9 de abril de 2014

BOLAS CURTAS NA EUROPA E NO MUNDO

Chegaram os jogos a eliminar nas competições europeias e na principal delas - a Heineken Cup - os franceses conseguiram manter duas das três equipas na prova, avançando para as meias finais, que se disputam nos dias 26 e 27 de Abril, depois de vitórias do Clermont sobre o Leicester por 22-16 e do Toulon sobre o Leinster por 29-14.

Menos feliz foi o Toulouse que perdeu frene ao Munster por 47-23, enquanto os ingleses dos Saracens derrotaram a outra equipa irlandesa, o Ulster por 17-15.
Assim, nas meias finais vamos ter a deslocação do Clermont a Twickenham para defrontar os Saracens no sábado, enquanto o Toulon recebe o Munster em casa, no domingo.
Recorde-se como curiosidade que a vitória do Clermont em casa foi a 75a. seguida, o que é um facto notável e de registar!


Quanto à Amlin Cup, os franceses não estiveram nada bem, e viram os seus dois representantes sair pela porta dos fundos, depois do nosso conhecido Stade Français ter caído às mãos dos Harlequins, em Paris, por 6-29, enquanto o Brive foi perder a Bath por 39-7.
Nas outras partidas o Northampton Saints derrotaram o Sale Sharks por 14-28, e o Gloucester foi perder com os Wasps de Londres, por 36-24.
Assim, numas meias finais todas inglesas, os Saints recebem os Harlequins, enquanto os Wasps jogam de novo em casa, desta vez recebendo o Bath.
O jogo de Northampton disputa-se na sexta à noite e o de Londres, no domingo à tarde.


Nick Mallet, antigo treinador dos Springboks e da Itália, será o responsável por um XV Mundial que vai defrontar a África do Sul no próximo dia 7 de Junho, na Cidade do Cabo, e que dá início à preparação da selecção africana para os dois jogos que disputará com o País de Gales, e tudo leva a crer que a equipa de convites seja formada no estilo Barbarian, estando já anunciada a participação de jogadores como James O'Connor, Matt Giteau e Drew Mitchell, o antigo All Black Hosea Gear e Francois Trinh-Duc.
Entre os avançados veremos os pilares BJ Botha (África do Sul) e Carl Hayman (Nova Zelândia), o terceira asa Steffon Armitage (Inglaterra) e o terceira centro Julien Bonnaire (França).
O actual treinador dos Spingboks Heineke Meyer já estabeleceu a fasquia para a sua equipa, ao declarar que "tivemos uma época relativamente bem sucedida em 2013, mas esperamos passar a um nível superior desde o primeiro minuto do primeiro jogo do ano deste ano."


A selecção nacional de Sub-17 participou  na semana passada num torneio Cross-Border que teve lugar em Valladolid, Espanha, em que além da nossa equipa e da anfitriã, também participaram a Holanda e a Suiça.
No primeiro dia a Espanha venceu a Suiça por 104-3, enquanto Portugal derrotou a Holanda por 22-10, para no segundo dia da prova, a Holanda vencer a Suiça por 30-0, e na final, a Espanha derrotar Portugal por 31-8, vencendo a competição pela segunda vez consecutiva.
Recorde-se que no ano passado Portugal derrotara a Holanda por 40-0, e perdera na final com a Espanha por 28-12.
Entretanto esta semana a nossa selecção nacional de Sub-18 disputa na Polónia a Divisão Elite do Europeu da categoria, defrontando na primeira partida (na sexta feira) a vencedora do ano passado, a Inglaterra

Sem comentários: