17 de outubro de 2016

AGRONOMIA BAQUEIA NAS MÃOS DO CDUL, E DIREITO RECUPERA LIDERANÇA

Direito vence o Cascais e recupera a liderança, beneficiando da derrota de Agronomia frente ao CDUL, enquanto a Académica venceu em Montemor consolidando a sua presença entre os seis primeiros, e o Belenenses venceu a Lousã, comandando o grupo dos quatro últimos.

O CDUL subiu um lugar na classificação, por troca com o anterior líder, enquanto Cascais e Académica mantiveram as suas posições (quinto e sexto) embora agora separados apenas por quatro pontos e não sete como anteriormente.

No próximo fim de semana não vai haver Divisão de Honra, que voltará nos dias 29 e 30 de Outubro.

Jogo de grande equilíbrio, como se esperava, entre Direito e Cascais, com os visitantes a apresentarem uma equipa muito sólida, muito forte nos avançados e segura a defender nas linhas atrasadas.
Direito apresentou-se com o jovem Dias a médio de formação, libertando Pedro Leal para defesa e mantendo Nuno Sousa Guedes na abertura.
O Cascais entrou determinado a controlar o jogo através do seu pack avançado e confirmou a sua superioridade nas formações, nos alinhamentos e no jogo no chão.
O Direito manteve a sua estratégia de lançar os seus centros José Maria Vareta e Manuel Vilela, mas, com maior ou menor dificuldade,o Cascais foi conseguindo evitar a perfuração, até que em jogada combinada entre Sousa Guedes e Vareta sai o primeiro ensaio de Direito, entre os postes.
No segundo tempo o equilíbrio das operações foi-se mantendo, mas aos poucos o Cascais foi perdendo o domínio que tinha nos avançados,particularmente no jogo no chão, embora tenha sido nesta fase que marcou o seu ensaio, através de uma movimentação do seu pack avançado.
Na fase final da partida destacou-se o terceira linha de Direito Pedro Rosa que conseguiu suster o poderoso jogo dos avançados cascalenses.
O resultado final de 16-10 aceita-se, embora os advogados tenham que se acautelar na questão disciplinar, pois jogou cerca de meia hora reduzido no seu efectivo, devido aos cartões amarelos que sofreu, o que poderia ter provocado mudança no desfecho do encontro.
Coma vitória o Direito regressa ao topo da tabela, acompanhado pelo Técnico que beneficiou dos quatro pontos da folga, e com um ponto de vantagem sobre o CDUL, que segue na terceira posição.

A Académica continua a cumprir com aquilo a que se propôs e venceu um jogo que sempre foi equilibrado, com o Montemor a dar boas indicações, mas onde a maior experiência dos pretos foi
determinante.
João Baptista Malta, apesar da derrota, não se mostrou abatido, antes tendo afirmado que "focados em fazer mais e melhor, estamos no caminho certo! Foi um jogo equilibrado em que qualquer equipa poderia ter ganho, embora tenha sido a Académica a marcar os ensaios.
Mas sendo a equipa de Coimbra a equipa sensação da prova até agora, vi um Montemor já muito perto daquilo que pretendo."
Sem poder contar com alguns dos seus habituais titulares - na verdade foi quase meia equipa que por motivos académicos ou profissionais não viajou ao Alentejo - a Académica confirmou aquilo que é a sua grande arma da temporada, a extensão e a qualidade do seu plantel.
Jorge Sérgio Franco, treinador adjunto da Académica confirma esta mesma ideia, e não se esconde atrás de eventuais alterações na equipa para justificar o resultado pois se "ao intervalo o resultado de 9-11 dava a sensação que iríamos conseguir o bónus ofensivo, com o vento favorável, o Montemor acabou por dificultar muito o trabalho dos avançados, não permitindo bolas de qualidade, particularmente na formação ordenada, e eles estiveram algumas vezes muito próximo da nossa área, com perigo.
O Montemor tentou de tudo - maul de alinhamento, penetrações ao primeiro passo com alguns jogadores muito fortes a tentarem entrar na nossa área - mas nós soubemos manter uma defesa coesa e tivemos o mérito de não deixar o adversário tirar partido de algum domínio de que dispôs.
Nós fomos mais fortes nas linhas atrasadas, e apesar de não termos tido muitas bolas de qualidade conseguimos dois ensaios pelo Francisco Gonçalves (que estreou na ponta) e pelo José Miguel Batista.
Fica a clara sensação que muitas equipas vão ter grandes dificuldades em Montemor, particularmente as da metade de baixo da tabela."

O encontro da Tapada prometia ser de elevada qualidade, competitividade e interesse,mas os factos não confirmaram a expectativa e, pelo menos na primeira parte, o jogo foi muito mastigado, as linhas atrasadas das duas equipas não tiveram bolas à disposição e as defesas claramente se sobrepuseram aos ataques.
As faltas sucederam-se e o muito público que se deslocou à Tapada não gostou do que viu.
No entanto, para a segunda parte tudo mudou, o abertura de Agronomia começou a abrir jogo, e ao domínio dos avançados os agrónomos juntaram o domínio nas linhas atrasadas, o que se acentuou com a entrada de Kadosh para médio de formação, fazendo mexer a equipa e dar velocidade aos três quartos.
Respondeu o CDUL com alterações cirúrgicas, dando mais peso à formação ordenada e mais eficácia no jogo aberto, conseguindo alguma supremacia nos avançados, aliada à sua superior eficácia, maior experiência dos seus jogadores, onde Noronha faz 21 pontos e Gonçalo Foro cinco.
A errada opção de Agronomia pelo jogo ao pé, em especial durante todo o primeiro tempo, e um certo apagamento de alguns dos seus jogadores, nomeadamente os fijianos, explica o desfecho do jogo.
Com a derrota Agronomia desce da primeira para a quarta posição na tabela, mas quanto a esta questão, tudo pode mudar de um dia para o outro.

O Belenenses venceu sem dificuldade uma equipa da Lousã que parece não dar grande importância ao volume das derrotas que sofre, preferindo guardar os seus trunfos para os jogar na hora certa.
Com este resultado o Belenenses salta para a posição de líder do grupo dos que não se vão apurar para a fase final da prova, enquanto Montemor, CDUP e Lousã continuam sem pontos de competição a marcar as suas posições na tabela.
Os pontos obtidos pelo CDUP foram os atribuídos por folgar - uma aberração do sistema que já devia ter sido eliminada há muito -assim como os quatro pontos atribuídos ao Técnico pelo mesmo motivo mantém a equipa na liderança compartilhada com Direito.



Sem comentários: