2 de abril de 2014

FAMALICÃO QUASE NA FASE FINAL, GUIMARÃES JÁ LÁ ESTÁ *

* José Silva

Na zona Norte/Centro da Segundona jogaram todas as equipas, pois jogou-se a jornada 15 e antecipou-se um jogo na jornada 17.

O grande destaque vai para a primeira derrota do Guimarães perante os Garranos que assume, com um jogo a mais, a liderança do Grupo Norte/Centro da Segundona.

Nos restantes jogos vitória (gordas e) bonificadas de Famalicão e Bairrada, e a esperada vitória do Tomar perante o RUA, mas no meio de todos este jogos não podemos deixar de referir com destaque o regresso do internacional Rui Rodrigues aos campos de rugby, depois de uma longa paragem por lesão que durou 22 meses - o Mão de Mestre entrevistou o regressado médio de formação (oiça mais abaixo), agora com a camisola da Bairrada!


No jogo grande da jornada os Bravos de Guimarães receberam os vizinhos de Arcos de Valdevez, e pela primeira vez no Campeonato, perderam um jogo.
O Guimarães fez várias experiências, tentou rodar e descansar jogadores a pensar nos jogos que ainda lhes falta disputar, mas o maior andamento dos Garranos – especialmente na avançada com muitos jogadores da equipa A – ditou o resultado da partida.
Seja como for o Guimarães encontra-se tranquilo pois ainda lhes faltam três jogos para pontuar e uma vitória basta para atingir a Final Four.
Os Garranos têm usado dos seus pergaminhos – e jogadores com outro nível/andamento – para se colocarem no topo da tabela da Segundona. 


Em Famalicão a equipa local fez o que tinha que ser feito e deu mais um passo no acesso a uma meia-final – provavelmente com a Vila da Moita.
Os homens de Famalicão apenas têm de fazer cinco pontos para garantir um lugar na Final Four (jogam com Guimarães e recebem Aveiro).
O Braga bateu-se como pode mas não é este o seu Campeonato.
Ainda recebe o Tomar e vai à UTAD para tentar pontuar.

O Braga deu-nos a sua impressão do jogo pela voz de Pedro Aguilar;
“O Braga Rugby apresentou-se na casa do Famalicão bastante desfalcado fruto das várias lesões que têm assolado a equipa (apenas 17 jogadores na ficha de jogo - sendo que um dos suplentes ainda está a recuperar de uma ruptura muscular e nem chegou a jogar). Se o jogo para o Braga já não era fácil, este facto ainda aumentava a sua dificuldade.
O Braga começou muitíssimo bem, dispondo da primeira oportunidade para marcar, quando aos 5 minutos falhou a conversão de uma penalidade. Mas, na sequencia do aproveitamento da conversão falhada pelo Braga já o Famalicão marcava o seu primeiro ensaio.
Pouco depois, um primeira linha do Braga leva um cartão amarelo, por sucessivas faltas defensivas da sua equipa. 
Durante o período de exclusão do nosso jogador Famalicão então marcou mais um ensaio. 
Entretanto o tempo de suspensão do jogador do Braga termina e este retoma o jogo mas por pouco tempo, uma vez nem 5 minutos depois leva novo cartão amarelo, transformando-se este em vermelho por acumulação de amarelos. 
Perante mais esta adversidade - jogar quase desde início com menos um jogador - e quase sem banco, o Braga nunca baixou os braços, tendo conseguido terminar a primeira parte a perder "apenas" por 28-0 (4 ensaios convertidos pelo Famalicão).
Na segunda parte o Famalicão não abrandou o ritmo, e os Bracarenses foram ficando mais desgastados a cada minuto que passava. 
Foi sem surpresa e com naturalidade que nesta parte do jogo o Famalicão marcou 9 ensaios, contra 1 do Braga. 
O jogo terminou em 81-5 favorável ao Famalicão.
Muito embora o resultado seja muito pesado, fiquei contente com o desempenho dos meus jogadores, pois perante todas as dificuldades que encontraram neste jogo nunca se renderam perante um adversário mais forte."
E Pedro Campos Costa pelo Famalicão;
“Um jogo que seria mais uma final para nós, pois em caso de vitória com ponto bónus, estaríamos a apenas 5 pontos de garantir a qualificação para a fase final, continuando a depender de nós próprios para atingir esse objectivo traçado no inicio desta época. 
Objectivo cumprido, dependemos só de nós para atingir a fase final.
Aos 29 minutos conseguimos o quarto ensaio, ao mesmo tempo este foi um jogo que aproveitamos novamente para dar “folga” a quem ainda está tocado, deixando de fora 22 jogadores (19 lesionados), muitos dos quais habituais titulares e mesmo assim levámos 23 jogadores, num jogo que aproveitamos também para estrear mais dois novos jogadores, isto é algo que me deixa mesmo muito satisfeito enquanto treinador do CRF, pois a equipa esta a crescer a olhos vistos, com e sem os jogadores mais experientes, mas onde todos treinam semanalmente para conseguir um lugar no XV. 
Finalmente a equipa está a aproximar-se das rotinas do passado, e isso nota-se em muitos dos ensaios em que o Braga obrigou o Famalicão a suar para pontuar, pois grande parte dos ensaios foram conseguidos pelo colectivo. 
Tal como o planeado o CRF está a chegar ao pico de forma na altura desejada, e mesmo apesar das muitas lesões (tirando 4 que irão ser de longa duração, 3 delas em jogadores da 1ªLinha, um forte abraço para todos estes jogadores e força, estamos á vossa espera, as restantes são recuperáveis para o que ai vem) o CRF tem vindo a crescer de semana para semana.
Este fim de semana, para mim, dois jogadores tem que ser referidos, pois o jogo deles cansou-me a mim de fora, Yang Qi e Tiago Peniche, que grande jogo destes dois atletas, que juntamente com a restante equipa estão a subir claramente de forma.
Por fim, deixar Parabéns ao Braga, uma equipa que está em fase de crescimento, gerida por um grande Homem do Rugby do Norte, Pedro Aguilar, que esta a criar um clube que no futuro irá dar que falar.”


Na Aldeia do Rugby um festival de ensaios com os Bairradinos a marcarem por 25 vezes (!?).
Num jogo de sentido único, contra uma AAUTAD que se apresentou com 13 (!?) jogadores, pouco ou nada há a dizer sobre o jogo.
Haverá muito a falar sobre o modelo competitivo em causa onde isto acontece…
O momento do jogo aconteceu quando Rui Rodrigues, Treinador e Diretor Técnico do Bairrada entrou em campo para jogar após paragem de 22 meses.
O Internacional português regressa assim aos relvados após complicada lesão, e você pode ouvir as suas declarações à Rádio Mestre, aqui:

2014.04.02 

Entrevista
Rui Rodrigues



O que nos dizem da Bairrada;
“Com uma UTAD reduzida a 13 e com um Bairrada motivado pelo regresso à competição de vários lesionados de longa data: Luís Pires (3 meses), Miguel Dias (3 meses), César Duarte (6 meses) e Rui Rodrigues (1 ano 10 meses), não foi difícil o trabalho dos bairradinos que começaram desde o 1º minuto a somar pontos no marcador e ao intervalo já venciam por 63-0!
Um jogo sem grande história, apenas a história de uma UTAD digna que se apresentou disciplinarmente bem e que apesar das dificuldades marcou presença numa partida em que os bairradinos queriam premiar o muito público que os apoiou durante a época em casa e fora, além do referido prémio aos ex-lesionados.
Foi provavelmente, o último jogo de XV sénior em casa com muita pena nossa, veremos se existe alguma deslize do CRF, até lá temos o Braga e Garranos em que iremos à procuras de vitórias.”

                       
Em Tomar, os da casa venceram a equipa de Aveiro subindo um degrau na classificação.
E como tínhamos previsto se calhar não se ficam por aqui pois ainda tem dois jogos com equipas ao seu alcance, enquanto o Aveiro dificilmente fará mais pontos até ao final do Campeonato.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não estive no jogo do CRAV-B contra o Guimarães, mas segundo o relato aqui feito foram utilizados VÁRIOS jogadores da equipa A.
Gostava de saber qual será então a diferença para a equipa B do técnico, que joga quase por favor e sem contar para classificação, e que se bem me recordo usou 2 jogadores da equipa A, no máximo, em cada jogo (não convocados para a equipa principal) mesmo em fins de semana sem jogos da A, como o último, e que tantos protestos gerou por esta comunidade fora.

Anónimo disse...

Fui ver o jogo Guimarães - Crav e de equipa B não havia nada pois do Crav A só lhes faltava os Varetas, boa réplica do Guimarães com uma equipa de jovens jogadores mas uns graus acima de todas as equipas desta divisão

Anónimo disse...

O crav tem 5 varetas inscritos logo estás já a falar de 1/3 da equipa lool

Anónimo disse...

Uma vez mais o Famalicão a queixar-se das lesões...não será normal?! Quando se tem uma equipa de veteranos?
Está a ser um bom campeonato nas 4 primeiras equipas.

Seja bem vindo Rui Rodrigues, pena já chegar tarde para ajudar a Bairrada, quando tudo já está praticamente decidido...

Anónimo disse...

Bom dia,
Parece que existe aqui alguma azia do Famalicão poder passar para a fase final, e outros que ainda têm esperança ficarem pelo caminho!!!!
Abraço.