25 de outubro de 2012

CDUL VAI PASSEAR OU DIREITO VAI FAZER A FESTA?

Depois de duas jornadas em que as equipas mais fortes defrontaram as que deviam ser mais fracas, a Divisão de Honra regressa por um dia aos jogos entre equipas teoricamente do mesmo nível.
Na ausência de responsabilidades internacionais, as equipas mais fortes apresentaram-se, no passado final de semana, quase todas em força, o que provocou alguns resultados mais desnivelados, mas que por si só não alteram em nada o andamento da prova rainha do rugby nacional.


A quinta etapa começa na Guia, que vai estrear o seu novo tapete - a sua colocação provocou algumas alterações na ordem dos jogos, mas já está tudo normalizado - e o recém promovido Cascais vai defrontar aquela que tem sido a mais fraca equipa  de quantas participam na prova, o Benfica, às 12 horas de sábado.
O Cascais apresenta-se desfalcado de seis dos seus jogadores que estão integrados na seleção Sub-19 que disputa o Campeonato da Europa, a partir precisamente deste final de semana, o que vai permitir que o Benfica respire e - quem sabe - traga um resultado positivo da Costa do Sol.
A equipa encarnada, depois de dois pesadelos sofridos perante Académica e Direito, tenta recompor-se e encontrar algum equilíbrio que a faça manter de pé um conjunto composto em exclusivo de jogadores portugueses, mas que sofre as consequências de anos a fio sem um programa de formação que tenha garantido a renovação do plantel, e do recurso sistemático a jogadores estrangeiros para equilibrar as assimetrias que se faziam sentir.
Agora, com o cinto bem mais apertado, os encarnados sofrem para se manterem à tona d'água, e o desfalque nos cascalenses vem mesmo a calhar para dar tempo à equipa para se recompor e ganhar ânimo para as jornadas que se avizinham.
O Cascais não foi considerado na questão dos internacionais - nem poderia ser - mas a verdade é que já foi prejudicado na semana que passou e vai ser ainda durante mais dois fins de semana.
Vamos ver como se aguenta um plantel que vive da sua muita juventude, e como aqueles jogadores que seriam menos utilizados, reagem às necessidades competitivas do XV.

Outro regresso a casa própria tem lugar no Restelo, também no sábado, às 14 horas, onde o Belenenses vai dar as boas vindas à Académica num encontro em que os azuis irão - com certeza - utilizar os seus internacionais  de sevens, que ficaram de descanso na viagem a Arcos de Valdevez, de onde a equipa trouxe uma inesperada, mas justa, derrota.
Em virtude das folgas que já gozaram, as duas equipas apresentam-se apenas com três jogos realizados, pelo que as suas atuais classificações devem ser medidas a esta luz, e não podem os seus adversários medir a sua força sem tomar isso em consideração.
Os estudantes vêm de uma boa vitória no Porto, e a repetição da dose vai empurrá-los pela tabela acima, até ao terceiro posto, enquanto os belenenses em caso de sucesso, poderão alcançar um patamar mais repousado da escala.
A Académica é favorita, não pelo que o Belenenses poderá ou não fazer, mas sim pelo que tem feito, em especial a vitória frente ao CDUP, enquanto os azuis sofrem na hierarquia das apostas, os efeitos da sua derrota frente ao CRAV.


O Técnico conseguiu perante o CDUP, na época passada, uma das três vitórias que registava no final da prova - as outras duas forma perante o Benfica - e obteve uma excelente conquista ao derrotar, esta época, o CRAV no seu reduto, e o CDUP, apesar de  ter demonstrado que cresceu como conjunto e ganhou em juventude, não poderá contar com quatro dos seus atletas, envolvidos no Europeu de Sub 19, o que pode vir a ser determinante no decurso do jogo.
O pontapé de saída nas Olaias será às 15 horas de domingo, e o favoritismo fica por conta dos engenheiros, cabendo aos portuenses o papel de desmancha prazeres.


O último jogo do fim de semana é um clássico do rugby português, e põe frente a frente CDUL e Direito, duas equipas em notória divergência evolutiva - enquanto os advogados estão em fase de renovação, os universitários colhem os frutos do trabalho desenvolvido nos últimos anos, e que os trouxeram de volta ao título nacional, que conquistaram em 2011-2012, depois de uma longa travessia do deserto.
Acresce a esta diferença fundamental do momento de cada equipa, que Direito tem parte (oito jogadores) da sua juventude - a melhor parte - na seleção de Sub-19, começando pelo próprio capitão daquele conjunto nacional, que tão boas provas deu na primeira equipa do seu clube na época passada - Vasco Fragoso Mendes.
Por seu lado o CDUL aproveitará para utilizar toda a sua falange internacional, em período de folga, apresentando-se no Estádio Universitário, domingo às 15,30 horas, como grande favorito a mais uma vitória e à tomada do primeiro posto da classificação, sem qualquer companhia.
Mas o Direito não é equipa para entrar batida em campo, e o regresso às hostes de Pedro Leal - que marcou 31 pontos no fim de semana passado - pode galvanizar a equipa, que se for adequadamente conduzida pelo novo médio de formação Manuel Raposo, pode fazer sofrer a equipa liderada por Gonçalo Foro.

Agronomia e CRAV vão fazer a sua primeira folga na prova, e vão, por conta disso, sofrer consequências em termos de classificação.

Fotos: António Simões dos Santos e Mário Januário

17 comentários:

Anónimo disse...

o cascais subiu antes de tempo. podia ter esperado mais um ano ou dois até que os jogadores da formação se fossem chegando aos escalões do topo de cima. espera-se e deseja-se que consigam resolver o problema com a ginástica do costume ... "adia & antecipa". também se espera e deseja que não se repitam as fc.
Boa sorte

Anónimo disse...

O Vasco é dos poucos sub 19 que tem influencia nos seniores portanto não Me parece que o direito sofra muito com esse europeu, talvez no escalão de sub 21 o sinta mais...
Quanto ao CDUL joga sem o Cabral que se lesionou com bastante gravidade nas Olaias.
Portanto o jogo tem tudo para ser equilibrado porque a meu ver sao claramente as duas melhores equipas do campeonato.

Anónimo disse...

Excelente artigo de lançamento da jornada!! Vamos ver como corre!!

Anónimo disse...

Já houve faltas de comparencia?

Anónimo disse...

ano passado

Anónimo disse...

Caro Sr. Anónimo de 25/10 - 08:19,

Lá porque tem direito a opinião não quer dizer que tenha de a dar, principalmente quando fala do que não sabe.

TODOS os clubes têm problemas em TODOS os escalões e TODOS os clubes têm de fazer a ginástica do costume, adiando e antecipando jogos por várias razões. No caso do Cascais, as várias selecções que jogam nesta altura tiram vários jogadores de vários escalões, daí a jiga-joga do costume - dos outros clubes não falo (por não saber da sua vida).

Obrigado pelos votos de boa sorte e para si também.

Anónimo disse...

O cascais não joga sem os 6 (7 se contar com o jogador que está nos 7's) desde a jornada passada.

portanto o Cascais vai jogar sem 6 dos habituais titulares contra Agronomia (33-3)
Benfica
CDUL
Beleneses

Anónimo disse...

Direito vai arrasar o "campeão"!

Anónimo disse...

Azar...

Anónimo disse...

é evidente que o cdul vai passear, o direito não só não tem capacidade para bater o cdul como além dos putos das selecções não pode contar com o vasco uva, não têm a minima hipotese com o CDUL,
quanto aos ofendidos do Cascais, podem argumentar o que quiserem mas se eles subirem os miudos dos sub 18 aos sub 21, alguns e alguns dos sub 16 aos sub 18 não precisam de andar a alterar jogos, mas lá está a campeonite a isso origa,

Anónimo disse...

cascais o que? mais um um disparate, qual é a diferença do Cascais para os outros clubes?

Anónimo disse...

Manel, onde arranjou as fotos do Benfica x Direito?

Obrigado

Manuel Cabral disse...

Quanto às fotos, basta ler o texto atentamente...

Anónimo disse...

A diferença é que o Cascais dá faltas de comparências e os outros não !

Anónimo disse...

XV titulares?

Anónimo disse...

e o técnico já vai jogar com os estrangeiros ? afinal quantos ficaram da academia BB ?

Anónimo disse...

Quanto ao Cascais sub 21, não se percebeu porque é que não jogou contra o Direito no dia que competia. De qualquer maneira não pode usar os jogadores que jogaram nos séniores em Monsanto...penso eu de que.