12 de dezembro de 2011

SEVENS - NOVA ÉPOCA TRAZ NOVIDADES (parte 2)

COMO REFERIDO NA PRIMEIRA PARTE DESTE ARTIGO, postada em 24 de Novembro, vamos hoje ver quais as alterações verificadas no Grand Prix Séries da FIRA-AER, e daremos também a informação disponível sobre o Mundial de 2013.

E vamos começar por este mesmo, anunciando que foi decidido na Assembleia Geral da FIRA, que teve lugar nos passados dias 2 e 3 de Dezembro, a realização de um torneio qualificativo para o Mundial de Moscovo, no fim de semana de 21 e 22 de Julho, em local ainda por designar - esperemos que Portugal se tenha candidatado a esta organização!
(Atualização no final do texto)
Numa altura em que a forma de apuramento das equipas para aquele Mundial ainda não foi anunciada pela IRB, este anúncio vem dizer que eles já sabem, mas não nos querem dizer...

Mas as novidades não acabam por aqui, e para equilibrar com a realização deste qualificatório, eliminou-se uma etapa do GPS, precisamente a de Barcelona - será que o torneio de qualificação será por lá? - mantendo-se os de Lyon e Moscovo, e trocando Bucareste por Odense (Dinamarca), numa decisão inédita (que já era conhecida) de ter uma etapa sem equipa da casa...a menos que se faça aqui mais um passe de mágica e se enxerte a seleção dinamarquesa...

Para o rugby português, se forem confirmadas a realização e datas da Nations Cup, o calendário dos sevens vem facilitar a vida, já que os jogadores da seleção de XV poderão ser utilizados na seleção de sevens, sem que a FPR seja obrigada a estranhos jogos de cintura para emendar a mão de uma política de desenvolvimento dos sevens em Portugal, que simplesmente não existe.

Fique com o calendário do GPS, do torneio de qualificação para o Mundial de 2013 e também dos torneios das Divisões A e B da FIRA.

Em tempo:
De acordo com as informações que conseguímos reunir, o apuramento feminino para o Mundial de 2013 terá lugar juntamente com o Torneio de Moscovo do GPS, no fim de semana de 30 de Junho e 1 de Julho e o Apuramento masculino será disputado por 16 equipas - as 12 que disputam o GPS, as três melhores da Divisão A, e a Irlanda.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Rugby é XV não sevens , sevens é uma variante !!!!!

Anónimo disse...

e o futebol é de 11? e o de 5 e 7 é uma variante?
Rugby é rugby... há Rugby de 15, Rugby de 5, Rugby de 12, Rugby de Praia, Rugby League, Touch Rugby,...