1 de fevereiro de 2014

CAVALEIROS BATEM LEÕES E SOBEM NA TABELA

O Santarém roubou a cena ao derrotar o Sporting por 18-5, e ultrapassando a Agrária na tabela, onde ocupa agora um mais tranquilo oitavo lugar, ameaçando directamente o Setúbal, com quem tem um jogo em atraso.

Entretanto o Groundlink Caldas foi vencer na Sobreda, e esta vitória aliada ao adiamento do jogo da Lousã, levou os pelicanos ao topo da tabela, que comanda agora com dois pontos de vantagem sobre os serranos.


No Algarve o Loulé venceu a Agrária de Coimbra e está agora apenas a um ponto do quinto classificado, o Sporting, e finalmente em Setúbal o São Miguel voltou a perder e fica cada vez mais agarrado ao último lugar.
Vamos à ronda dos jogos do dia.

Bom jogo entre duas equipas muito equilibradas, ainda que com Rugby diferente.
Num bom campo para a pratica da modalidade - e que não fica em Lisboa - mas com muito vento, o que influenciou o jogo de cada uma das equipas, em cada parte, assistiu-se a um desafio competitivo e com "fairplay" de parte a parte.
Começou melhor o Groundlink Caldas, a favor do vento mas jogando à mão, beneficiando de duas penalidades, bem convertidas.
Equilibrou o Benfica, mas sem criar lances nos 22 metros.
Na segunda parte o Benfica começou com mais pressão e também beneficiou de duas penalidades, mas só converteu uma, e marcou um ensaio, já numa fase de reacção dos pelicanos.
A equipa do Oeste acabou por resolver o jogo através de um ensaio do centro Jonathan Nolan "Nilas" aproveitando excelentemente uma intercepção, convertido com magnífico pontapé do centro João Vieira. Até final procura de reacção do Benfica ... ajudado ... pelo vento, e controlo do Caldas com muita união e cabeça.
Novamente sem arbitragem oficial o jogo foi dirigido pelo DT do Benfica, Ricardo Rodrigues.
Última palavra para o jogo agradável, o que, sem qualquer organização da FPR ilustra que o Rugby em Portugal, apoiado nos clubes, terá sempre futuro...

Num jogo realizado em Santarém, por troca de campo, a equipa escalabitana surpreendeu e bateu o Sporting, registando a sua segunda vitória na prova e subindo um lugar na classificação, agora mais longe da última posição.
Os leões estiveram abaixo do que têm conseguido fazer e - nós tínhamos avisado! - com o Santarém não se pode facilitar.
A derrota deixa a equipa, na tabela classificativa, ao alcance do Loulé, do Setúbal e mesmo do Santarém, e já a 17 pontos do quarto classificado.
Quanto aos cavaleiros estão agora mais tranquilos com duas vitórias de avanço sobre o São Miguel que transporta a lanterna vermelha, e dois pontos bónus de vantagem sobre a Agrária, que tem o mesmo número de vitória.
Um jogo que foi prejudicado pela escolha de um árbitro que houve necessidade de substituir, e que acabou por ser dirigido por Miguel Zeferino no primeiro tempo e por Carlos Castro no segundo, chamou a atenção para a necessidade dos clubes resolverem o problema criado pela falta de árbitros oficiais, antecipadamente - os clubes sabem bem como contactar-se uns aos outros, nada justifica que não resolvam com antecedência quem vai apitar cada encontro.
Aproveitem para mostrar que são capazes!

O Loulé venceu a Agrária no Algarve, mas continua a ser a única equipa da prova que não regista nenhum
ponto de bónus.
A situação pode ser complicada, pois o Setúbal, que segue na sua peugada com o mesmo número de derrotas, mas dois jogos em atraso, tem apenas desvantagem de quatro pontos, tantos como os que soma em bónus conquistados.
Isto significa que, caso os sadinos consigam duas vitórias nos dois jogos que lhe falta realizar, embora ficando com o mesmo número de vitórias, ficarão com mais quatro pontos na tabela do que os algarvios...
Os charruas. apesar da derrota, continuam na penúltima posição, mantendo seis pontos de avanço sobre o São Miguel.
De qualquer forma, com o mesmo número de vitórias do que o Santarém, a equipa de Coimbra que foi ultrapassada este fim de semana, pode recuperar a sua anterior posição na tabela.

Num jogo que se aguardava com alguma expectativa, o Vitória de Setúbal acabou por vencer sem grande
dificuldade, conseguindo ainda o bónus de ataque, que lhe permitiu reduzir num ponto a diferença que tem para o Loulé, aguardando-se a realização dos jogos que tem em atraso, para se saber se entra no grupo do play-off, ou se fica de fora.
O São Miguel voltou a desiludir as expectativas, e não teve capacidade de controlar o decorrer dos acontecimentos, nem de ameaçar realmente os sadinos.
A situação dos buldogues começa a ser preocupante, continuando na última posição e sendo a única equipa que conta por derrotas todos os jogos realizados. 
Se a equipa de Albertino Minhoto não conseguir urgentemente uma vitória, então o seu destino parece estar traçado.



24 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite,

Não acho correcto fazer-se menção à questão do arbitro no RCS-Sporting como "desculpa" para alguma coisa que se tenha passado dentro de campo. O RCS entrou a querer muito ganhar, fez muito por isso, nos momentos de aperto defendeu muito bem e acabou por conceder apenas um ensaio quando já havia mais "coração do que pernas".

Os meus parabéns a todos os jovens do RCS que fizeram uma grande partida!

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 02:36
Não vês em nenhuma das palavras que se escrevem sobre o assunto rigorosamente nenhuma referência a que alguma das equipas tenha sido beneficiada ou prejudicada, ou que o facto sirva de desculpa seja ao que for.
Vês sim uma afirmação que o jogo foi prejudicado e que as equipas devem resolver o problema da falta dos árbitros antecipadamente, quando sabem que não vai haver árbitro oficial, como é o caso.
O teu comentário não tem portanto qualquer importância nem acrescenta nada de novo ao rugby nacional.
Melhor teria sido não o teres feito.

Anónimo disse...

moita apitou o direito
muri apitou o cdul....

deviam era estar solidários e não apitarem para fazer abanar aquilo que esta mal na fpr.

Frase da semana "portem-se como bons meninos e vão apitar,quando der pagamos vos tudo"

não sera difícil imaginar quem a proferiu.


Grande jogo do técnico com bifes muito bem contratados trazem qualidade ao nosso campeonato.

Anónimo disse...

Como adepto do Cascais e a equipa a jogar fora aproveitei e fui ver o GDD- Técnico, posso dizer que foi um bom jogo, mas soube a pouco para um embate entre primeiro e segundo, pensava que o técnico tivesse melhor equipa, os bifes são mesmo dos únicos que fazem aquilo mexer qualquer coisa, mas acho que o direito só com metade dos que estavam fora limpavam o jogo sem nenhuma dificuldade.

joaquim Ferreira disse...

parece me injusto dizer que os clubes devem resolver o problema da arbitragem. isso é com a FPR. acho que se estão a safar e muito bem. ainda nem li um comentário a alguma arbitragem nestas ultimas jornadas

Anónimo disse...

Acho que a greve dos árbitros devia continuar.

Acho que deviamos ser pioneiros e, em vez de fazer projectos de recrutamento e de formação de árbitros, fazíamos um projecto de "rugby sem árbitros".

Podíamos perder todos os subsídios da FIRA/IRB, mas deixava de haver despesas da FPR com as competições nacionais (até que me convençam do contrario, a arbitragem é mesmo a unica despesa com as competições nacionais).

Aliás, até deviamos fazer um projecto sem Presidente da FPR. Basta-nos um director da selecção, que é o que este tem feito.

O silêncio e a convivência dos clubes com esta inércia da FPR, e a disponibilidade de alguns árbitros para arbitrarem (muito provavelmente recebendo dos clubes interessados) é mais uma vergonha, e demonstra bem a personalidade dos envolvidos.

Continue-se assim, deixando as coisas correrem sem nada fazer, esperando que se resolvam por si.

Terá sido com esta postura que há 40 anos se conquistou a democracia!?

Acordem para a vida, enquanto os clubes nao pressionarem a FPR, o problema não se resolve!!! E quem tiver dinheiro para contratar árbitros fura-greves lá se vai safando, quem não tiver que se f***!

Anónimo disse...

não vimos claramente o mesmo jogo.... um super técnico sem duvida.
bifes de extrema qualidade para o nosso campeonato.


quanto ao são Miguel... paga a factura de ter subido sem ter vencido a 2ª....

Anónimo disse...

Grande vitória do Santarém, com uma entrada de Leão e uma garra pouco vista na maior parte das equipas portuguesas! Excelente atitude que culminou com um prémio merecido! quanto ao sporting, aos 10 minutos estava completamente desorientado, um autentico comboio tinha-lhe passado por cima! quere-se mais atitude para uma equipa que ambiciona tanto!

Anónimo disse...

Que falta faz o bife na equipa do sporting, principalmente a coordenar a defesa, poucos defendem assim. Percebo que nao queira jogapr contra a equipa que capitaneou tantos anos. Mas o Sporting pagou cara essa factura

Anónimo disse...

É uma vergonha os clubes estarem a pagar a ex - árbitros.
Será que tem assim tanto dinheiro?
Assim o Presidente da FPR agradece, não paga o que deve aos árbitros, que adiantaram dinheiro seu para deslocações ,portagens, gasóleo, alimentação.
Os clubes pagam inscrições, onde uma parte é para arbitragem, o orçamento é aprovado no inicio da época, onde foi gasto esse orçamento ?
O Rugby na minha opinião perde credibilidade, sem os homens do apito.
Falei ontem a noite com um arbitro, que me disse o que levou na situação dele e de muitos colegas foi a resposta a um email do Presidente, que a FPR tinha uma grande despesa com os árbitros.
Mais grave ainda foi outra resposta do Presidente , via email, e telefone ameaçar os árbitros internacionais ou arbitravam ou não iam ao estrangeiro frequentar cursos e os jogos internacionais, isto não é nada, é uma ditadura.
Sou jogador de Rugby, jogo na Honra, e estou ao lado dos árbitros.
Ou os clubes metem-se do lado dos árbitros ou isto vai demorar muito para se resolver.
Os arbitro cometem erros, como eu como jogador também cometo os meus.
Mas não tenho duvidas fazem falta.

OP

Anónimo disse...

Os árbitros têm razão, mas também sabem que a vida continua e que os campeonatos não podem parar! Os clubes fazem bem em procurarem soluções para os seus jogos, os ex-árbitros fazem bem em ser parte da solução, os clubes, no entanto, deviam enviar a fatura à FPR e os àrbitros, ex-árbitros e clubes deviam enviar um relatório, sobre o nosso estado, à FIRA e IRB!

Anónimo disse...

Quem devia pagar aos árbitros são os clubes como se faz nos outros países e não andarem a ganhar à conta do dinheiro que a FPR angaria para as selecções nacionais , os árbitros não têm fonte de financiamento , andam os jogadores com salários em atraso e prémios por pagar porque andam a financiar árbitros medíocres que na maioria dos casos não apitava se não houvesse dinheiro .

Anónimo disse...

O Dinheiro que a FPR angaria deveria ser para fazer crescer o rugiu nacional e não para manter jogadores.

Anónimo disse...

Anónimo das 20h40 .... apenas te digo isto ... vai ver o modelo Belga e depois falamos ... a quantidade cria concorrência que por sua vez aumenta a qualidade !

Anónimo disse...

Em qualquer modalidade, e em qualquer país, a responsabilidade pelos árbitros é da respectiva federação. Seria, mais, uma particularidade do nosso Rugby os clubes pagarem os árbitros. Quem dá mais?!O que seria!

Anónimo disse...

O modelo para o qual temos de olhar é o português... E esse tem falhas demais. Isto é uma jogada da FPR para fazer mesmo oque está a dizer meter os clubes a pagar a arbitragem, assim sobra mais dinheiro para megalomanías.

Anónimo disse...

o DT do Benfica deu mais uma vez, como na semana passada, o exemplo de que a dedicação a um clube passa pelos cursos que existem e que são para se tirar, treinador, director de equipa, arbitro, etc ... se todos os clubes fizessem o mesmo estaríamos todos melhores pois como foi bem dito antes, a quantidades traz concorrência que por sua vez aumenta a qualidade.

Anónimo disse...

Mas afinal o que se passou com o Sporting em Santarem?? como é possivel a equipa baixar tanto de rendimento apos o demonstrado contra o caldas??

Anónimo disse...

São as saídas, meu caro. Pergunta aos clubes da província o que sofrem com a indisponibilidade de atletas para as saídas, e perceberás logo o que pode acontecer aos do Sporting. E ainda estão no ano da subida, o chamado ano da festa. O ano da contemplação, e que tudo é novidade e a cagança de jogar " ao mais alto nivel" ainda nao esmoreceu.
Espera-lhe pela volta e vais ver a diferença entre um clube com anos de história, o Benfica, e um clube acabado de chegar à família do rugby com a pretensão de já ser grande....

Anónimo disse...

Não me parece ser essa a justificação, pelo que me apercebi em santarem, apenas um dos habituais titulares, o centro que era do RCS, ficou de fora...

Anónimo disse...

Caro Manel gostava de abordar três questões neste meu comentário. A primeira prende-se com a arbitragem e se por um lado fico contente em perceber que, sem grandes conflitos, a situação lá vai correndo, por outro fico triste que árbitros inscritos na arbitragem e ex árbitros arbitrem jogos, quando a sua posição deveria ser a de estarem solidários com os que não arbitram. Podia tê-lo feito na semana passada contra o Évora ou agora em Setúbal. Porque passei pelo mesmo não o faço e só espero que a situação se resolva. Por outro fala-se muito do Sporting Rugby e do RCsantarém. Por agora quero dar os parabéns à rapaziada, nova e veterana, que está a conseguir fazer um bom campeonato. No final falarei deste jogo, mantenha-se ou não o meu São Miguel na primeirona. Por fim gostava de abordar um comentário de um anónimo sobre o São Miguel. Ao não teres aceite o meu repto de vir conhecer o Clube por dentro ou gostas de atirar postas de pescada ou és um realíssimo parvo. Desconheces a história deste Clube e o trabalho que nele se faz semanalmente. Se tivermos que descer será porque os outros ficaram à frente e daí, volto a repetir, não virá morte ao mundo. Faz-me um favor verifica quem na FPR tem 231 jogadores inscritos, quem está representado em todos os escalões, só não no de Sub-21/23, se quiseres depois conversamos sobre o meu Clube e todas as questões do nosso rugby. Não me leves a mal, abraço amigo, Kiko Pimentel.

Anónimo disse...

Com o andar do campeonato as diferenças aumentam e começam a verificar-se as grandes diferençass. Sinal que as equipas eram muito diferentes entre si. Pena que o Lousã e Évora não tivessem já jogado para verificar se o Évora é realmente candidato ou se o Lousã é de facto a única equipa que não está a evoluir com o campeonato e assim está a tornar-se mais acessivel para Évora e Benfica que estão a subir bastante. Com o andar do campeonato a Groundlink Caldas parece afirmar-se cada vez mais como a equipa mais forte e continua a evoluir a ponto da falta de jogadores como David Mateus e D'Eça parecer não afectar a equipa, o que levanta outra questão, como será com estes dois jogadores, irão eles desequilibrar ainda ais positivamente ou irão contribuir para um abaixamento da qualidade da equipa, já que não estão muito entrosados?

Alguem sabe quando será realizado o Évora - Lousã? a bem da verdade desportiva seria bom que ele fosse realizado rapidamente.

Anónimo disse...

O Benfica e seus dirigentes, técnicos e atletas continuam a demonstrar que os 90 anos de história do Sport Lisboa e Benfica não são "ao acaso", pois têm dado lições a muitos clubes, sempre com uma boa massa associativa em cada campo que jogam por este país fora.

Miguel de Castro disse...

So duas ou tres postas de pescada para dizer que por exemplo no campeoanto regional galego o clube visitado e aquele que paga ao arbitro sem que mal nenhum venha ao mundo com isso...

Mais, nesse pais tao terceiro mundista e afastado do rugby como e a Inglaterra nos escaloes regionais ou seja, abaixo do nivel 6, sao os clubes visitados a pagarem uma soma que nao deve ser mais que as despesas de deslocacao dos arbitros.

Gostaria ainda de dizer que arbitros e/ou ex-arbitros que sao "fura-greves" quando a greve e pelas razoes estipuladas de desnvolvimento do grupo e por razoes economicas num pais devastado pela crise nacional nao so sao maus colegas como sao pouco inteligentes para com eles proprios e para com a modalidade que, presumo, seja a sua.


Finalmente a ultima posta e sobre a FPR, que cobra uma soma pelas inscricoes das equipas onde parte desse dinheiro e para a arbitragem. Alias no orcamento nacional a arbitragem esta contemplada, o que me leva a pensar que estas despesas sao ja pensadas e assumidas pela FPR, ou seja nao sao algo que estava fora de orcamento o que me leva a dizer que sabendo a FPR que precisaria de fazer estes pagamentos devia ter acuatelado o dinheiro para os mesmos e nao desvia-lo para outras despesas, porque se um atraso de um mes e compreensivel face a alguma despesa inesperada, mais que um mes pressupoe uma negligencia a estes pagamentos feita de forma pensada.