8 de outubro de 2016

A PRIMEIRONA ESTÁ AÍ, E NINGUÉM SABE O QUE PODE ACONTECER!

Com a estreia absoluta na competição por parte do Rugby Bairrada, começa este sábado o Campeonato Nacional da 1ª Divisão - a Primeirona - com um equilíbrio que vem sendo já um hábito na prova, e que este ano deve ser ainda mais acentuado.

Recorde-se que o Sporting, que tinha garantido a continuidade na prova resolveu não apresentar equipa na competição, pelo que o seu lugar foi ocupado pelo Caldas, que evitou assim a despromoção.

.
Évora, Benfica e Santarém são, à partida e tendo em consideração o que se passou na época passada, os principais candidatos à luta pelo título, e a ele se junta obviamente o CRAV, equipa que despromovida da Divisão de Honra, não vai querer deixar seus pergaminhos por mãos alheias e vai com certeza lutar pelo regresso imediato à principal divisão do rugby nacional.
Mas estão longe de serem os únicos candidatos!

O Vitória de Setúbal, o C.R. do Técnico, o Vila da Moita e o São Miguel estão logo ali, ali mesmo, na luta pelos lugares cimeiros, e qualquer deles pode muito bem estragar o filme dos quatro principais candidatos!

Recorde-se que apenas seis equipas passam à fase eliminatória, e que temos até agora oito candidatos a esses lugares.
Mas não só estas oito equipas vão lutar pela classificação, pois as duas equipas restantes podem também entrar nessa corrida.

Por um lado, o novato Bairrada não é uma equipa qualquer, pois o clube tem crescido consistentemente, tem feito um excelente trabalho nos escalões jovens e é hoje uma referência desportiva na sua região.
Acresce a estes factos a constituição de uma segunda equipa - com o nome de Grupo Desportivo Moitense - com o estatuto de equipa satélite do Bairrada, que é garantia que o clube no seu conjunto vai ter cerca de 50 atletas do escalão em constante actividade.

Então, visto isto, não se admirem se da Bairrada vier um furacão capaz de alterar o equilíbrio do rugby da Primeirona.

Deixámos para o fim o Caldas Rugby Clube, que sendo uma equipa em renovação - e que sofreu com esse facto na última época - tem agora condições de recuperar o espaço perdido depois da debandada de um grande lote de jogadores associados ao seu antigo patrocinador, graças à chegada de uma nova geração que aos poucos vai estando em condições de garantir a qualidade a que o clube se habituou no passado.

Em resumo, não feche os olhos, pois arrisca-se a encontrar tudo mudado quando os voltar a abrir!

Pela nossa parte vamos tentar acompanhar o que se for passando, quer através destas prévias às jornadas, como pela crónica possível do que se passar, quer ainda - com a colaboração da Shrimp House - com a divulgação em página própria de calendário, resultados e tabela classificativa.

Dê uma vista de olhos nos jogos do fim de semana!

Um duplo teste quanto ao ponto em que as duas equipas se encontram.
O Vila da Moita vai querer capitalizar imediatamente o mais que puder, aproveitando alguma inexperiência da renovada equipa do Caldas, mas a verdade é que os pelicanos tiveram um bom comportamento num recente jogo de treino que realizaram frente ao Santarém, e é grande a expectativa em relação ao que a equipa pode render.

Apesar de tudo, damos a vantagem ao Vila da Moita, que não tem o hábito de facilitar a vida das equipas que o visitam, e que mostrou na época passada que pode muito bem dar o pulo e ficar entre os grandes.

O Vitória teve em 2015-2016 uma época de grandes dificuldades, a que não foram alheios os problemas com a utilização do seu campo do Vale da Rosa, que parecem finalmente resolvidos.
Com alguma renovação na equipa e uma nova equipa técnica, os sadinos vão entrar em força na prova, embora o jogo que fizeram com o Benfica ainda não tenha permitido à equipa mostrar do que é capaz.

Quanto ao Técnico existe um facto que merece grande destaque, e que coloca o clube na primeira linha do rugby nacional, a todos os níveis.
Os engenheiros são o único clube, entre os 35 que participam nas competições seniores, a apresentar três equipas em competição - na Divisão de Honra, na Primeirona e na Taça Challenge!!
E só por isso têm que ser considerados como candidatos ao título de qualquer dessas competições, com destaque para a Divisão de Honra e a Primeirona - afinal a equipa que disputa a Taça Challenge tem mesmo essa função de garantir a consistência das duas outras.

Com tudo isto, o Técnico viaja como favorito a Setúbal, mas é preciso cuidado para não terem uma surpresa...

Dois dos principais candidatos ao título medem forças com honra de inauguração competitiva do novo campo dos chaparros, que vão com certeza querer ter o prazer de festejar o momento com uma vitória.

O problema é que o Benfica - que não conseguiu nenhuma vitória sobre o Évora, desde que foi rebaixado da Divisão de Honra - aposta fortemente na luta pelo título esta época.
O Benfica conseguiu regressar ao Estádio da Luz como equipa de pleno direito do clube e isso é um importante factor na sua estabilidade, a que se junta uma nova geração que tem vindo a ganhar experiência, e parece agora em condições de se aventurar em voos mais altos.

Vantagem para o Évora, que deve conseguir manter o ritmo de vitórias sobre o rival, mas não vai ser uma tarefa fácil...

Duas equipas que estarão espreitando a mais pequena possibilidade de êxito, e que são as duas maiores incógnitas da época na competição.
Com a estreia na Primeirona, e com a criação da equipa do Moitense, os bairradinos terão que ultrapassar o maior adversário que é constituído pela sua própria inexperiência, que os adversários vão tentar explorar.
Mas se o conseguirem serão com certeza adversários de grande peso e com reais possibilidades de êxito na competição.
Como nos disse o seu treinador Rui Rodrigues, "esperamos um S. Miguel combativo e agressivo mas sem dúvida alguma estaremos preparados para dar uma excelente réplica e colocando os nossos principio de jogo ofensivo em campo, poderemos sair com uma vitória."

O São Miguel tem trabalhado na construção de uma equipa competitiva, na última época já mostrou que os resultados estão a surgir e é já, na nossa opinião, um verdadeiro candidato à luta pelos lugares cimeiros.
Uma coisa é certa, vai ser um jogo disputado ao milímetro, e apesar da maior experiência do São Miguel, atribuímos alguma vantagem à Bairrada, que tem uma forte tradição de bons resultados em casa.

O encontro entre escalabitanos e minhotos foi adiado, a pedido dos primeiros, para o dia 29 de Outubro.

Saiba quem são os treinadores principais das 10 equipas que disputam a Primeirona:
EQUIPA
TREINADOR PRINCIPAL
BAIRRADA
Rui Rodrigues
BENFICA
Carlos Castro
CALDAS
Patrício Lamboglia
CRAV
David Pereira
ÉVORA
António Moura Dias
SANTARÉM
A.J. de Carvalho Abreu
SÃO MIGUEL
Pedro Murinelo
TÉCNICO CR
Niels Egelmeer
VILA DA MOITA
Luis Barata
VITÓRIA DE SETÚBAL
Tiago Silvério

Sem comentários: