ensaios, na tarde mais produtiva da equipa em toda a Fase de Apuramento.
Um jogo com o favoritismo da águia, mas em que os sadinos podem criar muitos problemas.

8 comentários:

Anónimo disse...

vamos ver se com ou sem árbitros...vem aí nova greve!

Anónimo disse...

não houve troca de calendário no cre-sporting. o jogo da 2ªvolta foi em Lisboa.

Manuel Cabral disse...

Quanto à questão dos árbitros, convém esclarecer que não existe nenhuma greve em perspectiva, embora, porque os pagamentos das deslocações estão atrasados, haja alguns árbitros que se recusam a arbitrar fora da sua zona de residência...
Vamos aguardar esperando que a situação se resolva...

Quanto à questão do local do jogo Évora-Sporting da segunda volta, ele teve de facto lugar em Lisboa, no EUL. Pelo erro pedimos desculpa.

Anónimo disse...

Espero que todos os jogadores que até agora representaram a Seleção Nacional de SEVENS em todos os torneios do Circuito Mundial disputado este ano, façam os dois últimos torneios no fim de semana de 3 e 4 de Maio e de 10 e 11 de Maio , a não ser que estejam lesionados e se assim for não poderão fazer tb nestes fins de semanas os jogos que faltam pelas suas equipas, a bem do RUGBY NACIONAL.

Anónimo disse...

Uma pergunta ao anónimo das 23h38m está disposto a contribuir monetariamente para uma equipa de Sevens profissional? está disposto a contribuir monetariamente para que todos os jogadores vão aos torneios que faltam?
Como é que pode exigir a jogadores amadores, que trabalham, que têm negócios, que estudam que vão a todos os torneios?
Sabe quantas semanas são o circuito de sevens? pelo 11 semanas, quantas pessoas se podem dar ao luxo de faltar ao trabalho, á escola ou aos seus negócios durante 11 semanas num ano?

Para além disso estive a ver e calendário e nem sequer existem jogos da DH no fds de 10 e 11 Maio.

Quando os jogadores são amadores não se pode exigir nada, que envolva mais do que o seu próprio tempo. Não se pode exigir que faltem ao trabalho (porque podem ser despedidos), ou que faltem á escola (isso seria do mais anti-espirito do Rugby).

Os adeptos do Rugby, provavelmente aqueles que nunca jogaram, devem ser um pouco mais comedidos no que exigem ou não aos jogadores.

Anónimo disse...

a Lula está de volta:

SL Benfica - Vitória de Setúbal

encarnados embalados com o titulo do futebol vão esmagar os meus primos do choco frito. vitória do slb acima dos 40 pontos

CR Évora - sporting

alentejanos vão passear na sua planície. os gatinhos de alvalade, que nunca justificaram qualidade para estar neste play- off, vão ser cilindrados para mais de 60 pontos e vão despedir-se do campeonato e quem sabe da modalidade...

PLAY-OFF SEM HISTÓRIA

Anónimo disse...

Rapazito das 24 de Abril de 2014 às 11:59.
Nem sei como é que um comentário como o teu passou o filtro de comentários impróprios, mas pronto.
Isto não é futebol, ok? Aqui ninguém se entusiasma resultados que não seja do DESPORTO, RUGBY.
Mais respeito pelo Vitória de Setúbal e o Sporting.
Não sei que campeonato andas a ver, mas os 6 apurados; são TOTALMENTE justos.

Anónimo disse...

De vez em quando o MdM faz bem deixar passar este tipo de bocas. Todos entendem que são feitas por miudos e no mínimo descongestionam um bocado a tristeza actual do rugby português.