2 de outubro de 2016

ACADÉMICA EM ALTA VENCE CASCAIS E SOBE AO GRUPO DOS SEIS

Numa jornada já mais próxima do nivelamento que se pode desejar para a divisão de topo, a surpresa veio de Coimbra, onde a Académica quebrou um ciclo de derrotas frente ao Cascais em casa, que se prolongava desde 2013-2014, e venceu por 19-18.

As duas equipas estiveram muitos anos sem se encontrarem para o nacional - desde 2004-2005, quando uma descia ao segundo escalão, a outra subia, num yo-yo que durou até 2012-2013 (ano em que os pretos venceram por 30-16), apenas interrompido em 2007-2008.
Confere em Histórico

Direito obteve outra vitória por números muito dilatados, mas no conjunto da jornada podemos dizer que houve um equilíbrio que mostra que nem só de cinco equipas vive a competição, e podemos apostar que muita coisa ainda vai rolar, até as peças do puzzle se encaixarem todas no devido lugar.

Com resultados de ontem seguem ainda sem pontuar Belenenses, Montemor, CDUP e Lousã.

Excelente vitória da Académica no Taveiro, frente ao Cascais, num emocionante encontro decidido apenas nos últimos minutos, quando Rodrigo Barradas marcou entre os postes para a transformação de Manuel Queiroz, e a virada no resultado.
Sem qualquer dúvida o resultado mais importante da jornada, que afasta o Cascais do grupo dos
líderes, e faz a Académica entrar no grupo das seis melhores equipas da Divisão de Honra.
Depois da derrota nas Olaias na jornada inaugural, os pretos fizeram entrar na convocatória apenas sete novos jogadores, e no XV inicial entraram três desses novos e mais um que tinha começado no banco em Lisboa.
Nada mau para uma equipa que no ano passado penava para apresentar um XV completo em campo...
E foi mesmo um desses novos do plantel – que veio de uma
prolongada recuperação após cirurgia – quem, entrando nos minutos finais, acabou por marcar o ensaio decisivo que deixou a vitória nos pés do chutador de serviço (cinco pontapés com êxito).

Agora com este resultado o entusiasmo em Coimbra deve estar em alta, e isso deixa em aberto o resultado do próximo fim de semana, quando a Académica visitar o CDUL, em Lisboa.
Esta semana quem leva inteirinhas as honras da jornada é a Académica!

Em encontro jogado no relvado de Monsanto devido a inversão do Jogo, o Direito manteve a sua toada ofensiva como já se tinha verificado na semana anterior contra a Lousã.
Desta vez foi o CDUP a sofrer com o demolidor ataque dos donos da casa não tendo sequer logrado a formação do Porto marcar um único ensaio contra os 14 dos advogados.
Tal como na jornada anterior a equipa de Monsanto manteve Nuno Sousa Guedes na posição de abertura, coordenando todo o ataque das linhas atrasadas, onde Manuel Vilela e José Maria Vareta, com uma velocidade estonteante, entravam e marcavam quase à vontade.
Nos avançados Direito apresentou uma primeira linha muito móvel atacando à mão e marcando também um ensaio em jogo aberto por intermédio do pilar Francisco Bruno.
Na segunda parte Francisco Aguiar operou algumas substituições talvez já a pensar no jogo da Super Taça contra Agronomia no próximo dia 5, sendo de destacar a belíssima entrada de João Moraes para a segunda linha provando que o plantel do GDD é vasto, tanto em número como em qualidade.
Neste embate inicial da temporada, com três jornadas a defrontar as melhores equipas, falta ao CDUP enfrentar o Cascais, em mais uma deslocação à região de Lisboa.
Apesar de não serem agradáveis, estas duas derrotas não surpreendem nem são preocupantes, embora o peso da derrota de hoje seja grande, e vamos ter que esperar as partidas em que os portuenses defrontem equipas de um nível mais próximo do seu, para podermos avaliar o que realmente a equipa pode fazer na prova.


Derrota previsível do Montemor, embora demonstrando uma boa reacção da equipa ao peso da derrota da semana passada, o que pode começar a indicar que o conjunto se está a preparar para os jogos entre iguais para mostrar onde se situa na tabela.

E na verdade é para esses jogos que as equipas que, à partida, não têm condições de lutar pelos lugares cimeiros terão que concentrar os seus esforços, e não podem dar demasiada importância a alguns resultados mais desnivelados que surgirão no caminho, mantendo o foco naquilo que, para elas, é o objectivo principal da sua época desportiva: a manutenção no escalão principal.

Agronomia conseguiu o segundo ponto de bónus e partilha com Direito o comando da tabela, em vésperas da Super Taça, afinal o primeiro encontro entre dois candidatos ao título nacional da época.

Como era previsível a Lousã em casa é sempre uma equipa diferente e que não facilita em nenhuma circunstância, tal como aconteceu hoje, e a derrota sofrendo quatro ensaios não surpreende atendendo ao poder do adversário.
O que se disse em relação ao CDUP aplica-se também em relação à Lousã, e teremos que aguardar os embates com equipas da segunda metade da tabela para avaliarmos o real valor do conjunto.

Importante vitória do Técnico que assim ultrapassou dois adversários que poderiam ter representado maiores dificuldades, mas que foram ultrapassadas deixando os engenheiros na luta pelo primeiro terço da tabela em luta directa com o CDUL.
O Belenenses precisava de ter pontuado nestes jogos - nem que fosse o ponto de bónus - se pretende entrar no grupo das finais, mas agora tudo fica mais difícil com a visita a Monsanto na próxima semana.

Foto: NANA PHOTO16

Sem comentários: