15 de abril de 2014

EMOÇÃO ATÉ AO FIM EM JOGO ENTRE GRANDES EM GUIMARÃES *

* José Silva

E no fim de semana em que as equipas do grupo Norte/Centro da 2ª divisão ficaram a saber que para o ano terão a companhia da Escola Agrária de Coimbra, que ficando em último lugar na Primeirona desce automaticamente de divisão, em jogo atrasado da 10ª jornada os bravos de Guimarães asseguraram o 1º lugar do Grupo o que lhes dá a vantagem de defrontar o segundo classificado da Zona Lisboa/Sul, sendo o derradeiro jogo em Guimarães.

O jogo que deveria ter lugar em Braga foi adiado, a pedido do Tomar, pelo que teremos um final de campeonato cheio de remendos de última hora…

                                                                         
                                     
Jogo em atraso da ronda 10 que opunha os dois primeiros (classificação Oficial) e que poderia decidir algumas coisas.
Fica para já decidido que o Guimarães será primeiro do grupo Norte/Centro jogando a meia-final com o 2º classificado do grupo Sul/Lisboa
O Famalicão consegue um ponto bónus defensivo, que não sendo fundamental retira alguma pressão para o último jogo pois basta-lhes ganhar por 1 ponto para assegurarem o segundo posto e o acesso à outra meia-final.

Grande jogo em Guimarães, com emoção até ao fim. 

Dizem-nos da Cidade Berço;

“Todas as previsões apontavam para um grande jogo de rugby, que colava frente-a-frente o primeiro e segundo classificado do campeonato nacional.
Com ambas as equipas a terem que pontuar, os Bravos de Guimarães para garantirem o primeiro lugar e os de Famalicão para conquistarem um lugar nas meias finais, foi o ingrediente mais que suficiente para apimentar o
espetacular jogo do fim-de-semana.
Os visitantes entraram melhor na partida, e depois de uns minutos muitos disputados na zona central do terreno, o Famalicão acabou por marcar e converter o primeiro ensaio, que viria a ser o rastilho para um jogo com vários momentos de festejos para as duas equipas, já que, praticamente de seguida, os Bravos, num ensaio de belo efeito das linhas atrasadas, empataram a partida. Até ao intervalo as equipas voltaram a marcar e levaram para o recomeço da partida o marcador empatado a 14 pontos. 

A segunda parte prometia bastante, e as duas equipas não decepcionaram os que se deslocaram até às Pistas Gêmeos Castro. 
À semelhança do que acontecerá na primeira parte, os visitantes entraram melhor, e fruto de um jogo sobretudo a passar pelo pack de avançados, conquistaram uma penalidade que os colocou numa vantagem de três pontos. 
De imediato o GRUFC subiu no terreno e contra a corrente de jogo, graças a uma jogada imprevisível, o
Famalicão voltou a chutar ao postes, desta vez com recurso a um drop, e ampliou a vantagem para 14-20. Mas o melhor ainda estava para acontecer, com apenas alguns minutos para jogar, e depois de o jogo já só ter um sentido, os homens de Guimarães, com uma atitude de verdadeiros jogadores de rugby, acreditaram até ao final que podiam vencer, e, em cima do apito final, numa jogada cuja bola passou por praticamente toda a equipa, chegou ao ensaio, colocando o jogo em 19-20. 

Cabia a Tiago Miranda, que não estava a ter uma tarde feliz, tentar a conversão do ensaio (com um chuto aos postes) e dar a tão desejada vitória à sua equipa. 
E, num chuto de extrema dificuldade, e em cima do apito final, o pontapeador não acusou a pressão e ofereceu aos Bravos de Guimarães mais um vitória contra o seu maior rival.
Com este resultado, 21-20, o GRUFC, que já estava com um lugar garantido nas meias finais, confirmou o primeiro lugar do campeonato e, caso vença o último jogo da fase regular, contra equipa de Rugby de Tomar, dia 3 de
maio, às 15h30, nas Pistas Gêmeos Castro, passa a ser a única equipa do campeonato nacional da zona norte que só conhece o sabor da vitória.”

E a visão do Famalicão;

“Após este jogo, não tenho duvidas, o CRF quer pelo terceiro ano consecutivo o acesso aos playoff’s e tudo fez este jogo para que tal acontecesse… embora tenha ficado adiada essa garantia matemática para o jogo contra o Aveiro, ficou um pouco menos difícil, pois já não precisamos de 5 pontos (vitoria com ponto bónus), mas sim 4 pontos em nossa casa com o nosso publico, não tenho duvidas ao afirmar que mostraremos nos próximos 80 minutos dentro de campo, que queremos ser a única equipa que nas ultimas 3 épocas esteve nos playoff’s:
- 2011/2012 – Agrária, Loulé, FCT e CRF
- 2012/2013 Sporting, São Miguel, CRF e Guimarães
- 2013/2014 – Vila da Moita, Guimarães, ?, e ?).
Quanto ao jogo propriamente dito, o CRF entrou muito forte, e aos 6 minutos marcaria o primeiro ensaio, infelizmente no drop de recomeço do jogo, um pilar do CRF sai lesionado, tentamos rapidamente compensar a equipa, mas não o conseguimos, fruto também de mais duas lesões ainda nos primeiros 40 minutos, o nosso numero 9 e o nosso numero 6, e em duas distracções bastante infantis do CRF o Guimarães marca 2 ensaios convertidos aos 14 e aos 32.
Na primeira parte e nos instantes inicias da segunda o CRF tem mais duas contrariedades, pois perde de uma assentada o capitão e um dos vice capitães, o capitão porque leva um amarelo aos 36 minutos e novamente aos 50 (amarelos exemplarmente mostrados pelo arbitro, que fez a meu ver uma grande arbitragem num jogo bastante disputado, salvo um ou dois erros normalíssimos) e o vice por lesão, felizmente todas estas lesões são pouco graves, tirando talvez a do pilar que poderá demorar um pouco mais na recuperação. Ao intervalo o resultado era de 14-7.
Posto isto, e daí vem tudo o que acima escrevo, o CRF com 14 jogadores durante praticamente 50 minutos e com as contrariedades das lesões, uniu-se, e foi para cima do Guimarães, cumprindo exemplarmente o pretendido, e virando o resultado para 14-20, fruto de um ensaio convertido, uma penalidade (infelizmente o chutador do CRF esteve ao contrario do costume em dia não e falhou duas penalidades praticamente em frente aos postes, mas que grande jogo tirando isso que fez este jogador Miguel Maia) e um drop, tendo estado nesta altura muitas vezes perto de marcar mais ensaios.
Após a penalidade em que o CRF faz o 14-20, aos 77 minutos, nesse mesmo pontapé de recomeço, o CRF já “estourado” fisicamente, fruto das contrariedades acima descritas, não recepciona em condições o drop de recomeço, mesmo assim tenta remendar o erro, obrigando o Guimarães a montar sucessivas fases de jogo, contudo o Guimarães, consegue manter sempre a posse de bola e marcar o ensaio junto a bandeirola, convertido exemplarmente pelo seu chutador, fixando o resultado final em 21-20.
Julgo que não mentirei, quem no Sábado se deslocou a Guimarães, saiu contente, viu duas equipas que se respeitaram e que tudo deram pela vitória. Parabéns aos jogadores e ao publico, o Rugby no Norte está a crescer e este jogo é a prova disso. Parabéns ao GRUFC pelo acesso em 1º lugar aos playoff’s.”

4 comentários:

Jojo disse...

Votos de que as lesões do Famalicão sejam rapidamente ultrapassadas, ara bem dos atletas e clube... contra quem o São Miguel se bateu no ano passado e cuja atitude foi de louvar, cá os esperamos na 1ª Divisão, sem menosprezo pelos outras equipas que disputam o playoff! Abraço!

Anónimo disse...

Não foi contra o Famalicão que o São Muiguel se bateu no ano passado e cuja atitude foi de louvar

Vimaranes disse...

Caro Jojo confundir o Guimaraes com o Famalicao e um bocadinho mau demais e mostra algum desconhecimento dos jogos do seu clube e dos clubes do Norte!

Mas com certeza o Guimaraes, para o ano voltara a refrescar-lhe a memoria ao enfrentar o seu Sao Miguel na Primeirona!

Anónimo disse...

O Famalicão ou tem muitos jogadores ou então as lesões são nunca são graves... os comentários do treinador anda sempre à volta do mesmo, será que nunca há mérito de quem ganha e/ou demérito de quem perde!?
Cheira a desculpas...