4 de outubro de 2016

UNODECACAMPEÃO DIREITO FAVORITO NA VIGÉSIMA NONA SUPER TAÇA

11 vezes vencedor da Super Taça, Direito é favorito na 29ª edição da prova, que terá lugar amanhã às 17 horas no Estádio Nacional, enfrentando Agronomia pela oitava vez na história da competição.

Nas oito vezes em que se encontraram nesta final, os advogados venceram sete e os agrónomos apenas uma (em 2011) e se formos acreditar na história recente das duas equipas, então é razoável dizer que Direito tem muitas possibilidades de vencer a prova pela 12ª vez, aumentando para oito as vitórias sobre Agronomia.


Nas quatro edições em que a vitória da equipa de Monsanto foi sobre outras equipas, as vítimas foram o CDUL nas três últimas edições da prova, e o Belenenses em 2008, e você pode verificar a história da Super Taça - de todos os escalões - na página que dedicamos à competição.

Direito chega à final 2016 da prova após ter vencido o Campeonato Nacional 2015-2016, batendo o CDUL na final por 11-6, e Agronomia chega como finalista vencido da Taça de Portugal, que perdeu para o Direito por 12-30.

Até à hora em que publicamos esta informação ainda não era conhecida a constituição de nenhuma das duas equipas.

MONTEMOR TENTA BISAR TÍTULO DOS SUB-18
Entretanto no escalão de Sub-18 o Montemor, vencedor do campeonato em 2015-2016, vai enfrentar às 14 horas no Estádio Nacional, o Belenenses, vencedor da Taça de Portugal, com os alentejanos a tentarem repetir o título conquistado em 2015, frente ao Direito, enquanto os belenenses vão disputar a sua oitava Super Taça, tentando a quinta vitória, numa presença que não acontecia desde 2007, quando venceu o CDUP.

Importa salientar que estas presenças do Montemor podem significar que o clube está a construir os alicerces que lhe permitirão assegurar uma participação consistente na Divisão de Honra, pois só com um constante afluxo de jogadores das escolas, os clubes se conseguem manter na disputa da mais importante competição nacional.

BENFICA E SPORTING DISPUTAM SUPER TAÇA FEMININA
Embora não tenha sido anunciada pela FPR, vai ter lugar amanhã, às 12 horas, ainda no Estádio Nacional, a Super Taça Feminina entre as equipas do Benfica e do Sporting, na retomada duma competição que se disputou entre 2007 e 2013 - sete edições, com sete vitórias do Benfica - mas que foi então interrompida até agora.

No total a Super Taça dos Sub-18 vai na sua 28ª edição, pois desde que foi disputada pela primeira vez, em 1989, nunca foi interrompida.

Então, aproveite o feriado, vá até aos campos de rugby do Estádio Nacional e divirta-se com estes três jogos, que prometem uma excelente tarde de rugby para todos os gostos.

Só é pena que não se realize a Super Taça do Sub-escalão senior que deveria colocar frente a frente o Direito, vencedor do campeonato nacional 2015-2016, e o CDUP, finalista vencido da Taça de Portugal frente ao mesmo Direito, mas temos que estar preparados para todas as variações de humor de quem manda, mesmo que daí resulte a suspensão de uma prova que se disputou sem interrupção desde 2007, umas vezes no escalão sub-21, outras no escalão sub-23.

E já agora, também não se entende porque foi interrompida a disputa da Super Taça dos Sub-16, já que eventual argumento que não se deve incentivar excessivamente a competição nos escalões mais jovens, não tem qualquer fundamento, já que se disputa o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal.
Nada mais natural, então do que se disputar também a Super Taça.

Sem comentários: