11 de abril de 2014

TANTA COISA POR DECIDIR A TRÊS PASSITOS DO FIM…*

* António Henriques
Com o final da fase regular cada vez mais próximo – já só faltam três rondas… – chegou o tempo das grandes decisões numa classificação onde apenas o Belenenses tem já a sua posição completamente definida: será 5.º nem que chovam picaretas.

Ora na jornada deste fim-de-semana, a 18.ª, que contempla – pela última vez na época – duelos entre equipas do mesmo grupo, registando-se folgas para CDUL e Montemor, ficando assim finalmente todos os concorrentes com igual número de jogos efetuados, todos os resultados importam, em especial no pormaior da obtenção de pontos de bónus (atacantes ou defensivos) que, como as coisas estão, poderão vir a revestir-se de enorme importância.

Ou seja, toca a marcar ensaios, que vocês precisam … e a malta gosta. Ok?

Eis o programa completo da ronda, que terá três partidas no sábado e uma no domingo.



BELENENSES-AGRONOMIA (Restelo, 15.00)

Depois de duas derrotas nas últimas três partidas frente a adversários diretos, Agronomia desceu de supetão para o 4.º lugar, mas face ao que por aí ainda falta disputar, certamente que a equipa de Murray Cox não terá deitado a toalha ao chão na procura de uma posição melhor na tabela.

Mas para isso os homens da Tapada, que surgiram sábado, em Monsanto, com claro défice físico – é mesmo um problema grave quando se aproxima a fase decisiva da época ou terá a ver com a intensidade de cargas com vista aos jogos de mata-mata? – terão que melhorar, em especial aumentando a dinâmica do seu pack avançado permitindo soltar as amarras das sua rápidas linhas atrasadas, do melhor que por aí há no rugby indígena.

Quanto ao Belém – ancorado no 5.º lugar dado os 16 pontos a menos e outros tantos acima das equipas colocadas, respetivamente, à sua frente e logo atrás –, o encontro só servirá para afinar procedimentos e melhorar alguns departamentos do seu jogo, pois a última atuação da equipa de Francisco Borges, nas Olaias, apesar da derrota (com um bocado de azar à mistura…), já mostrou que há que contar com os azuis para as decisões finais, apesar do papel subalterno que têm desempenhado ao longo da temporada.
Como nota final refira-se que este duelo entre vizinhos próximos pode mesmo constituir um bom ensaio e um apalpar de pulso para o provável encontro nos play-off, dentro de cinco semanas. 
Basta que as duas formações mantenham a atual classificação…



TÉCNICO-ACADÉMICA (Olaias, 15.30)

Antecedendo as duas complicadas ‘finais’ que terão que disputar nas derradeiras jornadas contra CDUL e Direito, os engenheiros recebem a Académica tentando aumentar a sua impressionante série de invencibilidade – que data de 5 de Outubro do ano passado! 
Os líderes da DH são, obviamente, favoritos, mas não deverão contar com tantas facilidades como as que desfrutaram no sábado diante do Cascais (65-0!). 
Na 1.ª volta venceram em Taveiro (5-2 em ensaios) e novo ponto de bónus atacante poderá vir a mostrar-se decisivo para a entrada direta nas ‘meias’, que tem tudo para ser mesmo dirimida por um ponto a mais ou a menos. Olhem bem para a tabela classificativa…
Os pretos, que folgaram na passada semana, estiveram muito bem no último jogo (concludente vitória caseira sobre o CDUP), o que lhes permitiu subir ao 6.º lugar, três pontos acima da equipa da Linha (graças precisamente a três pontos de bónus atacante, já que o registo de vitórias e derrotas é semelhante entre ambas as formações) e vão chegar às Olaias moralizados pelo provisório acesso ao restrito grupo das equipas que irão discutir o título nos play-off. 
Será suficiente para evitar a derrota? Um abismo de 42 pontos e nove desaires de diferença entre as duas equipas fazem-nos crer que não…



CASCAIS-CRAV (Guia, 15.30)

À mesma hora, o Dramático vai ter que fazer pela vida se quiser aproveitar uma eventual derrota da Académica nas Olaias para, ganhando, recuperar o seu estatuto de equipa de play-off a duas jornadas do fim. 
Ora tendo ainda em vista que um dos dois únicos triunfos dos minhotos na prova surgiu precisamente no encontro da 1.ª volta (20-11), a equipa da casa quererá pela certa vingar-se desse resultado negativo. 
E ainda para mais deverá contar com um CRAV ainda muito desfalcado nas linhas atrasadas – mas que sabe que, saindo da Guia a zero, será igualado pelo Montemor, pelo que levar qualquer pontinho que fosse para Arcos de Valdevez saberia… a presença na final da Heineken Cup.




CDUP-DIREITO (domingo, Leça da Palmeira, 14.00)

Depois de uma exibição frente ao CDUL uns bons furos acima do que vinha produzindo – já será mãozinha do terceiro treinador da época, Joaquim Ferreira, que dirigiu o seu segundo jogo como responsável técnico dos seniores? –, o CDUP volta a receber um peso-pesado do nossos rugby para o qual, de momento, não nos parece ter pedalada para enfrentar olhos-nos-olhos. 
Pedro Ávila (martirizado por meses e meses de competição nas seleções sem qualquer paragem) continuará ausente, o que diminui desde logo o potencial da jovem equipa portuense. 
Que, faltando defrontar os dois últimos, Montemor e CRAV, ainda pode sonhar – até por que Académica e Cascais terão duas jornadas finais complicadas – com presença nos play-off…
Já do outro lado estará um Direito que, como é habitual todos os anos, floresce com a chegada da Primavera e, como bom predador, apura os sentidos com o forte aroma dos duelos decisivos que se avizinham no final da temporada, onde sempre se sente nas suas ‘sete quintas’. 
Reparem só que nas últimas três jornadas alcançou 22 ensaios e concedeu… um. 
E se a avançada continuar com a capacidade destruidora patenteada frente a Agronomia, o pack do CDUP vai ter um dia complicado no escritório, como diriam os nossos amigos ingleses.


1 comentário:

Anónimo disse...

E sobre o play-off da descida nada?

Nem uma palavrinha?

Alias parece que a FPR continua a assobiar para o lado como se nada fosse.

Estarao esperando a ultima jornada, para anuciarem as 4 equipas de baixo, tipo kinder surpresa, que vao ter de fazer mais uns joguinhos para ver que regressa a 1 Divisao?