14 de fevereiro de 2014

UM DIA NO RUGBY NACIONAL, TEM SEMPRE UMA SURPRESA...

Com a publicação do Boletim Informativo nº 24 da Federação Portuguesa de Rugby esclareceram-se mais alguns detalhes sobre o andamento das competições nacionais.

Ainda acredito que hei-de ver chegar o tempo em que o dia a dia do rugby interno seja apenas uma sucessão de jogos e resultados, sem surpresas de outra natureza que não as desportivas, nem sobressaltos...

Desta vez tivemos algumas novidades que começam na Segundona, Zona Centro/Norte, com o anulamento da falta de comparência atribuída aos Garranos no jogo frente ao Tomar, repondo assim a vitória da equipa de Arcos de Valdevez.

O Mão de Mestre já tinha suspeitado que isto iria acontecer e não procedeu à alteração da tabela nem do quadro de resultados, pelo que agora continua tudo na mesma...

Quanto à Segundona Sul/Lisboa, já não há suspeitas que resistam, com mais uma alteração de fundo na composição da Zona, e uma falta de comparência atribuída ao Ubuntu.

Começamos pelo fim, e tomamos nota da falta de comparência da equipa do Cacém ao jogo na Sobreda da Caparica, que tínhamos informação de ter sido adiado, mas que não foi, e assim ao Sobredense foram atribuídos os cinco pontos de uma vitória bonificada e ao Ubuntu foi retirado um ponto na classificação.

Por outro lado foi oficializada a desistência da prova do Oeiras, o que lamentamos em especial, pois trata-se de uma equipa que já participa do Campeonato Nacional de 2ª Divisão desde 2001-02, e que esperamos que consiga ultrapassar o momento de crise que atravessa - sempre são 13 anos em competição, é uma situação típica de um clube que deveria ser especialmente apoiado para que não se perca um importante património desportivo.

A riqueza de um desporto e de um clube não é feita apenas pela conquista de títulos nas competições, mas antes das pequenas vitórias do dia a dia que permitem a formação de atletas e de homens, e ao longo de mais de uma dúzia de anos a equipa da Linha manteve sempre uma postura que importa realçar e constitui um exemplo que não se deve deixar perder.

Quanto às tabelas de resultados e classificativa, elas já estão devidamente actualizadas com a retirada dos resultados dos jogos efectuados pelo Oeiras. Veja aqui.

Finalmente e com respeito à Primeirona, foi alterado o resultado do São Miguel-Lousã para 6-46, depois de ter sido anunciado no site da FPR como tendo sido de 9-46.

Calculamos que o erro se tenha ficado a dever a erro de digitação do árbitro do encontro, mas gostaríamos ainda de poder ver tabelas sem erros , embora com origens diversas.

No que diz respeito aos resultados transmitidos pelos árbitros, os erros e enganos são tão comuns que das duas uma: ou o programa utilizado para sua transmissão/recepção tem algum problema, ou então os árbitros têm algum problema...

E estando ultrapassados os motivos que levaram à greve dos mesmos, então convém que cumpram esta parte das suas funções, já que delas depende uma informação correcta a todos os interessados nas competições.

Que raio! Será assim tão difícil garantir que se transmite correctamente e a tempo e hora a porcaria de um resultado???

2 comentários:

Manuel Cabral disse...

Por vezes hesito em publicar certos comentários porque fico na dúvida se quem os fez é apenas ignorante ou se tem algo mais por trás.
Desta vez resolvi publicar uma pérola que me chegou que deixando-me na dúvida se o seu autor pretendeu fazer piada ou se é um completo palerma.
Reparem no comentário:

Boas,
No teu tempo de Arbitro correu sempre tudo as mil maravilhas?
Como fazias chegar o resultado a FPR ? Ou chegava o boletim de jogo?

Bom , não vou perder muito tempo mas também não quero deixar de comentar que naquele tempo - e reparem que apenas falo naquele tempo porque o comentário a ele se refere - além de não haver internet ou telemóveis, dos computadores estarem apenas a dar os primeiros passos, e dos computadores pessoais não existirem nem nas mentes mais avançadas, tudo se passava de forma completamente diferente.

Entre essas diferenças convém notar que nenhum árbitro recebia fosse o que fosse, quer como compensação pelas deslocações, quer - ainda menos - como pagamento da tarefa desenvolvida.
Hoje, os árbitros além de receberem um determinado valor pela deslocação, terem alimentação paga e alojamento quando se justifica, recebem um pagamento que no caso da Divisão de Honra chega aos 100 euros por jogo. E em anos anteriores já chegou aos 130.
E na segunda feira era sagrado - todos os árbitros se deslocavam à sede da FPR - na altura na Rua da Sociedade Farmacêutica - onde procediam à sua entrega.
Quanto à divulgação dos resultados, ela era feita - no caso do Estádio Universitário de Lisboa - através dos saudoso srs. Augusto e Neves, que faziam a recolha dos mesmos na hora, directamente dos boletins dos árbitros e os passavam aos colaboradores dos jornais que para lá telefonavam. E o mesmo se passava nos outros campos...

Foram tempos muito diferentes, mas sem os quais não haveria o rugby de hoje, onde quase todos se movimentam em troca de remuneração - o que, sendo legítimo, lhes exige a satisfação de um determinado conjunto de exigências, entre as quais a transmissão dos resultados, através de contacto telefónico com a FPR...

Portanto chego à conclusão que o comentário ou é reflexo de um total desconhecimento do que se passou no último quartel do século passado no rugby nacional, ou então o seu autor tem uma agenda de interesses que inclui provocações e disparates...

Anónimo disse...

Caro Manel Cabral, assisti ao jogo entre o São Miguel e a Lousã, no passado sábado no Inatel. O árbitro foi o senhor Luis Miranda, que por acaso até já jogou no São Miguel, neste seu regresso. A Lousã dominou o jogo, nos primeiros vinte minutos e marcou 5 ensaios que foram transformados. A partir daí parece que entrou outra equipa pelo São Miguel e até ao fim da primeira parte o jogo foi repartido, tendo a Lousã marcado um ensaio que não seria transformado. A primeira parte acabou assim com 0-40 para a Lousã. No segundo tempo o São Miguel pressionou a Lousã e não houve ensaios. Houve sim duas penalidades, transformadas, para as duas equipas. O resultado que eu vi no final era de 6-46. Tudo o resto são invenções. Abraço Kiko Pimentel.