31 de outubro de 2016

SEGUNDONA AOS SOLUÇOS NO NORTE/CENTRO E SUL/CENTRO AQUECENDO


Disputaram-se mais alguns jogos da Segundona Zona Centro/Norte numa demonstração clara que é urgente dar atenção ao terceiro nível das competições nacionais, muito mais urgente do que qualquer cosmética a aplicar nas duas primeiras divisões.

Mais uma vez a jornada fica incompleta, com mais um jogo adiado e no conjunto das duas jornadas já disputadas, com a participação de oito equipas e que poderiam já ter disputado oito jogos, apenas quatro se disputaram, dois por culpa dos clubes que adiaram os mesmos, e outros dois por culpa da FPR que negligentemente não atualizou o calendário da prova, após a desistência dos Garranos, que aconteceu bem antes do início da mesma.


Mas enfim, infelizmente quem está no poder acha que o progresso do rugby nacional se vai dar com a redução das duas primeiras provas nacionais, e o terceiro nível e por aí abaixo, estão condenados ao abandono, como temos denunciado nestas páginas ao longo dos últimos anos.
O que nós pensámos, e infelizmente estávamos errados, é que a nova gestão da FPR seria nova mesmo e se preocuparia com o rugby nacional num todo, mas afinal isso não é verdade.
Tudo o que seja além do círculo dos amigos, é treta pura.

Claro que não é a FPR a única culpada, começando por todos os que estão fora do círculo de influência - leia-se dos 4 ou cinco clubes mais poderosos - e que continuam deixando que aquele círculo continue a dominar o rugby nacional.
Continua a predominar a tendência de conquistar pequenas esmolas, em vez de conquistar o poder e dar uma escovadela que só pecará por tardia.

Quanto ao fim de semana, disputaram-se então os jogos da Zona Centro/Norte entre o Moitense e o Prazer de Jogar e a Agrária de Coimbra e o Braga.

Saúda-se o regresso do Grupo Desportivo Moitense à actividade depois de quase 20 anos de ter sido substituído nas competições pelo Rugby Clube Bairrada (em 1997), e depois de ter estado em actividade durante 20 anos, com início em 1977!

Neste jogo de regresso o Moitense foi saudado pelo Prazer de Jogar com uma derrota por 13-24, enquanto a Agrária somou a sua segunda vitória na prova, desta vez sobre o Braga por 45-5.
Os charruas chegam assim ao centésimo pornto marcado, sofrendo nas duas partidas 17 pontos.

O terceiro jogo que se devia ter realizado foi o Guimarães-Famalicão, adiado para o próximo dia 8 de Dezembro.

Entretanto na Zona Sul/Lisboa continua a correr o Torneio de Abertura, que teve dois eventos.
Em Tomar com a equipa local, o Belas e a FC Tecnologia, e em Elvas com a equipa da casa, o Borba e o Loulé.

Vamos ver o que se passou nestes Torneios.

TORNEIO DE TOMAR COM VITÓRIA DO BELAS
Numa bela tarde de Domingo solarenga realizou-se a segunda jornada do torneio de abertura, em Tomar, com participação da equipa da casa, Belas RC e FCT.
No primeiro jogo entre Tomar e Belas, entrou melhor o Belas estando aos 10 minutos a ganhar por 17-0. O jogo foi inteiramente dominado pelo Belas e terminou com
o resultado de 34-0 favorável à equipa visitante.
No segundo jogo o Belas defrontou a FC Tecnologia, que entrou melhor e obrigou o Belas defender, sem ter bolas para atacar. 
A meio da primeira parte a FCT adianta-se no marcador registando 7-0, mas o Belas igualou antes do intervalo. 
Na segunda parte entrou melhor o Belas marcando primeiro fazendo 14-7 e respondeu a FCT voltando a empatar o jogo. 
Na parte final do jogo o Belas pressiona e chega ao ensaio vencendo o jogo por 21-14. 
No último jogo o Tomar defrontou a FCT num jogo muito equilibrado que chegou ao intervalo com o resultado em branco.
Na segunda parte a FCT marcou primeiro mas a equipa do Tomar respondeu empatando o jogo a 5-5 e mesmo no final do encontro voltou a marcar, acabando a equipa da casa por vencer por 10-5.
No final do torneio as três equipas reuniram-se num excelente 3º tempo, proporcionada pela equipa da casa.
RESULTADOS 
Tomar 0-34 Belas
FCT 14-21 Belas
Tomar 10-5 FCT

LOULÉ VENCE EM ELVAS, MAS NÃO IMPRESSIONA
Com a presença das duas equipas alentejanas do Elvas e do Borba, disputou-se a segunda etapa do Torneio de Abertura Sul, e a prova decorreu com grande equilíbrio.
No jogo inaugural o Elvas surpreendeu e derrotou uma discplicente equipa algarvia, que mesmo tendo marcado o único ensaio da partida não teve engenho ou arte para ser superior ao adversário acabando a vitória por ficar com a melhor equipa em campo com um marcador de 9-8 favorável aos elvenses.
No segundo encontro o Loulé reagiu e conseguiu uma excelente vitória sobre o Borba por 46-0.
A surpresa do dia veio do terceiro e último jogo, que colocou frente a frente os vizinhos alentejanos de Elvas e de Borba, numa partida bem movimentada em que os ataques estiveram melhor que as defesas e onde os borbenses acabaram por conseguir uma estupenda vitória por 41-39.
Ganharam os de Borba - uma vitória sobre os rivais e vizinhos que foi duplamente festejada - mas quem beneficiou mais foram os de Loulé que graças aos factores de desempate acabaram por vencer o Torneio, embora não possam regressar satisfeitos consigo próprios a casa.
RESULTADOS 
Elvas 9-8 Loulé
Loulé 46-0 Borba
Borba 41-39 Elvas

Sem comentários: