28 de fevereiro de 2014

O PARAGUAI VAI TER UM ESTÁDIO NACIONAL DE RUGBY *

* Paul Tait
O Rugby no Paraguai vai sofrer um enorme empurrão.
A União de Rugby do Paraguai (URP) confirmou que o país sul americano terá o seu próprio estádio de rugby com novas instalações de treinamento, um campo oficial, campo de treino e lugares para 1.300 espectadores.

Paraguai é o mais recente país nas Américas a juntar-se à lista de países que tem agora investimentos significativas por causa da inclusão de rugby nos Jogos Olímpicos.
Em 2012 a URP assinou um acordo com a comité Olímpico nacional para obter controle de uma pequena, mas notável, área na capital, Asunción, pelos próximos vinte anos. 
A construção já começou e está programada para terminar em Setembro.

A localização é central em termos de onde o desporte se joga no país e é central pela própria localização de Asunción.
A ideia é que as instalações ajudarão a URP a diminuir a diferença em qualidade entre a selecção do Paraguai e os membros da CONSUR A. 

Entre os outros membros do CONSUR A,  Argentina, Chile e Uruguai tem ou estão em processo de obter instalações que ficarão sob o controle das respectivas federações nacionais.

Com isso a comunidade de rugby do Paraguai pode ter esperanças de produzir uma qualidade de rugby superior e também de sediar mais jogos internacionais num formato revolucionário da CONSUR A. 

O novo formato, ainda em análise, terá Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai jogando entre si com jogos em casa  e fora de casa, como é no caso de Portugal no ENC. 
O vencedor enfrentará a Argentina na final do Sul Americano.

Sem comentários: