12 de abril de 2013

COMEÇAM OS ‘MATA-MATA’… AGUENTA CORAÇÃO! *

RUGBY EM PORTUGAL 
A longa maratona iniciada em 29 de Setembro vai entrar, a partir de amanhã, na sua fase decisiva, pois nos próximos três fins-de-semana tudo se irá resolver na DH, no que respeita ao título, descida e qual a constituição dos grupos A e B para a época 2013/14.

Com CDUL e Belenenses a assistir de pianinho na bancada à espera dos adversários das meias-finais, as restantes oito equipas vão disputar jogos a eliminar, em que toda uma época de sete meses se vai resumir a 80 minutos de combate puro e duro.


Não será a maneira mais justa, dirão alguns pensando em componentes aleatórias do jogo, mas é um modelo competitivo adotado em cada vez mais países e portanto não há que protestar, chorar ou arranjar desculpas.
El-Rei manda marchar…não manda queixar-se.    

A discussão do título arranca amanhã com Agronomia (4.º) a receber o CDUP (5.º), na Tapada (17.30).
No jogo da fase regular, em Março, os agrónomos venceram por 29-10 (4-1 em ensaios) e merecem maior dose de favoritismo, até por que sábado passado tiveram uma exibição, digamos assim… “bom menos“, diante do já apurado Belenenses, a quem venceram.
Com alguns regressos que se adivinham, a equipa de Murray Cox ficará naturalmente mais forte.
E bem precisa, pois pela frente estará um dos quinzes mais bem geridos da época, cujas ausências foram sendo mitigadas pela judiciosa utilização de gente nova mas que já mostrou ser capaz de surpreender em qualquer terreno (ainda estamos lembrados do belo e personalizado triunfo no EU Lisboa perante o CDUL…).
Única equipa do grupo B presente na luta pelo título, os homens de Marcelo d’Orey já conseguiram esta época bater quatro das formações do grupo A (só a Académica manteve o escalpe…) e portanto convém não descartar o CDUP desta batalha.
Batalha particular irão também travar os chutadores das duas equipas: Duarte Cardoso Pinto (192 pontos) e Rodrigo Figueiredo (191), dois dos três melhores marcadores da prova.

Em Monsanto (domingo, 16.00), no fim do Direito (3.º)-Académica (6.º) conhecer-se-à o quarto semifinalista, na reprise do jogo da passada semana que teve 10 ensaios divididos irmãmente e que os ‘pretos’ venceram por 38-33, numa fantástica recuperação depois de estarem a perder, ao intervalo, por 26-3!
Foi o terceiro triunfo consecutivo da Académica num campo que começa a ser talismã para os homens de Coimbra.
Jogo de arriscado prognóstico, pois os ainda assim favoritos advogados tardam em mostrar a sua antiga, reconhecida e temível consistência (desde quando o Direito de há meia dúzia de anos perdia um jogo em casa no qual estivesse a ganhar por 23 pontos de diferença no descanso?).
E enquanto os mais velhos vão tentando, sabe-se lá com que esforço, manter o brilho do emblema mais glorioso da última década em Portugal, as suas muitas jovens promessas continuam a adiar abrir-se definitivamente em flor obrigando, por exemplo, ao enésimo regresso à competição do sempiterno Miguel Portela!
A Académica, que tão mal andou em tempos não muito recuados, mostrou estar sã como um pero nesta fase decisiva da temporada.
E com um chutador abençoado como o líder dos marcadores Francisco Serra, tudo é mesmo possível.
A não perder…

Na luta pela manutenção, o Técnico (7.º) recebe amanhã o Benfica (10.º) nas Olaias (15.00), num jogo que se esperava sem história e foi desnecessariamente apimentado nos últimos dias - recheados de cartas, mails, comunicados... -, pois esteve em risco de não se realizar pela posição assumida pelos encarnados de só comparecerem com garantia de presença da polícia.
Num jogo de rugby. Em Portugal.
Tudo ficou a dever-se aos incidentes no final do Técnico, 52-Benfica, 0 de há três semanas.
Perante a intransigência benfiquista, a FPR – que apelou ao bom-senso dos clubes e tentou resolver o assunto com a nomeação de um delegado ao jogo – acabou por obrigar os engenheiros a arranjar mesmo polícia. Quem pagará metade dos 600 euros, como manda o regulamento, será questão para ser dirimida mais tarde…
Mas uma coisa é certa: um graduado e 10 agentes farão das Olaias, amanhã à tarde, um dos locais mais bem guardados do país, onde poderão levar em completa segurança crianças e avós.
Aproveitem.
Que não sejam precisos e não faltem noutro lado, são os nossos sinceros desejos…

No relvado – felizmente à prova de bala –, prevemos que o cofre-forte encarnado (que consentiu 157 ensaios em 18 jogos, à média de quase nove por jogo) não resista ao assalto das tropas da casa, que nos dois encontros da fase regular, têm um registo favorável de 12-0 em ensaios.
Podem ocorrer surpresas num duelo entre uma equipa que somou 41 pontos na tabela e outra que se ficou por… zero?
Lá poder podem, mas há tantas hipóteses como eu, a seguir ao jogo, ir ter um jantar romântico com a Halle Berry…

Logo a seguir, na Guia (16.30), o Cascais (8.º) defronta o 9.º CRAV (35-18, na ronda inaugural da época).
Será certamente um jogo equilibrado entre quinzes que se equivalem e no qual o vencedor sabe que se salva da descida e entra desde logo de férias, com o derrotado a ter que sofrer mais duas semanas para, em 80 dramáticos minutos, ter ainda uma derradeira oportunidade para se manter entre os grandes.
O fator-casa pode ser primordial, mas a equipa da Linha (melhor com tempo seco) terá que ter cuidado com os minhotos, que se conseguirem transformar o jogo num combate de avançados, poderão causar forte amargo de boca.

Resumidamente e para aqueles que não saberão como as coisas irão progredir, recorda-se o programa dos próximos fins-de-semana. Assim, em 20 e 21 de Abril, disputam-se as meias-finais, como o CDUL a defrontar o vencedor do Agronomia-CDUP, enquanto o Belenenses recebe quem ganhar o jogo Direito-Académica.

No fim-de-semana seguinte, 27 e 28 de Abril, realizam-se então os três jogos decisivos: a grande final no Jamor, o jogo da permanência (local ainda a designar, dependendo das equipas participantes) e um também importante confronto entre os derrotados dos jogos de amanhã na Tapada e Monsanto, para definir o 5.º e o 6.º classificados, vital para conhecermos de imediato a constituição do grupo A para a próxima época.




* Texto: António Henriques
Foto: Rugby Photo Store/Miguel Rodrigues

4 comentários:

Anónimo disse...


De forma a iniciar da melhor maneira este fim de semana ultra-competitivo com a motivação máxima aconselho a ir lá fora cá dentro e ler este excelente artigo dedicado ao Julien Bardy

http://www.lefigaro.fr/rugby/2013/04/10/02002-20130410ARTSPO01002-julien-bardy-l-atypique-guerrier-de-l-asm.php

Bom fim de semana e que ganhem os melhores.

Anónimo disse...

E que regressos sao esses da agronomia?

Anónimo disse...

Boa sorte as 4 equipas, e que Sábado e Domingo se assistam a 2 grandes jogos, se possível com muito público, e emoção.

Anónimo disse...

Esperam-se grandes jogos entre sábado e domingo.

Entretanto, para garantir a segurança do público e jogadores adversários o Técnico alugou 12 PSP e um graduado.

Além disso, foram colocados 2 snipers no telhado do Hotel altis Park e um heli com swats prontos a descer pelas cordas em caso de tumultos.

à semelhança do jogo anterior também este será gravado na íntegra para identificar facilmente os autores dos tumultos dentro de campo!

A segurança está primeiro...todo o cuidado é pouco!