28 de abril de 2014

PRIMEIRONA EM PÉ DE GUERRA COM MAIS UMA PALHAÇADA

Com mais uma palhaçada a Federação Portuguesa de Rugby põe os clubes que participam nas meias finais do Campeonato Nacional em pé de guerra, e ameaça por completo o brilho que a prova deveria ter, nomeadamente a sua final.

Numa prova que tem a final marcada regulamentarmente pela FPR em campo neutro, para o fim de semana 10/11 de Maio desde que o calendário foi divulgado, resolveu agora quem está à frente dos destinos do rugby português, a menos de duas semanas da realização da prova, propôr aos clubes a alteração da data da mesma, ou em alternativa, a realização da prova às 20 horas de sábado dia 10.


A justificação da FPR para esta palhaçada passa pela realização no sábado e domingo, no campo A do Estádio Nacional, do Europeu de Sevens de Sub-19, e pela alegada impossibilidade de realização da final da Primeirona ao mesmo tempo que decorre aquela prova europeia.

Estranhamos que essa seja a decisão da FPR, e não admira a recusa formal dos quatro clubes (Lousã, Groundlink Caldas, Évora e Benfica) a qualquer alteração de data, que não tem pés nem cabeça, e não compreendemos porque não pode o jogo ser realizado noutro campo do Estádio Nacional, ou, em alternativa, num outro estádio qualquer em Lisboa, ou mesmo noutra cidade, a horas decentes, que permitam a qualquer que seja o vencedor, ter o prémio de festejar no próprio dia com os seus adeptos e amigos.

É claro que um jogo que começa às 20 horas não está terminado antes das 22, mais a viagem de regresso - caso a equipa vencedora seja de fora de Lisboa, o que tem 75% de possibilidades de acontecer, dado que das quatro apenas o Benfica é da capital - e os jogadores só estarão junto dos seus perto da meia noite ou uma da manhã, o que inviabiliza qualquer manifestação de regozijo, ou encontro com os seus associados, ou por exemplo, com as respectivas autoridades autárquicas, sendo que não podemos esquecer que a equipa vencedora estará na Divisão de Honra na próxima época, e precisa de tirar todo o partido da vitória, desde o primeiro minuto...

Mas a verdade é que esta palhaçada nem sequer admira quem tem acompanhado as sucessivas asneiradas cometidas pela direcção chefiada por Amado da Silva, e apenas confirma o total abandono a que ela tem deixado o rugby interno, e dá força aos que gostariam de ver o ainda Presidente fora da FPR com a maior brevidade.

18 comentários:

António Ferreira Marques disse...

Desde já uma proposta:
Final no Estádio Universitário, de Lisboa ... podia ser Coimbra ou Porto, mas dadas as equipas envolvidas o EUL é mais conveniente. Além do mais o EUL é a verdadeira casa do Rugby em Portugal ... o Estádio Nacional é ... e sempre ... foi uma megalomania ... para não dizer outra coisa ... qualquer que seja o Desporto envolvido.

Anónimo disse...

boa noite,
fizeram um resumo dos jogos da liga de honra deste fim de semana?
onde esta, nao encontro?

Anónimo disse...

Esta notícia, é apenas a confirmação de que não há decência nem pudor, nem sequer um rasgo de bom-senso ou inteligência na FPR.

...

Para quando a hora da vassourada?

Anónimo disse...

Esta notícia, é apenas a confirmação de que não há decência nem pudor, nem sequer um rasgo de bom-senso ou inteligência na FPR.

...

Para quando a hora da vassourada?

Anónimo disse...

É uma grande argolada da Direcção da Federação, sempre a dizer que defende a competição interna, mas depois põe tudo de lado por causa dum torneio entre selecções. Que falta de senso propor o adiamento duma final duma primeira divisão a 15 dias da mesma. Falta de senso e falta de respeito pelos atletas envolvidos.
Por favor, desempatem a loja. Só fazem trampa....

Anónimo disse...

E para juntar mais palhaços, ouve-se falar que as meias finais apenas vão ter arbitros e não fiscais de linha...

se isso acontecer é mais um tiro no pé de toda esta federação que gere tudo isto na esperança de um dia poder fazer ctrl+alt+del e recomeçar de novo...

Anónimo disse...

Vergonha, Vergonha, vergonha. Não há respeito nenhum pelos atletas, que praticam o rugby em Portugal . Isto é uma uma verdadeira palhaçada onde é que já se viu uma final as 20h ????
Andam a literalmente a brincar com aqueles que praticam o rugby por amor a camisola ...
Cheira-me a Boicote por parte de Caldas, Lousã, Évora e Benfica e só tem é que acontecer porque os clubes não são marionetas ..

Anónimo disse...

Vergonha, Vergonha, vergonha. Não há respeito nenhum pelos atletas, que praticam o rugby em Portugal . Isto é uma uma verdadeira palhaçada onde é que já se viu uma final as 20h ????
Andam a literalmente a brincar com aqueles que praticam o rugby por amor a camisola ...
Cheira-me a Boicote por parte de Caldas, Lousã, Évora e Benfica e só tem é que acontecer porque os clubes não são marionetas ..

Anónimo disse...

Só mais um tesourinho.
Alguém sabe a composiçaõ da SN de 7´s que parte para as duas ultimas etapas do IRB 7´s.
Será que mais uma vez vamos surpreender os nossos adversários ocultando o nosso plano de vôo e os jogadores?
Ou será apenas incompetencia de comunicão?

Anónimo disse...

agradeçam aos únicos clubes que o apoiam:
- GD Direito;
- CR Évora;
- SL Benfica

curiosamente os dois últimos vitimas desta situação...

Anónimo disse...

Boicote?!!! mas onde é que andam com a cabeça? acham mesmo que quem está aqui para ganhar vai desestabilizar atletas com boicotes?!
É engraçado mas falo com muitos atletas que podem eventualmente estar presentes na final e eles estão todos contentes com a hora e por uma razão simples, é á hora a que costumam treinar e vai estar menos calor.

Se me perguntam se é normal um engano destes? claro que não. Se a culpa é da Direcção da FPR? em ultima análise é mas a responsabilidade directa é dos incompetentes que lá trabalham, que sacam o seu ao fim do mês e nem repararam nesta sobreposição.

Faço uma pergunta mas porque é que não se pode utilizar o Estádio Universitário, ou o Estádio do Inatel? ambos estão certificados pela FPR e ambos estão desocupados nesse dia.

Anónimo disse...

E eu que julgava que a Catedral do Rugby em Portugal era o Estádio Universitário Engº Pinto de Magalhães, que tantas e tantas finais viu e que se fosse vivo até de cadeiras de rodas lá estaria presente, vão fazer uma final para estrangeiros verem... Triste. Ás 8 da noite não lembrava ao diabo.

Anónimo disse...

Incompetentes. Indignos de estarem à frente do rugby português. Menosprezar clubes que durante 8 meses lutaram para terem uma final digna. Não valem mesmo nada. Sigam todos com a selecção sevens. Pelo menos durante 15 dias ficamos livres de vocês.

Anónimo disse...

Ao das 11.32. Realmente os treinos são à noite. Descontracção, paragens, etc. E os jogos? És capaz de me dizer a que horas são? E os atletas que querem jogar à noite, para além de ti, que calculo sejas funcionário da Federação e assim não tens que sair da zona de conforto dos Sevens, quantos serão???? Sim, quantos atletas que têm possibilidade de estar numa final com sol, ou mesmo chuva, gostarão de jogar com luz artificial? Também me saberás informar disso ?
Onde estará a tão falada festa do rugby português.

Anónimo disse...

não festejar junto dos seus a horas decentes (bem como até jogar à chuva)ainda se pode aceitar, agora os atletas terem que entrar em actividade com luz artificial é que não se pode aceitar.

Anónimo disse...

Boa Noite


Leio muito destes comentários e ficou com a nítida sensação de que muitas vezes o MdM é uma espécie de camarote onde os dois velhos dos marretas se sentam para dizer mal, não interessa de quê ou sobre quê, o que interessa é deitar abaixo.

Foi a hora mal escolhida? talvez, foi o palco da final mal pensado? talvez. A ideia de FPR de ter uma espécie de festa do Rugby com os Sevens e a final da Primeira, mal pensada? talvez, houve falta de comunicação entre a FPR e os clubes potencialmente envolvidos? certamente.

Agora a verdade é que não se pode dizer que é terrível jogar com luz artificial, ou á noite, ou que depois os jogadores não podem celebrar com os seus porque chegam muito tarde a casa, ou que uma final com sol é que é. Tudo isto são razões legitimas mas não são razões para dizer que tudo foi mal planeado, uma vez que o oposto também é legitimo, muitos dos grandes jogos de rugby dos grandes campeonatos são á noite, o rugby não é o futebol e por isso não creio que grandes multidões estejam em Évora, Caldas ou Lousã á espera dos jogadores e no caso do Benfica a festa do Marquês já foi feita.

Do ponto de vista técnico nada indica que tenha existido incompetência da parte da FPR, do ponto de vista do espectáculo pode ser discutível mas uma final á noite não é escandaloso. Numa semana de champions league e de liga europa do desporto rei na Europa e que envolve não milhões mas biliões de Euros e em que todas as semi-finais são disputadas á noite e com luz artificial, é um bocadinho ridículo praguejar pelo facto de a Primeira ter a sua final á noite.

Discuta-se o programa da festa mas discuta-se civilizadamente sem ofender a direcçção da FPR, e com argumentos válidos, não vale este permanente bota abaixo que em nada dignifica o desporto de que todos gostamos, além de não ser saudável.

Mais uma nota, garantidamente não vão existir boicotes á final por parte de pelo menos duas das equipas envolvidas na meia-final, uma final é um assunto demasiado sério para servir de arma de arremesso na luta pelo "poleiro", os senhores da DH, se quiserem, que boicotem eles a sua final.

Anónimo disse...

Não percebo onde está o celeuma.
Mas se eu fosse jogar no estrangeiro e viesse de lá com a vitória, também não iria comemorar com os meus amigos, certo?
E qual o problema de jogar a noite? Também treino, logo até estaria mais habituado, não?
Quando jogo de dia, até costumo pedir que não esteja calor ou muito sol pois não posso usar protetor solar..
A mim só me falta jogar à meia noite, pois já joguei a qualquer hora do dia, por isso, porque não fazer a Final a esta hora: 00H00!????
E bandeirinhas para quê!??? Se no CDUL vs Técnico, o liner valida ensaios que são avants contundentes (adeptos do CDUL levaram as mãos à cabeça como o liner não vê à frente dele um avant clamoroso), para que são precisos estes famigerados "auxiliares"!? Aliás, se durante uma época inteira não os vi, para que são precisos agora para os últimos jogos!??
Não me façam rir, treinem, joguem, deixem-se de tretas e força nas canetas..que a malta quer é ver bons jogos! Mesmo que seja à noite!
PS: vai estar Lua Cheia!
O Metereologista

Manuel Cabral disse...

Com a marcação da final para sábado dia 10, às 16 horas, no Estádio Universitário de Lisboa, a FPR faz marcha atrás na sua vontade de realizar o jogo ou às 20 horas no Estádio Nacional, no mesmo dia 10, ou uma semana depois, e fica assim encerrado mais um triste episódio protagonizado pela Presidência de Amado da Silva, pelo que achamos que não vale a pena continuar com esta caixa de comentários aberta.

Assim, a partir deste momento não serão admitidos mais comentários sobre esta matéria.