18 de fevereiro de 2014

RUGBY DO OESTE P LEVA O PÓDIO NA PRIMEIRA JORNADA *

* Luis Sabido
Este Domingo dia 12 completou-se a 1ª Jornada do Circuito Nacional de Equipas Emergentes fase de Primavera.

Com os anfitriões RC Leiria a receber no Complexo Desportivo de Porto de Mós não as 11 equipas anunciadas na nossa antevisão anterior mas sim 12!
A equipa anunciada Santarém Lions, que mais tarde soubemos ser uma colaboração IP Thomar Rugby e RC Santarém, acabou por se dividir em equipas distintas.


Assim sendo houve a necessidade de re-organizar o quadro para o formato habitual de 4 Séries de 3 equipas que a seguir cruzariam para disputar meias finais e finais para os respetivos "escalões", conforme quadro abaixo.

Vamos olhar para o desenrolar dos jogos e dos acontecimentos do dia.

Na Série A acabámos com uma clara favorita a disputar com a Ensiguarda e o CRUbi, vitórias seguras da Naval contra ambos e um jogo mais equilibrado em que o CRUbi se sobrepôs à equipa da guarda pela diferença mínima de um ensaio definiram a ordem da série.

Na Série B RC Leiria, RC Santarém e a novidade IP Porto, de quem ainda não temos informações, enfrentaram-se, aqui poderia se esperar maior equilíbrio entre a equipa da casa e o RC Santarém, que se veio a confirmar mas com o Santarém a levar a vantagem, entretanto o IP Porto mostrou não ser capaz de resistir a ambas as formações mais experientes.
Esperamos que a sua participação seja para continuar e que consiga evoluir.

Na Série C o Rugby do Oeste P surpreende batendo tanto o IP Thomar e os Dark Horses, sendo que dos Dark Horses se esperava mais que os resultados obtidos, esperemos que se trate de uma falsa partida nesta fase de Primavera.
Entretanto o estreante IP Thomar já teve participações passadas no Circuito, vencendo inclusive em sua casa a jornada do ano passado.
Desta feita ficou-se pela segunda posição do grupo batendo os Dark Horses e cedendo frente ao Oeste P.

Na Série D, o vencedor de ambas as fases do Circuito de 2012/2013 Santo Amaro de Oeiras, que ainda só registou participação na jornada de Leiria na fase de Inverno deste ano, viu-se frente a outra novidade, o RU Aveiro e a equipa do Rugby do Oeste C, entre estas duas últimas deu-se o empate por 3 ensaios e ambas foram vencidas pelo Santo Amaro, o RU Aveiro por 2 ensaios e o Oeste C por 3, o que acabou por definir a ordem da Série.

Aproveitando o final das séries para pegar no assunto do Rugby do Oeste, é exatamente disto que falamos quando dizemos que as equipas do Oeste ainda não encontraram a sua regularidade na prova, não por terem pouca participação mas por aparecerem com diferenças qualitativas nas suas formações muito grandes de jornada para jornada, o Oeste P nunca tinha conseguido melhor que um 4.º lugar na Fase de Inverno enquanto que o Oeste C venceu a primeira jornada e ficou abaixo do Oeste P na 3ª Jornada de Inverno, ambas as equipas ficaram em 7.º e 8.º na prova de Leiria.
Torna-se difícil antever a prestação destas equipas pois são uma caixinha de surpresas em termos do que irá aparecer, desta feita parece que todos os jogadores envolvidos eram do Caldas RC.

Na definição da classificação do 9º ao 12º vemos a Ensiguarda vencer o IP Porto e os Dark Horses a perder contra o Oeste C, para logo a seguir a Ensiguarda bater o Oeste C em desempate por ensaio de ouro garantindo o 9.º lugar, os Dark Horses batem o IP Porto pela margem mínima tomando o 11º.

Do 5º ao 8º a equipa da casa bate o CRUbi com tranquilidade e o estreante RU Aveiro impõe-se frente ao seu adversário nos XV IP Thomar por 3 ensaios a 1. Na luta pelo 5º a equipa da casa faz prevalecer o seu favoritismo e vence os estreantes.
Já o IP Thomar leva o CRUbi de vencida e fixa-se em 7º, e para estreante RU Aveiro, um bom 6º lugar.

Nas meias finais da classificação máxima da jornada a Naval 1º de Maio bate o RC Santarém num jogo de resultado equilibrado e o Santo Amaro cede frente ao Oeste P por 3 ensaios a 1.

Santo Amaro e RC Santarém disputam um jogo equilibrado, que terminando a 2 ensaios é levado para prolongamento, no prolongamento Santarém marca primeiro, mas parece que houve algumas dúvidas quanto ao número de jogadores que o RC Santarém tinha em campo no momento do ensaio após uma expulsão de um jogador seu, o árbitro na altura decidiu anular o ensaio e o Santo Amaro a seguir marca dando por terminada a partida.
O relatório oficial vem afirmar que a organização decidiu, dado as dúvidas da ocorrência, atribuir o empate e o 3º lugar a ambas as equipas juntamente com a classificação correspondente.
Em caso de dúvida é uma solução que pelo menos mantém ambas as formações em pé de igualdade portanto não é a pior decisão que se podia tomar.

Na final, e mais uma vez contradizendo o esperado, o Rugby do Oeste P vence a Naval 1º de Maio por 2 ensaios a 0.

De notar que o nível do Circuito está a subir, com a entrada destas equipas novas aliadas às equipas mais regulares espera-se que esta competição de VII's possa subir qualitativamente e sirva de veículo para a promoção da modalidade, e se vemos muitas das novidades nas posições de topo, vemos equipas verdadeiramente emergentes a bater-se ao mesmo nível.

Nunca esquecer que este Circuito tem e sempre teve um ambiente assente nos valores da nossa modalidade dos quais o respeito por todos os adversários é um pilar principal, trabalhemos todos para na medida do possível os manter.

A acabar gostaria mais uma vez, nunca é demais, de agradecer ao Rui Oliveira, ao Alvaro Oliveira e ao Comité Regional de Rugby do Centro na pessoa do Rui Carvoeira a organização deste Circuito, pela oportunidade de competição que dá a equipas e jogadores que de outra forma possivelmente não a teriam.

A próxima jornada terá como anfitriões o RC Santarém e tudo se passará Domingo dia 2 de Março!

Até lá fique com os quadros completos da jornada!





Sem comentários: