10 de abril de 2014

EMERGENTES EM MARÉ BAIXA COM LEIRIA EM ALTA *

* Luis Sabido
No passado dia 5 de Abril realizou-se a 3.ª Jornada do Circuito Nacional de Equipas Emergentes, desta feita na Guarda, cortesia da Ensiguarda!

É uma Jornada marcada pela estreia do RC Leiria no 1.º Lugar de uma prova, RC Leiria que ainda este mês se estreou no Rugby de XV num amigável disputado com a equipa de Veteranos do Belas RC, um exemplo de uma equipa que está a dar passadas para se juntar aos campeonatos nacionais.

Por motivos menos felizes é também uma das jornadas com menor participação da edição deste ano com somente quatro equipas em competição, Naval 1.º de Maio, Dark Horses, RC Leiria e a equipa anfitriã da Ensiguarda.


Como tal os jogos foram disputados em todos contra todos com uma jornada final em que os apurados em 1.º e 2.º lugar e 3.º e 4.º jogaram entre si para confirmar as posições!

Houve ainda lugar, no meio da competição, à realização de três jogos de exibição entre jovens do Agrupamento Escolar da Guarda e as equipas em competição.

É bom ver que na Guarda se está a fomentar o interesse pela modalidade !

Olhando brevemente para os resultados vemos que o RC Leiria conquista o primeiro lugar com vitórias sobre a Ensiguarda e Naval 1.º de Maio e um empate frente aos Dark Horses.

Bom resultado da equipa de Leiria que consegue  bater a Naval 1.º de Maio, que ocupava o terceiro lugar ao entrar nesta jornada.

Já a Naval leva de vencida os Dark Horses e empata com a equipa da casa, perfazendo o 2.º resultado inesperado deste quadro.

Os anfitriões a mostrar que continuam o seu caminho melhorando a sua qualidade de jogo, perdem por resultado expressivo no jogo inicial com um RC Leiria, que aparenta ter vindo galvanizado para este torneio, para depois cederem pela margem mínima frente aos Dark Horses e por fim empatarem com a Naval.

Nas finais os Dark Horses batem a Ensiguarda novamente pela margem mínima e o RC Leiria confirma o bom momento batendo novamente a Naval 1.º de Maio.

Assim na geral vemos a Naval 1.º de Maio ascender à primeira posição fruto das ausências do Rugby do Oeste P e do Santo Amaro que juntamente com o Santarém não pontuam nesta prova e ficam em 3.º, 4.º e 5.º respectivamente.

O RC Leiria salta para a segunda posição enquanto que Dark Horses e Ensiguarda fixam-se no 6.º e 7.º.

É uma pena que tenha havido uma falha de participação de tantas equipas mas também isto não é novidade no Circuito tendo havido quase sempre uma jornada de baixa participação.

A próxima será disputada dia 25 de Maio  nas Caldas da Rainha, cortesia das equipas do Oeste sobre a orientação do Caldas RC.

Até lá, fique com os quadros!



Sem comentários: