29 de outubro de 2012

PRIMEIRONA DÁ MAIS DO MESMO NA FRENTE

Três vitórias bonificadas para cada uma das equipas, deixa a diferença de pontos marcados/sofridos determinar quem comanda a tabela, e aí o Évora leva a melhor sobre o Montemor, os dois grupos alentejanos que não cedem um centímetro no comando da Primeirona.

Os chaparros deveriam ter ido de viagem até Santarém, mas por acordo entre os clubes o encontro deu-se no Inferno dos Canaviais, onde o Évora se mostrou pleno de força e venceu por números que talvez se não esperassem - na verdade os 53-12 registados no final da partida, e os oito ensaios marcados contra apenas dois sofridos, foram um castigo muito pesado para os escalabitanos, que na sua época de subida à categoria, tinham conseguido dar uma melhor resposta ao seu adversário deste fim de semana.

Em Montemor os mouflons não deixaram os seus créditos por mãos alheias e derrotaram o Caldas por 43-7, assegurando todos os pontos de que necessitavam para se manterem igualados ao líder, adiando por algum tempo a decisão sobre quem se conseguirá isolar no comando e uma coisa ficou muito clara - na Frigideira poucos se vão dar bem...

A Lousã não deixou os seus créditos por mãos alheias na sua deslocação a Coimbra para defrontar a Agrária, excedeu as expectativas mais otimistas ao conseguir uma vitória bonificada por 36-10, incluindo a marcação de seis ensaios contra um sofrido, e subiu ao terceiro posto da tabela classificativa.

Finalmente no Algarve, uma tarde de festa que só não foi completa porque o Setúbal não facilitou a vida do Loulé, e trouxe de lá uma preciosa vitória por 27-26, assegurando aos visitantes a manutenção no grupo da frente, apesar de ter visto a Lousã fugir um ponto para a frente.
Os louletanos demonstraram que não vai ser fácil a vida de quem for jogar a Loulé, mostraram mesmo uma razoável capacidade ofensiva, ao marcarem um ensaio mais que os seus vitoriosos adversários, e ao registarem o bónus defensivo estrearam-se a pontuar na tabela e igualaram o Caldas com um ponto.

É curiosa a situação de empate entre as duas equipas, já que de acordo com o Regulamento Geral de Competições, e dado que as equipas ainda não jogaram entre si, o fator a considerar para ordenar as equipas, será o diferencial de pontos marcados/sofridos no geral, por cada uma delas.
Acontece que tanto Caldas como Loulé, apresentam um saldo negativo de 48 pontos, pelo que o desempate terá que ficar a cargo da menor pontuação punitiva entre as duas equipas.
E talvez fosse bom que a FPR esclarecesse convenientemente o que isto significa e como se aplica, já que, se neste caso não é importante e deve ficar resolvido na próxima jornada, se a situação se repetir no final da prova, vamos ter confusão.
Esperemos que os Boletins de Jogo façam o registo detalhado de todas as ocorrências (cartões vermelhos e amarelos) para que em caso de necessidade seja possível aplicar o que está regulamentado.

Vejam o quadro dos resultados e a classificação atualizada aqui

FOTOGRAFIAS, SITES E FACEBOOK

Sempre que publicamos um artigo aqui no Mão de Mestre, tentamos publicar uma ou mais fotos que correspondam ao que estamos a tratar, e que procuramos em especial no Facebook.
Assim fazemos no que diz respeito aos artigos da Primeirona, ou pelo menos tentamos fazer, já que, por exemplo esta semana, nenhum dos oito clubes envolvidos publicou uma única foto que nós conseguíssemos identificar e reproduzir - o que fazemos sempre com indicação do respetivo autor.
As únicas fotos que encontrámos foram do Agrária-Lousã, mas as fotos não são dos clubes e sim de dois particulares, Rui Costa e Albuquerque Afonso.

Vamos aproveitar para fazer um balanço da importância que os oito clubes da Primeirona dão à informação.

Notamos em primeiro lugar que responderam ao nosso pedido de informação para elaboração das Fichas de Clube as seguintes equipas - Agrária, Caldas, Évora e Loulé.

Seguidamente vamos ver como estão os links para os sites de cada clube:
Agrária - Ativo; Caldas - INATIVO; Évora - INATIVO; Loulé- Ativo mas sem informação alguma; Setúbal - Ativo, mas última notícia é de Dezembro de 2011; Santarém - Ativo mas última notícia dos seniores é de Março de 2012; Lousã - Ativo mas última notícia é de Junho de 2012, e ainda indica como último jogo o Lousã-CRAV de Março de 2012; Montemor - Ativo e atualizado, mas sem descrição de jogos nem fotografias, apenas Agenda e Resultados.

E vamos agora ver como estão as Páginas de cada um dos clubes no Facebook:
Agrária - Ativa com algumas fotos; Caldas - Ativa mas sem informação ou fotos atualizadas dos seniores; Évora - Ativa, recente e praticamente sem informação sobre os seniores A; Loulé - Não tem Página, apenas um Grupo com informações de interesse interno sem fotografias; Setúbal - Ativa com uma ou duas fotos relativamente recentes, mas nenhuma das duas últimas jornadas; Santarém - Ativa com informação atualizada, mas sem fotos; Lousã - Ativa com alguma, pouca, informação e sem fotos; Montemor - Ativa, atualizada mas sem fotos.

É um panorama desolador, que não aproveita os meios gratuitos que são postos à sua disposição para divulgar a sua atividade, nem para dar visibilidade aos seus patrocinadores.

O Montemor é quem melhor aproveita os meios que tem ao seu dispôr, nomeadamente com o acompanhamento ao vivo dos jogos da sua equipa senior. 
Apenas peca pela falta de imagens que possam ser difundidas.

Os clubes tem que começar a pensar que quem não é conhecido, não existe. 

Desafiamos todos a atualizarem as suas Páginas no Facebook, a arranjarem maneira de terem sempre fotos disponíveis dos seus jogos, logo após os mesmos - não é preciso muitas fotos, bastam algumas, mas atuais - e a manterem em dia as Agendas e os quadros de resultados das suas equipas.

Quanto aos sites, aconselhamos a que mantenham sites modestos, com informação institucional, se não puderem ou não tiverem matéria para os manter ativos diariamente - mas devem sim aproveitar o Facebook para manter a comunicação aberta entre os jogadores e sócios, e com o exterior.

Para os mais atrevidos, aconselhamos que mantenham relatos ao vivo dos jogos, via Página do Facebook, como faz o Montemor, ou a Agronomia.

Podem ainda ativar contas no Twitter e conectá-las à Página do Facebook ou ao site, automaticamente

Para quem estiver interessado o Mão de Mestre pode dar uma ajuda, em termos a estabelecer...

Fotos: Albuquerque Afonso e Rui Costa

14 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da sua análise final, deu-me curiosidade de saber a diferença para a DH e já agora para a 2ª Divisão e algumas equipas emergentes em relação aos seus meios de comunicação.

Anónimo disse...

pode disponibilizar os links das páginas no facebook do montemor e do santarém? obrigado, grande abraço.

Manuel Cabral disse...

Para facilitar, aqui seguem todos os links do Facebook:

SANTARÉM
https://www.facebook.com/FanaticosRCSantarem

MONTEMOR
https://www.facebook.com/rcm.directo

ÉVORA
https://www.facebook.com/ClubeDeRugbyDeEvora

SETÚBAL
https://www.facebook.com/rugby.vitoria

CALDAS
https://www.facebook.com/caldas.rugby.clube

LOUSÃ
https://www.facebook.com/rclousa

AGRÁRIA
https://www.facebook.com/aeesac.agrariarugby

LOULÉ
https://www.facebook.com/groups/186805907728/

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 01:29
Vou tentar arranjar tempo para fazer isso...

Anónimo disse...

Importa aqui esclarecer que o RCM directo nada tem a a ver com o RUGBY CLUBE DE MONTEMOR,

Ignatius disse...

Manel

Se quiseres podes usar as minhas que estão no facebook, dos jogos do Sporting.

Um abraço

Manuel Cabral disse...

Ignatius
Podes mandar o link, por favor?
Usa o e-mail admin@maodemestre.com
Obrigado

Anónimo disse...

Mas a lousã ganhou ou empatou?? é que no site da fpr esta um 10-10...

Anónimo disse...

Confia no Mao de Mestre e nada mais: 10-36

Anónimo disse...

o fanáticos rc santarem tambem não está directamente ligado ao rugby clube santarem...os clubes,principais interessados sao os primeiros a nao querer saber de nada!!!

Senhor Sir disse...

O Santarém tem um grupo: http://www.facebook.com/groups/143978478981642/?fref=ts

E tem os Fanáticos criados pela massa associativa. Não está directamente associado, mas é de confiança em resultados e informações. É gerido por uma pessoa dentro do clube.


Anónimo disse...

eu sei que o tempo é apertado e estou agradecido pelos artigos sempre actuais e rapidos que estão aqui na Pagina... mas gostava de saber se o artigo da Segundona ainda demora muito tempo na fornalha ?

Manuel Cabral disse...

Calma...levanta-te bem cedinho para teres tempo de ler a |Segundona..

Anónimo disse...

Muito obrigado e mais uma vez continue o bom trabalho, que eu e todos os apoiantes, jogadores e etc etc agradecemos !