14 de fevereiro de 2014

PONTOS NAS FOLGAS CHEGAM AO FIM NA SUPER XV

O sistema de atribuição de pontos às equipas que folgam, foi introduzido na Super XV do hemisfério Sul há alguns anos, mas chegou agora ao fim com o anúncio feito pela SANZAR, que reconhece que a eliminação do sistema se fica a dever à vontade de tornar mais simples e directo o acompanhamento por parte dos adeptos, da situação rela de cada equipa.
O sistema foi recentemente introduzido em Portugal, sem que fosse feito um estudo cuidado das suas consequências, e criando situações absolutamente ridículas – como acontece na Segundona Norte/Centro, em que as equipas chegam ao final da época com 24 pontos atribuídos por não jogar, numa competição em que o número máximo de pontos que uma equipa pode conquistar, jogando e vencendo todos os encontros com bónus de ataque, não passa dos 60, e uma equipa que perca todos os jogos sem nenhum bónus defensivo, termina a época com 24 pontos na tabela...


Brasil, Canadá, China, França, Irlanda, Japão, Cazaquistão, Quénia, Papua Nova Guiné, Singapura e África
do Sul são as equipas femininas que irão participar no Hong Kong Sevens a realizar no mês de Março.
A equipa do Quénia faz a sua estreia no torneio sendo a 37ª equipa nacional a marcar presença.
O Torneio terá lugar no Hong Kong Football Club na sexta feira, 28 de Março, com a sua final a ser disputada no estádio onde se disputa o Hong Kong Sevens, para equipas nacionais masculinas, na própria sexta feira à noite, frente a mais de 40.000 espectadores.
Das equipas participantes apenas o Canadá e a Irlanda são equipas residentes do Circuito Mundial feminino - o Brasil tem o estatuto de equipa convidada naquele Circuito – e as canadianas vão defender o título conquistado no ano passado.


O treinador do Toulon, Bernard Laporte, foi castigado com 13 semanas de suspensão por efeito das considerações que fez sobre o árbitro Laurent Cardona, não sendo esta a primeira vez que o antigo manager da equipa nacional de França, e também antigo Ministro dos Desportos do país, é castigado por uma investida em relação aos árbitros.
Já em 2012 Laporte havia sido punido com 60 dias de suspensão por ter insultado um outro árbitro, Romain Poite.
Este castigo insere-se no âmbito de uma política de tolerância (quase) zero da LNR (Liga Nacional de Rugby) em relação a declarações ou insultos sobre os árbitros e seria muito interessante ver o mesmo ser aplicado em Portugal.
Para confirmar esta política inflexível, a LNR multou ainda o Toulon em 10.000 euros pelas declarações do treinador da sua equipa principal...


Afinal a Guerra das competições europeias parece que vai ser resolvida… pelas duas gigantes que se
confrontam, a BSkyB e a BT Sport, pelos direitos de transmissão dos jogos...
Desta vez, com a intermediação do CEO da Rugby Football Union (RFU), Ian Richtie, com a declaração conjunta das Federações e Ligas diretamente envolvidas, parece que se começa a ver uma luz no final do túnel, e é cada vez mais provável que um entendimento seja alcançado e um novo acordo para as competições europeias de clubes seja alcançado.
Recorde-se que a Sky tinha renovado o seu acordo com os organizadores da Heineken Cup no Outono de 2012, enquanto, simultaneamente, a BT chegava a acordo com a Premiership Rugby sobre os direitos de transmissão dos jogos das equipas inglesas, tanto na competição interna, como nas competições internacionais, incluindo a já referida Heineken Cup.
E foi apenas esta incompatibilidade, criada pela existência de dois contratos diferentes, que despoletou toda a situação, nada a ver com desporto!

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta da atribuição de pontos nas folgas dos clubes é dum absurdo total. Tivessem lido o MdM à mais tempo e as instancias europeias, onde também anda muito burro a passear-se nos corredores do poder, já teriam acabado com esta anormalidade. Mas nós (nem todos) que temos a mania de copiar o que vem lá de fora, seguimos por essa via. E agora há que anular, porque lá de fora dizem que etária errada.