14 de abril de 2014

TEMPO DE DECISÕES E LE ROUX AGRADECE E FICA *

* Ricardo Mouro
Falta apenas três jogos para os play offs de apuramento de campeão e a tabela na Premiership continua com muito para decidir na primeira metade, no lado oposto o Worcester continua a precisar de um milagre para evitar a despromoção na luta directa com o Newcastle.

A jornada 19 teve muitos pontos marcados e muita cartolina mostrada com um embate entre os dois primeiros como cabeça de cartaz.

Mas acabou por ser o derby entre Gloucester e Bath que roubou as atenções do fim de semana.

Na Sexta Feira a equipa do momento em Sale recebeu os Quins que estão um passo atrás na luta do playoff, foco em Cipriani e Evans maestros nas suas equipas e ambos trocaram truques de magia com o
inglês a criar o primeiro ensaio para o seu ponta Brady.
Evans respondeu a esburacar a defesa dos tubarões e a sprintar para o ensaio.
Os Quins puxaram dos galões e Danny Care como muitas vezes fez, só precisou de meio segundo e alguns centímetros à volta de um ruck para escapar aos defesas e ensaiar, Sam Smith e Maurie Fa'savalu garantiram o ponto bónus.
Os Sharks viram um ensaio anulado pelo TMO mas não desistiram e garantiram um ensaio de penalidade por um maul derrubado em cima da linha de ensaio, final 12-27 encurta as ambições do Sale no playoff enquando os Quins esperam pelo resultado de terceiros.

No Sábado o "derby do Oeste" disputado em Gloucester contra o Bath foi um jogo nervoso, nem sempre bem jogado e que acabou em polémica fazendo correr muita tinta.
O Gloucester acabou com 11 jogadores em campo após o árbitro Tim Wigglesworth ter mostrado 7 cartões durante o encontro.
Twelvetrees com a camisola 10 meteu os primeiros pontos no marcador e trocou penalidades com Ford para o 9-6 ao intervalo quando o Bath já só tinha 14 em campo e teve dois jogadores amarelados na primeira parte.
Com o reatamento as coisas começaram a ferver, primeiro foi o pilar  do Gloucester Puafisi a ver um vermelho por uma placagem desastrada que ia decapitando Abendanon e depois Attwood do Bath viu um amarelo e durante a sua ausência o Gloucester ensaiou e pôs-se em vantagem com 17-11.
Os cherry whites seriam castigados com mais dois amarelos em dois minutos e as formações ordenadas foram não contestadas apesar de Dan Murphy estar no banco as leis "health and safety" dizem que o pilar é especialista do lado esquerdo e era perigoso para o inglês alinhar do lado direito.
O Bath através de um maul aproximou-se do ensaio que o Gloucester derrubou e do resultante ensaio de penalidade o campo transformou-se num ringue da WWF após Travis Knoyle decidir ajustar contas com Leroy Houston.
Ford manteve-se calmo e sereno para converter para a vitória, 17-18 e manter o Bath nos quatro primeiros.

O Leicester está em modo "pós 6 Nações" e vai varrendo tudo o que aparece, a jornada passada foram os
seus arqui-rivais Saints e neste Sábado não tiveram problemas em afastar os Wasps do caminho.
Com Tuilagi a recuperar a sua melhor forma o jovem inglês marcou dois ensaios onde dois, três adversários não são capazes de o parar, Goneva adicionou mais um para saltar para o topo da tabela de mais ensaios marcados com David Melée a garantir o ponto bónus após um maul.
Os Wasps ainda estiveram em vantagem na primeira parte após um belo ensaio do asa Guy Thompson mas só voltariam a alterar o marcador já nos 10 minutos finais com Daly e Tom Bell a combinarem para mais um toque de meta, final 27-15.

O Sábado fechou com o Worcester a receber o Exeter e apesar de demonstrar melhorias no jogo ofensivo
a organização defensiva foi destruída pelo adversário.
Como prémio o Worcester levou dois pontos deste jogo depois de quatro ensaios e uma penalidade nos minutos finais que aproximou as duas equipas no marcador.
Até ao intervalo o Exeter já tinha o bónus ofensivo garantido e teve que controlar o jogo e o ataque final do Worcester, final 33-38.


No Domingo primeiro e segundo eram a cabeça do cartaz com Saracens e Saints a esgrimirem argumentos.
Os de Northampton depois de derrotas com Sale e Leicester vêm o segundo lugar ameaçado e uma visita
aos líderes não era o ideal.
Após algum equilíbrio inicial a primeira parte acabou com domínio absoluto dos Saracens, a contagem de penalidades tramou os santos e Marcelo Bosh inspirado calçou as suas melhores botas que incluiu uma penalidade batida aos postes bem dentro do seu meio campo, Farrell não esteve em condições e acabou por ser substituído após um pazadão de Lawes.
Os Saints estiveram brevemente na frente após um ensaio de penalidade depois dos Saracens colapsarem um maul, mas o jogo de equipa dos Saracens foi mais forte e marcaram dois ensaios por Strettle e Brown, Strettle recuperou assim a liderança de melhor marcador de ensaios, 21-10 ao intervalo.
Com o recomeço os Saints tentaram aumentar a velocidade e North galgou metros até aos 22 adversários mas o lance acabou por se perder, Saracens viraram o ímpeto inicial e Hodgson que substitui Farrell até falhou uma penalidade fácil.
A pressão aumentava e após várias fases Bosh que tinha conseguido um turnover lá atrás esteve no final da jogada para validar o terceiro ensaio da tarde e Hodgson com muitos efeitos na bola não falhou desta vez, 28-10.
Os Saints tentaram e tentaram e lá começaram a jogar, já nos últimos 10 minutos do encontro Burrell rasgou pelo centro e esticou-se para validar um ensaio, com o objectivo de chegar pelo menos ao ponto bónus a outra torre George North a pegar numa bola perdida perto da linha de ensaio e a arrastar dois adversários para a área de validação, Myler converte um excelente pontapé para o 28-24.
Os Saints pagaram a apatia com que encararam grande parte do jogo e os Saracens garantiram o apuramento para o playoff.

A jornada fechou no Madjeski onde o London Irish cumpriu com uma primeira parte de sonho para destruir o Newcastle.
O ponta Andy Fenby contribuiu com um hat trick em pouco mais de meia hora num total de seis ensaios do Irish contra apenas quatro penalidades de Clegg.
Estranho, a segunda parte não trouxe alterações ao marcador e o resultado final 40-12.

Na tabela os Saints têm os Tigers nos calcanhares e os Quins esperam por uma escorregadela do Bath.
O sétimo lugar que dá acesso à eliminatória de acesso ao novo campeonato europeu de clubes está também em aberto e o Exeter leva para já vantagem.


Championship
Os apurados para a fase final já são conhecidos e Bristol, London Welsh, Leeds e Rotherham vão lutar pela subida à Permiership.
Com ainda uma jornada por disputar o Ealing, depois de uma vitória suada com ponto bónus, pode ainda sobreviver à descida numa luta a dois com o Jersey.
O Bristol aposta forte na promoção com uma injecção de libras de um investidor que já garantiu, entre outros, Ryan Jones e Dwayne Peel internacionais galeses.
O Welsh tem como trunfo a sua defesa e a experiência da Premiership, Leeds e Rotherham vão precisar de um grande jogo de equipa para contrariar as armas dos primeiros.


Coventry RFC
Na National League 1 o jogo grande do fim de semana foi disputado em Coventry com a recepção ao líder Doncaster.
Com Jacques Le Roux sempre em destaque, com seis ensaios nos últimos cinco jogos, os azuis e brancos estiveram em vantagem até ao último minuto, o Doncaster que necessita da última jornada para confirmar o regresso ao Championship teve paciência e persistência para perseguir o resultado estando a perder 17-11 nos últimos 20 minutos.
Na bola de jogo um ensaio convertido permite ao Doncaster dar mais um (largo) passo rumo à promoção.
O Coventry já prepara a próxima época onde se quer assumir como válido candidato à subida ao Championship de onde saiu em 2010.
Ultrapassados os problemas financeiros do passado o ambicioso Director de Rugby Phil Maynard conhece a receita para levantar um clube que é conhecido como o "gigante adormecido do rugby nas Midlands" e assegurou a permanência das suas pérolas, nomeadamente Jacques Le Roux e o melhor marcador do campeonato Cliffie Hodgson.
Altamente cobiçados por clubes do escalão superior ambos rubricaram novos contratos e assumiram a sua dedicação ao clube.
A pesar na decisão de Le Roux esteve o facto de ter encontrado emprego "civil" com uma empresa na zona, permitindo ao luso-sul-africano planear o seu futuro pós-rugby.
Le Roux vai assim ficar por mais dois anos em Coventry e em declarações ao Coventry Telegraph explicou que provavelmente terminará a carreira a jogar pelos azuis e brancos, assumindo no entanto a ambição de voltar ao Championship com o Coventry num contrato válido por dois anos.


Fotos e vídeo: http://www.premiershiprugby.com/
Quadros: http://itsrugby.fr/

Sem comentários: