31 de outubro de 2016

CASCAIS VENCE CDUL E ESTÁ A TRÊS PONTOS DO SEGUNDO

Quinta jornada da Divisão de Honra com alterações na frente da tabela, com Agronomia a subir ao segundo lugar e o Técnico, por troca, a descer ao quarto.

O Cascais conseguiu o resultado mais importante do fim de semana, derrotando o CDUL e aproximando-se da frente, a três pontos do segundo (Agronomia), e a dois do terceiro e do quarto (CDUL e Técnico).

Agronomia recebeu e bateu o Técnico sem dúvidas na mente de quem assistiu, e isolou-se na segunda posição com mais um ponto do terceiro e do quarto, e a três pontos do comandante.

Direito recebeu os quatro pontos por estar paradinho e ficou isolado na frente, enquanto o CDUP conseguiu a primeira vitória do ano, e logo com direito a bónus, e subiu ao sétimo posto em igualdade pontual com o Belenenses, que derrotou a Académica e subiu ao sexto lugar da tabela.
O Montemor e a Lousã são as únicas equipas sem vencer na competição, embora os beirões tenham beneficiado dos quatro pontos da folga, e ocupam as últimas posições da tabela.

Tarde muito quente na recepção da Agronomia ao Técnico na Tapada.
No jogo de celebração das 200 presenças de Kadosh na equipa dos agrónomos, a história do jogo resume-se ao tempo que o Técnico aguentou a equipa da Agronomia que se apresentou mais forte, mais táctica e mais consistente.
Foto: Filipe Monte
Na primeira parte o jogo foi muito morno, mastigado a meio campo de onde quase apenas há a ressalvar o belíssimo ensaio de Tomas Gonçalves a dar apoio a uma jogada rápida e perfurante das linhas atrasadas. O resultado ao intervalo de 10-6 aceitava-se pois na realidade nenhuma das equipas fez para merecer mais.
Na segunda parte a Agronomia entrou com disposição de ganhar o jogo e o fez, mostrando mais solidez na formação ordenada, baqueando um pouco no alinhamento mas demonstrando um jogo à mão muito eficaz sempre dificilmente travado pela defesa do técnico.
Nesta fase o abertura da equipa da Tapada, ao contrário do que fez no ultimo jogo contra o CDUL, jogou e deu a jogar, raramente pontapeando a bola, permitindo assim que o jogo ganhasse dimensão e se tornasse mais agradável.
O Técnico viu dois jogadores seus serem amarelados o que, na fase final do jogo, condicionou bastante a movimentação da equipa e abriram espaço para a Agronomia, que já tinha ascendente, colocar-se definitivamente à frente do marcador até ao final.
O resultado final de 23-9 não sofre qualquer contestação e espelha o que se passou dentro de campo

Começou melhor o CDUL que chegou a estar na frente por 20-6, mas depois disso o Cascais melhorou no conjunto e os seus avançados fizeram o resto dominando a partida, e não fossem as penalidades falhadas na parte final da partida, o prejuízo do CDUL teria sido bem maior, incluindo a perca do ponto de bónus que lhe permite manter a terceira posição, agora em igualdade com o Técnico.
Vitória justa dos cascalenses que embora mantendo a quinta posição estão agora mais longe do sexto classificado e mais próximo do segundo - estava a seis pontos do segundo, está agora a três, e estava a quatro do sexto, está agora a sete - mantendo a distância para o líder.

Começou bem o Belenenses que logo nos momentos iniciais marcou o primeiro dos seus cinco ensaios, chegando ao intervalo com uma confortável vantagem de 30-5.
Aos 45 minutos o nº 8 da Académica foi punido com cartão vermelho o que deu ao clube lisboeta aquela sensação de "está no papo" que muitas vezes tem consequências fatais.
Não foi o caso do jogo desta semana em que o jovem médio de abertura do Belenenses esteve em grande plano no jogo ao pé, particularmente nos momentos finais do jogo, conseguindo aliviar a pressão ofensiva que a Académica vinha exercendo neste período em busca da vitória. 
E a Académica chegou mesmo aos 30-25, com 80 minutos de jogo já decorridos, mas aos 85 a equipa da casa aumenta para 33-25 e quando os pretos jogavam de todo o lado à procura do ponto bónus, um erro de "handling" permite a recuperação dos azuis, que marcam ensaio no meio dos postes, fixando o resultado final em 40-25.
O cartão vermelho para António Salgueiro e as lesões do capitão Francisco Bessa e do ponta Afonso Monteiro, não impediram uma forte reacção da Académica que tudo fez para virar um resultado exageradamente desfavorável, mas o Belenenses esteve sólido nas fases de conquista com o nº 8 Duarte Moreira a conquistar muito terreno em saídas directas da formação ordenada, e acaba por ser o vencedor certo da partida.

O CDUP recebeu o Montemor na Moita da Anadia - tentámos saber porquê, mas em êxito - e conseguiu a sua primeira vitória do ano, a que juntou o ponto de bónus correspondente aos ensaios marcados na partida, subindo ao sétimo lugar da tabela, mas com o mesmo número de pontos do Belenenses que ocupa a sexta posição.
O Montemor não conseguiu o bónus defensivo e está na última posição já que a Lousã somou os pontos da folga e se afastou do fundo da tabela.

Sem comentários: