10 de abril de 2013

PRIMEIRONA ENTRA NA RETA FINAL

RUGBY EM PORTUGAL
O Campeonato Nacional da 1ª Divisão entra na reta final e ainda nada está decidido, nem quanto ao vencedor da competição, nem quanto a quem não conseguirá manter-se na divisão.

Quanto aos da frente, Évora e Montemor continuam na luta com dois pequenos pontos a separá-los, com a vantagem a ficar do lado dos chaparros, mas os muflões têm a vantagem de receber o rival na última jornada da prova.

Na luta pela manutenção, a Agrária segue na última posição, mas apenas dois pontos a separam da dupla Loulé/Santarém, mas na vantagem do mando de campo, os algarvios levam vantagem, recebendo os seus dois adversários em casa, e os cavaleiros são os que estão em maior dificuldade, tendo que jogar também em Coimbra, frente aos charruas.

GRUPO DO TÍTULO
MONTEMOR - LOUSÃ
Frigideira, sábado, 16 horas
O Montemor é favorito para este encontro, apesar da vitória da Lousã em Setúbal na passada semana.
Na verdade, até agora, os montemorenses não cederam nenhum ponto em casa em toda a competição, somando também os oito pontos bónus em jogo, o que demonstra que da Frigideira os adversários costumam sair...fritos...

ÉVORA - VITÓRIA DE SETÚBAL
Inferno dos Canaviais, sábado, 15,30 horas
Os eborenses não foram tão exuberantes na defesa do seu Inferno, mas mesmo assim derrotaram os sadinos na primeira volta do apuramento por 63-5, o que seria motivo suficiente para lhes atribuir o favoritismo para este final de semana, mas a saborosa vitória sobre o grande rival na passada semana, deve ter levantado o astral dos chaparros que devem ter sonhado todos estes dias com a vitória na prova.

GRUPO DA MANUTENÇÃO
LOULÉ - AGRÁRIA
Municipal, sábado, 16 horas
O Loulé perdeu na primeira volta em Coimbra por 16-12, num jogo que ficou marcado por algum excesso de agressividade por parte das duas equipas, e agora, em casa, apresenta-se como favorito à vitória, pese embora a memória do empate registado na última jornada da fase de apuramento, frente a este mesmo adversário, no mesmo campo.
O nosso principal desejo em relação a este encontro, é que ele se desenrole do modo apropriado entre Homens do Rugby, sejam eles de Coimbra ou de Loulé.
E como já se viu, o equilíbrios será a nota dominante, podendo o resultado final pender para qualquer dos lados.

SANTARÉM - CALDAS
Chã das Padeiras, domingo, 15 horas
Favoritismo claro dos visitantes, embora os cavaleiros possam pregar uma partida - a variação do nível do Santarém tem caracterizado a sua época, e talvez por isso eles se encontrem agora nesta difícil posição.
O Caldas está a um pequeno passo de garantir em definitivo a manutenção, o que pode acontecer já este final de semana, mas a equipa surge mais ambiciosa nesta fase, e isso não será suficiente - os caldenses querem começar desde já a afirmar-se como uma equipa com os olhos postos no futuro.

Foto: Rugby Photo Store/Fernando Nanã Soares

7 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde

Esta será quanto a mim uma jornada de transição cujos pontos de interesse são saber se o Caldas sai de Santarém com quatro ou com cinco pontos e quem será a equipa que vai acompanhar o Santarém na luta pela manutenção.
Penso que quem ganhar em Loulé dá um passo enorme na manutenção. Pelo que vi até agora aposto que a Agrária vai vencer e vai levar quatro pontos de Loulé (na verdade continuo a não perceber o resultado da Agrária contra o Santarém).

Anónimo disse...

Uma pequena consideração em relação a árbitos auxiliares na primeirona:
No jogo do Santarém vs Loulé, um dos ensaios do Loulé foi obtido qd estavam em campo 16 jogadores do Loulé! não que o Santarém tenha perdido por tal facto, nem que o Loulé o tenha feito de propósito, aliás como prova a entrada literal em campo do seu treinador em pânico para que o seu jogador saisse, mas isto era evitado se a FPR nomeasse árbitos auxiliares para jogos decisivos como este!
Aliás, dada o comportamento do Loulé em casa, estes jogos devem ter árbitos auxiliares para que sejam evitadas situações que têm acontecido no campo do Loulé e em certa medida da Agrária, principalmente agressões gratuitas que nada têm a ver com rugby

Anónimo disse...

Em relação à descida, quanto a mim, o Caldas já está assegurado sendo a descida disputada pelos outros três. Parece-me que os outros 3 são bastante equivalentes, mas parece-me que será o Santarém a descer por questões de calendário: o Loulé joga os dois jogos em casa contra estes adversários, a Agrária em casa contra o Santarém, e este joga fora contra Agrária e Loulé. Apesar de tudo aposto que o jogo Agrária-Santarém será o jogo decisivo da descida, uma autêntica final!

Anónimo disse...

Anda há muito que evoluir em Évora para uma subida de divisão. A começar pelas mentalidades de quem vai ver os jogos, desde os mais novos aos mais velhos. Uma equipa não são só os 15 dentro de campo, é tudo o resto, desde a direcção, aos sócios, passando pelo publico que aplaude a equipa e neste caso ainda tem comportamentos de outros tempos que já não se usam hoje em dia, tais como ofender tudo e todos. Os clubes deviam também ter um papel educador nas pessoas que apoiam os seus clubes.
Estive no jogo do fim de semana passado em Évora e constatei isso mesmo, eu e muitos outros que não é habito por ali estarem que constataram o mesmo. Evolução meus senhores.

Relativamente a quem subirá e quem descerá:
Tanto o Montemor como o Évora estão em muito boas condições para subir, sendo que subir sobe-se, manter-se lá, já é outra história. Para já augura-se uma grande final em Montemor na ultima jornada. Que haja bom Rugby e que ganhe o melhor.
Quanto a descidas, do que tive hipótese de ver este ano, o Loulé é quem menos estaleca apresenta para se manter na primeirona. Faz-lhe falta amadurecer um pouco mais o seu Rugby e aprender que há qualquer coisa de nobre neste desporto que em nada se compara ao futebol.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

A meu ver, o Santarém pratica um rugby muito mais amplo do que ESAC e o Loulé. Contudo as viagens durante a epoca, e a pouca assertividade da equipa conduziram a inconstantes desempenhos.

É bom que a FPR começe a colocar um trio de arbitragem nesta fase da epoca para que não hajam mais ensaios de 16 jogadores em campo, que contrariamente ao que é dito no comentario das 18.59h, acredito que não tenha existido maldade da parte do Loulé, mas influiu e muito no Resultado (ora não fosse este 10-14).

Anónimo disse...

Desculpem lá este comentário um pouco a despropósito mas vou voltar a um tema que aqui já falei, alguém sabe alguma coisa do famoso projecto do Caldas? hoje estive a falar com malta de Agronomia e fiquei de boca aberta disseram-me que o Caldas já contratou jogadores titulares do Belenenses, do CDUL, do Direito, de Agronomia e um dos London Scotish e parece que vai continuar a contratar porque neste o patrocionador tem vagas e existem imensos jogadores da DH candidatos a essas vagas. Disseram-me que o objectivo é participar numa competição europeia em 2015, através da vitória na Taça de Portugal e Supertaça do próximo ano, é isto possível?.
Porque é que o Caldas não divulga nada?

Anónimo disse...

Antes de mais,a meu ver, tenho de dar os parabens a 3 equipas, ao Évora e ao Montemor, por tao competitivo final que estao a protagonizar, para mim ambas as equipas tem um potencial enorme, quem os via e quem os ve agora,ao Caldas , porque, lamento nao estar de acordo com certas comentários que aqui sao escritos, é muito bom, principalmente, para a primeirona, que haja um patrocionador deste tipo, a ajudar um clube, e como todos conseguem ver ( penso eu ) as diferenças do Caldas "antigo" para o "novo" saltam á vista.Gostaria de ser adivinho, mas nao consigo, portanto acho que muito ainda se vai falar deste campeonato. Lousã e Setubal, parabens, pois sao ambas as equipas que lutam para o 3º lugar, e do que vi das 2 equipas, ambas tem potencial para o alcançar ( peço desculpa se estou a tirar mérito a alguem, mas a meu ver este campeonato será disputado entre o Montemor e o Évora. Quanto ás 3 equipas que realmente lutam pela manutençao (porque o Caldas apenas está a afinar a maquina para a época que vem, a meu ver) dos jogos que já vi, a Agrária já teve 2 caras, durante o campeonato, estavam miudos, e jovens jogadores a jogar pela Agrária, nesta fase quando ( e peço desculpa a linguagem) sentiram o rabo apertado, lancaram a "velha guarda", com um poderio fisico muito bom, agora pergunto-me, valerá a pena esta equipa se manter, para na proxima epoca estar nas ruas da amargura como este ano e na fase final fazer o mesmo?? Eu penso que sim, pois os jovens a jogar na primeirona tem outro ritmo e tipo de jogo que a 2ª nao lhe dariam,e estes jogadores precisam de um pouco de calma, pois acho que os valores do rugby nao sao apenas balelas ( sim, porque nao me venham dizer que o que aconteceu contra o Loulé foi devido ao Loulé e so ao Loulé, sim porque eu vi esse jogo, e acho que nem vale a pena falar dele, e a Agrária sabe porque, vergonhoso, desde o publico horrivel ......, passando pelas 2 equipas, aquilo era luta livre, nada mais,tive vergonha de dizer que o que as 2 equipas estavam a jogar era rugby lembro-me da imagem do jogador da Agrária pontapear no chao um jogador do Loulé que saiu cheio de sangue, isso era no meu tempo que se via, nao agora,uma vergonha......), quanto ao Santarem, nao se deviam queixar assim, pois, sim é verdade, fizeram muitas viagens, lutaram muito, mas agora que deviam mostrar o que valem é que isto acontece?? Eu nao custumo comentar muito aqui, mas quando ganham isto ou aquilo, quando perdam, pummmm, a Agrária era isto e aquilo por ter acontecido o que aconteceu no jogo, e agora, que pelo que me contaram ( sem saber se é verdade ) um adepto, quando houve uma cena menos bonita dentro de campo, entrou la para dentro para andar ao murro e á pancadaria, isso é o que?? O rugby é violento?? é, mas nao nesse aspecto !! O loulé , tem muito que aprender, , do jogo que vi deles, sao uns miudos ( nao sei se serao todos seniores já ) a defender, muito compactos, placagens duras, a atacar, muito mas muito mau, até mete dó, nao se precisa de ir mais longe, basta vermos quandos ensaios marcaram nesta fase final, e tem uma coisa em comum ao Santarem, e á Agrária, nao sao nenhuns santinhos, podem levar, mas tambem dao, como TODAS as equipas !! Mas uma coisa tambem tem que se admitir, os auxiliares nao deveriam estar apenas nos jogos do Loulé, nao é apenas lá que acontecem coisas, como ja se leu aqui inumeras vezes, mas em todos, sao jogos importantes e que em nada benificia o arbitro nao ter "ajuda" . Gostava imenso e isso sim, é que nenhuma equipa descesse, isso sim, porque se uma destas equipas descer só irá ser prejudicada, na minha opiniao,mas penso que o Santarem este ano nao vai aguentar , lamentavelmente ! Força Evora, Montemor,Lousã,Setubal , quero ver a subida bem disputada, ás restantes, boa sorte !! Manuel, obrigado por este magnifico trabalho ao longo desta época. Abraço rugbystico .