14 de abril de 2013

EUROPEU DE 7'S SEM CHAMA LUSITANA

Portugal não consegue manter a sua posição de primeiro cabeça de série, e desce para a quarta posição no seu grupo, com o mesmo número de pontos que a Roménia, mas com a desvantagem de ter perdido o confronto entre as duas equipas, ter um menor número de pontos marcados, um menor diferencial de pontos marcados/sofridos e ter menos ensaios marcados que os romenos.

Apenas no aspecto disciplinar estamos melhor, já que os romenos têm dois cartões amarelos e Portugal não tem nenhum

Embora sabendo que a equipa nacional está longe de ser o melhor que podemos apresentar - não era possível que fosse de outra maneira, com as melhores equipas de Sub-21, de Sub-18 e de Sub-16 envolvidas em jogos de capital importância para a decisão dos respectivos campeonatos nacionais - admito que fiquei desconsolado com a derrota sofrida frente à Roménia (10-14) a que assisti através do streaming da FIRA, especialmente pela fraca qualidade do rugby desenvolvido.

Quem surpreendeu pela positiva foi a Bélgica, que venceu os quatro jogos que disputou sem deixar margem para dúvidas.

Amanhã de manhã disputa-se o jogo final da fase de apuramento, e deparamos-nos com uma situação caricata e demonstrativa do amadorismo da FIRA na organização deste tipo de provas - foi esquecido, no Manual da Competição, como se procederá ao desempate, caso duas ou mais equipas cheguem ao final desta fase com o mesmo número de pontos...
E é muito possível que no grupo de Portugal isso venha a acontecer, caso a Rússia perca com a Bélgica e Portugal e a Roménia derrotem, respectivamente, o Mónaco e a Ucrânia.

Espanta-me também que dos países participantes, nenhum tenha dado por isso, o que me faz pensar que os seus managers nem olharam para o Manual...
Enfim, problemas de quem anda de cabeça esticada e nos bicos dos pés...

Para já de bom para Portugal, fica a experiência que estes jovens adquiriram num dia muito exigente como foi este sábado, com quatro jogos disputados - outra das habilidades da FIRA que insiste num modelo que já foi afastado por todo o mundo, apenas subsistindo no castelo anquilosado da entidade que governa o rugby europeu...

A propósito de coisas mal feitas, aproveitamos por pedir desculpa dos erros que o quadro do horário de jogos que apresentámos ontem, mas na verdade limitámos-nos a copiar em jpg o quadro que a federação espanhola tinha publicado...e que foi alterado já depois de nós o termos publicado...

Fique com o quadro dos resultados e as classificações do primeiro dia deste Europeu.


Foto e quadros: FIRA-AER

2 comentários:

Anónimo disse...

Fica claro que quando se fala em facilidades ,e que tudo é fácil , os resultados estão à vista , com o Tomas Morais e Lois . vemos o resultado final 6 lugar , já era tempo de acabar com os tabus , nada é fácil só para quem está fora como comentador .

Anónimo disse...

Ao contrário do que possa parecer Portugal fez uma excelente prova no Europeu de Sub-19. É preciso perceber-se que esta equipa é uma equipa B dos Sub 18, num Campeonato para Sub 19.
Seguramente que com os nossos melhores jogadores o resultado seria diferente. Mas não é isso que interessa. Na prática mais um conjunto de jovens que se vai habituando à competição internacional.
Parabens