25 de fevereiro de 2014

GUIMARÃES VENCE BAIRRADA E ASSUME LIDERANÇA *

* José Silva

Jogou-se a 11ª jornada da Zona Norte/Centro com todas as equipas em acção, apesar de haver dois jogos mais em destaque.

No encontro entre primeiros o Guimarães venceu o Bairrada por 29-15 e mantem a invencibilidade, enquanto entre Universitários o fator casa foi mais forte e a AAUA venceu a AAUTAD por 20-7 e sobe ao quinto lugar da geral.

Nos restantes jogos os favoritos venceram, ambos com ponto bónus, mas por margens menores do que se poderia esperar.


Na Cidade Berço jogou-se a partida maior da jornada pois opunha os dois primeiros classificados num jogo que, apesar de não ser, ainda, decisivo, seria muito importante para quem vencesse.
O Guimarães com esta vitória, mantem-se com única equipa sem derrotas e, apesar de ter um jogo a menos, sobe novamente ao topo da Classificação.
Os Bravos continuam o seu caminho, queremos crer, rumo ao Final Four da Segundona…
Os Homens da Bairrada apesar da derrota mantem o segundo posto e só dependem de si para ir ao Final Four.
Dizem-nos de Guimarães:
A tarde de sábado foi, sem dúvida, marcante para todos aqueles que se deslocaram às Pista Gêmeos Castro,  a fim de assistirem ao jogo entre o primeiro classificado do campeonato nacional seniores da segunda divisão, o GRUFC, e o Bairrada, segundo classificado. 
Antes do apito inicial, os Bravos de Guimarães, pela mão do seu presidente, Dr. Inácio Martins, entregaram uma bola e uma camisola autografada à AIREV, uma associação de apoio a jovens e adultos com deficiências graves ou profundas, que a convite do GRUFC, assistiu pela primeira vez a um jogo de rugby. 
Também o vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha, se deslocou até campo de jogo onde lhe foi entregue uma bola com a marca de todo o plantel sénior, em forma de agradecimento por todo o apoio prestado à equipa de rugby. 
Mas se tudo correu bem até ao apito inicial do árbitro, já não se pode dizer o mesmo em relação ao jogo. 
Uma entrada apática dos Bravos permitiu que o Bairrada começasse a pontuar desde cedo e acreditasse que seria possível levar de Guimarães a tão desejada vitória, no entanto, os homem líderados pelo técnico Jeremias Soares, aproveitaram uma paragem no jogo, reuniram, e mudaram radicalmente de atitude. 
Passaram a ser mais agressivos não permitindo o jogo à mão do seu adversário e graças a uma jogada de belo efeito do pack de avançados, conseguiram chegar ao ensaio que abriu portas para a conquista de pontos, levando para o intervalo uma vantagem de três. 
A segunda parte, mesmo com um terreno muito pesado, foi jogada com a mesma entrega e determinação que o jogo exigia, já que se jogava a liderança do campeonato. 
O final do jogou ditou uma vitória de 29-15 para o GRUFC, que assim consolida o primeiro lugar e vê os seus objetivos para a época cada vez mais perto, que passam pelo acesso às meias finais. 
Nota para o elevado número de espectadores que assistiram e vibraram com o jogo, prova de que também em Guimarães o rugby começa a ganhar expressão.”



No duelo entre equipas Universitárias os da Cidade da Ria, em resposta à derrota sofrida em Vila Real, bateram os Transmontanos, trocando assim de lugar.
Os de Aveiro passam a ocupar o quinto posto.
Os Homens de Vila Real ainda podem tentar inverter esta situação pois apresentam um calendário mais favorável em comparação com os Aveirenses. 

Impressões de Aveiro;
“Jogo bastante equilibrado na primeira parte, com as duas equipas bem organizadas defensivamente tendo Aveiro marcado dois ensaios não transformados por iniciativa dos 3/4s a quebrar linhas de defesa adversária e transformou um pontapé de penalidade. UTAD marcou 1 ensaio e transformou-o. Parcial ao Intervalo 13 - 7
Na segunda parte a UTAD colocou grande pressão sobre a equipa aveirense que mesmo reduzida temporariamente a 14 atletas conseguiu reequilibrar a partida e após alívio ao pontapé da sua área de 22 consegue colocar pressão sobre as linhas atrasadas da UTAD que permitem a recuperação de bola por parte do abertura aveirense que embala para ensaio entre os postes, posteriormente convertido e colocando o marcador no resultado final de 20 para Aveiro e 7 para a UTAD.”



Em Tomar defrontaram-se duas equipas com percursos e ambições diferentes na prova, pois se o Tomar ainda procura a melhor forma – e a nosso ver, a continuidade de ano para ano para começar a crescer – o Famalicão tem na ideia chegar à Final Four para tentar alcançar a “primeirona”.  
A vitória dos visitantes era esperada e com o ponto bónus alcançado não se deixam afastar pela luta dos lugares do topo.
O CRF com dois jogos a menos que o Bairrada, segue nas suas pegadas e cria pressão nos Bairradinos. A equipa de Tomar continua a sua caminhada para tentar amealhar mais alguns pontos para a sua conta.

Opiniões de Famalicão;
Jogo muito confuso e com muitas paragens, quebrando o ritmo as duas equipas por diversas vezes. 
Era objectivo principal do CRF conquistar a vitória na primeira parte e o ponto bónus na segunda, foi conseguido, e era para nós o mais importante neste jogo, pois uma vitoória no próximo jogo frente a Bairrada (excluindo o jogo no dia 8 com os Garranos) leva-nos a um lugar entre os possíveis apurados. 
Estamos em fase de recuperar lesões para esse jogo com a Bairrada, por isso mesmo aproveitamos este jogo que seria teoricamente mais fácil para rodar mais uma vez o plantel, o Tomar entrou com mais vontade, e os primeiros 5 minutos foram claramente deles, mas os jogadores do CRF, felizmente cedo acordaram, e a partir dai dominaram o jogo, com alguns erros em zona de pontuar não construímos um resultado mais dilatado, mas julgo que o resultado é o justo, pois o Tomar também esteve perto de marcar. 
Por fim um grande jogo do nosso numero 7 Henrique Barquero.”



Em Arcos de Valdevez, Garranos e Braga defrontaram-se num jogo com um resultado mais curto do que se poderia supor.
A equipa da casa não fez mais que a sua obrigação e venceu o adversário com ponto bónus e mantem-se de pedra e cal na luta pelos lugares cimeiros da tabela.
Os Garranos sofreram 3 ensaios o que demostra a evolução destacada pelo Treinador dos Gladiadores. Será o início da recuperação?

Conta-nos Pedro Aguilar;
O Crav B iniciou a partida mais forte e desde inicio teve ascendente sobre os Bracarenses, que defendiam bem as investidas do seu adversário. 
O jogo embora jogado mais no meio campo do Braga, desenrolava-se ainda longe da área de ensaio dos visitantes. 
Só a meio da primeira parte é que o CRAV marcou o primeiro ensaio que não foi transformado. O jogo mantinha a mesma toada, sem grandes oportunidades de parte a parte, até que numa touche a 5 metros, o CRAV marcou o 2ª ensaio do jogo e definiu o resultado que se verificava ao intervalo em 10-0.
A segunda metade foi muito diferente, com o jogo muito mais aberto e com muitas mais oportunidades e concretizações por ambas as equipas. Nesta fase, o jogo foi de parada e resposta, com o CRAV a marcar primeiro dois ensaios, ao que respondeu muito bem o Braga marcando um ensaio. O CRAV respondia marcando de novo e o Braga nos últimos 10 minutos foi "para cima do adversário" tendo conseguido dois ensaios que colocavam o resultado em 29-17. 
Nos últimos minutos do jogo o Braga ainda tentou chegar ao ensaio para conseguir um ponto de bónus, mas na última jogada do encontro o CRAV marcou o ensaio que fixou o resultado final em 36-17.
Foi um jogo onde foi notória a maior experiência de alguns jogadores do CRAV e a grande evolução que a equipa Bracarenses tem apresentado nos últimos jogos.”



1 comentário:

Ignatius disse...

Parabéns às equiopas que não desistem mesmo com dificuldades........é de gente com tempera que precisamos.........