10 de abril de 2013

SUB-19 EUROPEU DE SEVENS


Realiza-se este fim de semana em Maiorca, Espanha, o Campeonato da Europa de Sevens com a participação de 12 equipas nacionais, entre as quais a portuguesa.

As equipas foram divididas em dois grupos de seis, tendo Portugal sido considerado o cabeça de série número um, seguido da França, Espanha, Rússia e demais equipas, como pode ver mais abaixo, no quadro que apresentamos.

O ranking utilizado foi o das equipas seniores, sem as equipas britânicas que não participam, e a Geórgia desistiu há poucos dias da sua presença - ocuparia a posição 5, caindo no grupo de Portugal na terceira posição - sendo substituída pelo Mónaco que ocupou a última posição na tabela.


A competição desenrola-se em dois dias - próximos sábado e domingo - com as equipas a realizarem quatro jogos no sábado e concluindo a fase de apuramento no domingo.

Logo após terminada a fase de apuramento, inicia-se a fase final, com as meias a serem disputadas entre as duas primeiras de cada grupo para atribuição do título (Cup), as classificadas em terceiro e quarto disputarão o quinto lugar (Plate) e as duas últimas de cada grupo disputam o nono posto (Bowl).

A tarefa não é fácil atendendo aos adversários, mas atendendo também a que a equipa portuguesa, ou os seus jogadores, não tem participado em competições de elevado nível que lhe possibilitem chegar ao Europeu nas melhores condições.

O torneio adotou o habitual formato das competições da FIRA, o que exige um esforço demasiado aos jogadores, com a disputa de quatro jogos no primeiro dia - os Linces que digam se esse não é um esforço demasiado - que exige uma gestão cuidada do plantel, o que é particularmente complicado quando também não se conhece a força de cada adversário...

A Federação espanhola publicou todas as relevantes informações aqui e note que também foi anunciado que a competição seria transmitida on-line através de de um link que será disponibilizado em www.ferugby.es.

Entretanto pode ver aqui os quadros com os horários dos jogos dos dois dias.




Para terminar lembre-se que o árbitro português Paulo Duarte estará presente como um dos árbitro oficiais do campeonato, e veja aqui a composição da equipa nacional e restante comitiva.


O treinador da equipa é Luís Pissarra, que segue na companhia do manager Carlos Febrero e do fisioterapeuta Carlos Teles.

Fique com uma foto fornecida pela FPR e que diz respeito a uma fase da preparação da equipa, ainda antes de feita a seleção final dos jogadores que seguiram para Maiorca.


13 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma Selecção de Lisboa com a inclusão do habitual "indígena" da província para não a poderem acusar de apartheid.
É isto que irrita, é isto que me faz ter vergonha destes pretensiosos de Lisboa que acham que só por ali se joga Rugby.
Esta é a selecção da vergonha, esta é a selecção que renega o trabalho de anos feito por clubes de todo o Portugal, esta é a selecção que mostra que no entender da FPR o Rugby em Portugal não evolui-o.

Anónimo disse...

E agora ninguém vem dizer nada sobre classificação? Ahhhh, pois é, o CDUP acabou 1ª fase dos sub 21 em primeiro e Académica em 4ª, e mesmo assim só conseguem ter 1 jogador que mereça ir. Uma pena. Depois perguntam porque é que as pessoas de fora de Lisboa reclamam de discriminação. Afinal porque é que os jogadores de Lisboa, e seus clubes tem acesso a essas competições e os outros não.

Anónimo disse...

As convocatórias para os treinos de observação não incluiam 1 jogador que jogue fora de Lisboa, apareceu por acaso um da AAC para tentar disfarçar esse facto. Treinos de observação que contavam com jogadores de um grande numero de clubes de lisboa, mas a zeros no que toca a jogadores do norte/Sul. O que é curioso, se formos a ver o CDUP ficou em 1º na fase regular do CNSUB 21 e a Academica em 4º, e o Cdup encontra-se em 3º no CNSUB-18. Jogadores com qualidade para, pelo menos, serem observados, existem de certeza fora de Lisboa. Mas como tem sido regra, são esquecidos. É pena que vá uma selecção de Lisboa representar Portugal

Anónimo disse...

A tituularidade nas prórpias equipas não deveria ser um dos critérios mínimos de seleção...?

Anónimo disse...

Nuno Sousa Guedes, Pedro Bettencourt Avila e Miguel Lucas tem 18 anos. Porque razão não foram convocados?

Anónimo disse...

Mas onde é que isso é escandaloso?!

Escandaloso é ser convocado um jogador que não TREINA (é que nem sequer é não jogar) no clube!! Isso sim é uma vergonha!

Problemas graves nas cabeças dos seleccionadores não?....

Anónimo disse...

Bom Dia

Até agora Tomaz Morais tem sido poupado por todos por aquilo que no passado fez de bom pelo Rugby Nacional mas esse credito de respeito esgotou-se, presentemente faz mais mal do que bem e se nem sequer se digna a observar ou a mandar observar jogadores jovens de fora de Lisboa é porque não é competente, ou então porque está ocupado com outras coisas e o cargo funciona como "tacho", é preciso começar a apontar o dedo aos responsáveis e dar-lhes nomes, a culpa não é só do Presidente da FPR.

Anónimo disse...

É um facto que não se pode negar. Assim nunca mais iremos andar para a frente pois no norte e no centro ja existe muita qualidade que por mais que queremos nunca é valorizada.

Anónimo disse...

Eu acho que há muito má vontade para os lados de coimbra e do porto! Toda a gente sabe que o 1º e 4º lugar, respectivamente, do CDUP e da Academica na fase regulaar foi obra do espirito santo, que os miudos ate nem jogam nada de jeito. Rugby é em lisboa e acabou!

Queixam-se das performances de muitos dos meninos de lisboa na selecção mas a verdade é que eles nem sequer têm motivo para se esforçarem, ja que o lugar deles e cativo. Ainda estou para ver quantos dos jogadores de fora de lisboa a treinar para o mundial de sevens universitários vao ter oportunidade de jogar.

Muda a federação, mudam os seleccionadores, mas o disco que toca e o mesmo. Toda a gente sabe quem sao os filhos e quem sao os enteados

Anónimo disse...

tanta igorância até assusta. Aliás do CDUP têm imensa razão de queixa, têmtido dois ou três jogadores na SN senior de VII , o problema deste torneio é que há este fim de semana jogos muito importantes de sub 21 e seniores, escalões onde jogam a maior parte dos jogadores que poderiam estar neste selecção, fossem os melhores jogadores chamados e não haveria de faltar quem viesse para aqui reclamar que estavam a ser prejudicados de forma premeditada

Anónimo disse...

Já pensaram porque é que não há jogadores do CDUP? Será que foram indicados para observação? Tem um excelente grupo sub21 e não há ninguém de lá. Perguntem aos seus treinadores se indicaram alguém antes de comentar nestas bandas. A FPR perguntou aos clubes se queriam indicar algum jogador para observação. Uns clubes indicaram mais que outros. Paciência.
Pior de tudo é o grande Direito, com 12 jogadores na Academia de Sub19 e ao que parece não houve grande abertura para libertar um ou outro...

Anónimo disse...

Então eram os treinadores dos clubes que tinham que indicar os jogadores? Mas estamos a falar da NZ ou da Inglaterra, onde existem centenas de clubes. Em Portugal existem 20 clubes, dos quais efectivamente 7 ou 8 fornecem jogadores as selecções. Será que os Treinadores não poderiam ver um ou outro jogo e escolher e seleccionar os jogadores.

Anónimo disse...

«Nuno Sousa Guedes, Pedro Bettencourt Avila e Miguel Lucas tem 18 anos. Porque razão não foram convocados?»

Porque estão na selecção PRINCIPAL de sevens e porque o CDUP disse que precisava deles para os próximos jogos dos séniores e/ou dos Sub21.

Este choradinho, vindo de supostos rugbistas, é ridículo.

E, já agora, não foram vocês que, juntamente com clubes de Lisboa, tudo fizeram (Pres. da Ass. Geral, etc) para que esta direcção da FPR pudesse fazer o que muito bem entende?

Chorem menos e façam mais.

Foi preciso a FPR NOMEAR uma direcção da ARN para que a dita começasse a fazer alguma coisa. Muito pouco, por sinal. Nem sequer se dão ao tabalho de apoiar minimamente a UTAD. só para dar um exemplo. Pois é, criticar o centralismo dos OUTROS é muito fácil. Vila Real é muito longe do Porto, não é?

Nada faziam apesar de antes receberem avultadas verbas que iam NÃO SE SABE PARA ONDE (há documentos que comprovam que essas verbas foram entregues à ARN, então "dirigida" EXCLUSIVAMENTE por pessoas do CDUP); apesar de antes a ARN - liderada por pessoal do CDUP - não ser sequer capaz de apresentar o mínimo dos mínimos: relatório de actividades e contas e plano de actividades e orçamento.

Da próxima vez pensem um bocadinho antes de colaborarem, de forma activa e DECISIVA, com situações, no mínimo, controversas.

CDUP, CDUP, quem te viu e quem te vê...

Dito isto, acho que o Porto e toda a região Norte têm fortíssimas razões de queixa quanto ao fraco desenvolvimento da modalidade.

O principal resp+onsável é o novo CDUP, o CDUP da Máfia Verdíssima (oh pra eles, os futeboleiros, quase todos em clubes da abjecta capital), o CDUP que não respeita os seus veteranos, o CDUP que despreza a UTAD, etc.

PS - Nada tenho a haver com a UTAD. É só um exemplo.