2 de abril de 2014

BOLAS CURTAS OU BOLAS FORA?

Continua o descaso federativo em relação às competições nacionais, e quanto mais "regionais" elas são, pior a situação.

São 19,30 h do dia 2 de Abril, em Lisboa, e a Federação Portuguesa de Rugby ainda não conseguiu - ou simplesmente não se preocupou - informar o que se passou no sábado, dia 29 de Março, no que diz respeito aos jogos da 2ª Divisão, Zona Sul/Lisboa.


Nem um resultado - claro que adivinhamos que a culpa seja de outro alguém, pois como habitualmente, a gestão federativa nada sabe, nada viu e nada ouviu... - nem, por tabela, a classificação actualizada...
Já o dissemos várias vezes, mas devemos estar enganados - a FPR deve ou não preocupar-se com o rugby nacional?
Nós achamos que sim...

O Técnico não está nada satisfeito com a situação decorrente da falta de comparência que lhe foi atribuídaDefenderá, portanto, os interesses do clube em todas as instâncias com autoridade sobre o rugby português, quer nacionais (Governo e Tribunais) quer internacionais (FIRA-AER e IRB) para esclarecer se se aplica ou não ao rugby português a legislação nacional e comunitária que proíbe a discriminação contra atletas comunitários e para ser, em consequência, ressarcido dos prejuízos decorrentes.
no jogo com o Belenenses, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal e
É o efeito ricochete de uma aventura legisladora da direcção federativa, que vai dar ainda muito que falar, em claro prejuízo do bom nome da modalidade...


A propósito disto convém ter presente que o Regulamento Geral de Competições que a direcção federativa anuncia como válido para a época 2014-2015, mantém a obrigatoriedade de apresentação em campo, por parte da cada equipa, de pelo menos 12 jogadores elegíveis para as selecções nacionais, pelo que se depreende que no respeitante ao caso do Técnico, a exclusão dos jogadores comunitários não foi nem acidental, nem inocente, e é natural que esse facto traga mais problemas para o rugby nacional a curto prazo.
Afinal a legislação nacional e comunitária impede ou não esta discriminação?


Ainda falando de Regulamentos, verifica-se pela leitura do que o site federativo publica, que os ditos da
Divisão de Honra são os mesmos que o Conselho de Justiça afirmou que não estavam em vigor, pelo que se aguardam as reacções do clube que ficar classificado na última posição da Fase de Apuramento, quando quiser disputar os play off do rebaixamento e lhe disserem que essa coisa do play off era a brincar, e que o melhor é esquecerem isso - vai lá para a 1ª Divisão que aqui não tens lugar.
Mas como provavelmente o clube em questão - seja ele qual for - representa mais do que a si próprio, sendo uma referência para a sua região de origem e um exemplo para a sua juventude, adivinha-se mais uma situação complicada para resolver, que se irá arrastar e prejudicar o rugby nacional por muito tempo.


9 comentários:

Anónimo disse...

E tem toda a razão o MdM.

Segundo o Acórdão do CJ da Federação, as alterações ao Regulamento da divisão de honra que a FPR queria aplicar esta época, só podem aplicar-se em 2014/15.

Ora, com tanto assessor, diretor, diretores técnicos, todos a troca de vencimento mensal (incluindo o próprio Presidente), ainda ninguém teve o bom senso de comunicar isto aos clubes ou colocar umas palavrinhas no site?

Estão à espera que quando se cumprirem todas as jornadas se cumpram, o último classificado venha reclamar que tem de haver um play-off para a descida?

Das duas uma,ou são masoquistas, ou incompetentes!

Por mim, aposto na segunda hipótese.

Anónimo disse...

Caro MdM,

Lá diz o ditado, cada tiro, cada melro!

Parece que hoje os clubes receberam por e-mail uma comunicação sobre a forma de subida e descida das equipas ao Grupo A e B do CN de Sub-18.

Lá fomos verificar e o Regulamento é mais um pérola...

Além de ser omisso sobre o assunto, o seu artigo 1º diz que o Campeonato é disputado em 2 grupos, A e B.

Porém, diz o artigo 2.º que «O Campeonato Nacional Sub-18 Grupo A será disputado por dez (10) clubes. O Campeonato Nacional Sub-18 Grupo B será disputado pelos restantes clubes inscritos.».

Mas, quais são esses 10 clubes, os que foram mais rápidos a inscrever-se, tipo Lucky Luke? O 11º a inscrever-se, azar, vai parar ao Grupo B?

Mas depois, efetivamente, nada se diz, ou seja, os 10 do Grupo A terão uma vida descansada e o 1º do Grupo B nunca poderá aspirar a jogar no Grupo A.

Esquecimento? Incompetência?

Curioso é que só agora venham informar os clubes de como se sobe e desce! Resta saber como é que os clubes vão aceitar mais esta comunicação, pois não terá validade jurídica!

Mais curioso ainda é no artigo 12 se regular a situação de jogos que envolvam entradas pagas ou transmissões televisivas e suas receitas!...

Pois é, dá vontade rir (ou de chorar), se não tivesse lido não acreditava.

Entradas pagas...

Transmissões televisivas nos jogos dos sub-18! Só se for no Canal Panda!

Manuel Cabral disse...

Por acaso, perto das 4 horas da manhã, foi publicado no site da FPR o resultado do Vila da Moita-Belas...
Infelizmente ainda nada sobre o Sobredense-FCT ou o Borba-Técnico B...

Manuel Cabral disse...

Por acaso, perto das 4 horas da manhã, foi publicado no site da FPR o resultado do Vila da Moita-Belas...
Infelizmente ainda nada sobre o Sobredense-FCT ou o Borba-Técnico B...

Anónimo disse...

É para mostrar que na FPR se trabalha até tarde em prol do rugby e que os salários são perfeitamente justificados :)

Anónimo disse...

Só encontrei referencia ao resultado do 1º jogo de Portugal no Torneio Cross Border na pagina oficial da FPR no FB.
Será que e é esta a nova maneira de comunicar da FPR.
Já agora alguém sabe marcha do resultado e marcadores

Anónimo disse...

e o Sobredense-FCT teve arbitro, imagino se não tivesse.

Anónimo disse...

É óbvio que o Técnico vai até às ultimas instâncias porque a razão lhe assiste, o que vai provocar que esta taça de Portugal nunca vai ser homologada. Esta azia do sr.Silva para com o Técnico é visceral. Gostava de ver se ele tem coragem para atribuir também faltas de comparência em todos os jogos da DH, pois se o regulamento geral de competições é valido para a taça também será válido para o campeonato, não é assim sr.Silva?

Anónimo disse...

Caro Manel, tudo isto me faz lembrar as noites da má língua na Sic. As coisas não estão bem quer a nível internacional, quer a nível nacional, quer na arbitragem, quer nos serviços administrativos da FPR. Quando aqui escrevi que o Engº Amado da Silva se preparava para branquear todas as situações, eis que surge uma carta enviada aos Clubes e um assumir, perante alguns, de situações menos próprias nos dinheiros federativos. Para mim é claro que ele não quer sair da FPR. Vai fazer o quê? Reformado agarrou-se à Direção da FPR com unhas e dentes. Fique ou não fique a ideia que lancei de um Encontro Nacional de Rugby, é cada vez mais pertinente. Até o João Ataíde concorda. Se nada for feito vamos continuar no mesmo marasmo, nada se vai alterar. Encontro Nacional já...Abraço Kiko Pimentel.