16 de fevereiro de 2014

CRISE NA EUROPA COM SOLUÇÃO À VISTA? *

O britânico Rugby Paper informou que está em discussão a proposta de acordo sobre uma nova competição europeia baseada em torno de uma nova organização com sede na Suíça, que será disputado sob a bandeira da Rugby Champions Cup, um plano anglo-francês apoiado pelas quatro regiões galesas.

Se se chegar a um acordo, ele irá sinalizar o fim da European Rugby Cup (ERC), baseada em Dublin e o novo órgão terá a sua sede em Genebra, onde existem vantagens fiscais consideráveis ​​.

A nova competição será constituída pelo top seis dos Campeonatos Inglês e Francês, mais sete do Pro12 - incluindo a equipa melhor classificada da Irlanda, Itália, Escócia e País de Gales.
O 20 º lugar será reservado para uma equipa extra do país do vencedor.

A notícia baseia-se em informações surgidas na sexta-feira de que o principal obstáculo que resta para um acordo - o impasse sobre os direitos de TV entre a BSkyB e BT Sport - está perto de ser resolvido, após uma quinzena de negociações lideradas pelo CEO da RFU, Ian Ritchie.

O jornal cita um administrador não identificado, dizendo:
"Nós ainda não chegámos a uma solução, mas demos um enorme passo em frente.
As atitudes mudaram, mesmo entre as Federações, que perceberam que estavam com problemas com o seu contrato com a Sky.
Existe um crescente reconhecimento de que aqueles que dirigem os clubes ingleses e as regiões de Gales não são um bando de garimpeiros, mas sim pessoas que amam o rugby e desejam organizar uma competição melhor.
A perspectiva de paz na Europa é uma boa notícia.
Apesar do que disse, um monte de torcedores galeses vai afirmar que não é esse acordo que vai impedir que um campeonato anglo-galês aconteça."

* NOTÍCIAS DE HOJE
De acordo com informações do Sunday Times de hoje, a estrutura das competições europeias além da competição principal (actualmente Heineken Cup) que já referimos e que será restrita a 20 participantes, continuará a existir uma segunda competição (Challenge Cup) para as equipas dos campeonatos inglês e francês e da ProD12 que não se qualifiquem para a competição principal, e será ainda criado um terceiro nível de competição (Euro Bowl) para equipas da Geórgia, Roménia, Rússia, Espanha, Bélgica e Portugal.

Note-se que alguns observadores consideram a criação desta terceira competição apenas um meio de afastar equipas fora do âmbito das 6 Nações, da Challenge Cup, e que toda essa actividade deverá vir a ser suportada ou pelos clubes daqueles países, ou suas federações...

Sem comentários: