25 de outubro de 2016

PORTUGAL CANDIDATO À REALIZAÇÃO DO EUROPEU DE TOUCH EM ARCOS

Através dos clubes de rugby de Arcos de Valdevez, Portugal é candidato à organização do Campeonato da Europa de Touch em 2018, naquele centro da modalidade, no Norte do país.

O Touch Rugby está em crescendo no nosso País estando prevista para breve a criação da Associação Portuguesa de Touch e, em 2017, a realização de um circuito nacional.

Portugal é actualmente considerada como uma “Developing Nation” da FIT (Federation of International Touch), restando apenas cumprir algumas formalidades para se tornar num membro de plenos direitos (e deveres).

O desporto Touch não reporta à World Rugby mas sim à FIT e na Europa à EFT (European Federation of Touch), e estas entidades organizam a Taça do Mundo e o Campeonato da Europa.

A Taça do Mundo de Touch, realizada de 4 em 4 anos terá a sua próxima edição em 2019 em Kuala Lumpur, Malásia.
O Campeonato Europeu realiza-se de 2 em 2 anos. Este ano foi em Jersey e Portugal candidata-se a organizar a quinta edição em 2018.

O grupo que trabalha no desenvolvimento do Touch Rugby em Portugal, que surgiu de "geração expontânea" entre pessoas que têm desenvolvido o Touch nos seus clubes - entre os quais se destacam António Abreu (Direito), James Fisher (todo o lado e agora treinador do Técnico), Miguel Jonet (Cascais), José Maria M. Pereira (antes Sporting e agora Técnico), Celso Ferreira e Eduardo Seabra (Coimbra, Escola Agrária), Amílcar Seco (em Arcos de Valdevez) - desenvolveu um plano estratégico na qual se inclui a organização de um evento de dimensão internacional em Portugal.

Nesse sentido a F.P.R. e o Touch Portugal delegaram em Arcos de Valdevez (Clube de Rugby os Garranos e CRAV) o processo de candidatura ao Europeu de Touch Rugby de 2018.

Esta é uma prova de enorme dimensão pois implica a participação de mais de 15 países e cerca de 1000 atletas durante uma semana completa de competição.

O objectivo principal seria, através do mediatismo de uma competição deste cariz, dar visibilidade a este desporto e potenciar o seu crescimento em Portugal.

A candidatura foi já entregue na EFT e a decisão final quanto ao local de realização do Europeu 2018 será anunciada no fim do mês de Outubro.

Sem comentários: