15 de abril de 2013

O MINHO COMANDA A SEGUNDONA!

RUGBY EM PORTUGAL
Famalicão e Guimarães venceram os jogos da primeira mão das meias finais da segundona, e vão jogar a segunda a Lisboa, com uma vantagem que, apesar de pequena, dá um recado aos alfacinhas: cuidado, que os minhotos vêm aí!

Os lisboetas não conseguiram ultrapassar o primeiro dos grandes desafios no seu processo de amadurecimento e de evolução na hierarquia do rugby nacional - a passagem de uma competição regional, para outra, com outras exigências e dificuldades, em que as distâncias a percorrer não são matéria despicienda.

E a prova desse falhanço está nos resultados negativos que trouxeram do norte.

Resta saber como as equipas do Minho, postas na próxima semana perante o mesmíssimo desafio, irão reagir à provação.

Aproveito a ocasião para pedir gentilmente que não encham a caixa de comentários com as habituais lamúrias do tipo "perdemos por culpa do árbitro" ou "se não fosse o árbitro tínhamos ganho por 30".
Se não têm nada interessante para dizer, fiquem quietos - é altura de crescer e não de continuar com garotices.

GUIMARÃES 23-22 SÃO MIGUEL (4-3)
Apesar de ter ganho apenas por um ponto, o Guimarães conseguiu a mais
saborosa vitória batendo os campeões do sul/Lisboa e surpreendendo a maioria dos observadores, incluindo o Mão de Mestre.
E o facto de termos ficado surpreendidos não é negativo, bem pelo contrário - apenas demonstra que os bravos se prepararam devidamente para o encontro e o encararam com toda a seriedade.
O São Miguel não conseguiu confirmar a ideia de serem a melhor equipa do escalão, e vão ter agora, em Lisboa, que lutar arduamente para assegurarem a presença na final.

FAMALICÃO 21-20 SPORTING (3-2)
Apesar de derrotado por um ponto, o Sporting surpreendeu a maioria dos observadores, incluindo o Mão de Mestre, ao conseguir sair de Famalicão sem uma pesada derrota.
O Famalicão, apesar de continuar na sua senda de vitórias - e vão 15, entre as quais uma por falta de comparência do Tomar - desiludiu quem esperava que se conseguisse impor aos segundos classificados da outra zona, por forma a poder viajar tranquilamente até às margens do Tejo.
Mas a verdade é que, mesmo desiludindo, viaja em vantagem, e mantém intacta a possibilidade de estar presente na final - não será fácil, mas é bem possível.
Depois de uma primeira parte disputada taco a taco, o Famalicão marcou cedo na segunda, mas acabou por ser ultrapassado na parte final do jogo, acabando por garantir a (pequena) vantagem só mesmo nos derradeiros momentos do encontro através da transformação de uma penalidade.

Destes resultados duas certezas ficam.
Por um lado ganha mais força a ideia que estas equipas podem fazer mais e melhor, e haverá que encontrar um equilíbrio entre um formato ideal das competições e o seu financiamento, para garantir que o rugby se possa desenvolver por todo o país.
E por outro lado - independentemente dos resultados da segunda mão - acaba com a ideia que muito ainda mantém, de que rugby é em Lisboa e o resto é só paisagem e serve apenas para justificar as verbas que se vão recebendo e encaminhando para os "melhores".

AVEIRO 7-41* CRAV B (1-7)
Os garranos foram a Aveiro vencer o jogo que faltava para completar o grupo dos não apurados e garantir dessa forma a vitória final, ultrapassando com os cinco pontos conquistados, a AAUTAD que se mantinha na liderança provisória.



Fotos: Luis Moutinho, Miguel Araújo

17 comentários:

Anónimo disse...

Tal como o disse antes, penso que a diferença dos tempos de repouso que existiu entre as equipas que disputaram a zona norte/centro face às equipas do sul faz muita diferença. Ao nivel a que jogamos e com a intensidade que foi disputada a primeira fase da zona sul, ter só uma semana para preparar as meias finais é muito pouco em comparação com as 4 semanas das outras zonas.
Por isso mais uma vez digo que estes resultados não reflectem a 100% as diferenças relativas entre as equipas que disputaram os jogos!

Jogador do BRC

Anónimo disse...

Qual é o critério de desempate caso se registe uma vitória por um ponto para as equipas de Lisboa? Ensaios marcados?

Anónimo disse...

As fotos não são do Pedro Campos Costa, o Pedro é o treinador do Famalicão. São do Luis Moutinho. Parabéns pelo trabalho.

Anónimo disse...

Grandes palavras Mão de Mestre...é altura de a federação abrir os olhos e ver que há rugby muito acima de Lisboa!!!

Anónimo disse...

A Final que todo o Portugal deseja:

Famalicão - Buldogues

Anónimo disse...

Desde já Bom dia a todos.
Só quero dizer umas pequenas coisas rápidas.
O jogo Famalicao-Sporting, de facto para mim foi uma pequena desilusao, pois esperava muito mais do famalicao, ganharem so por um ponto é pouco, mas tambem é de referir que o sporting apresentou uma boa replica e foi um jogo magnifico de se assistir, jogo equilibrado e com ESTÁDIO CHEIO, coisa dificil de se ver em jogos da segundona (pelo menos cá pro norte).
Outra coisa que queria dizer é que é um erro dizer que o São miguel é a melhor equipa deste escalao, nao sei de onde vem essa afirmaçao sinceramente, e o exemplo está na vitoria do Guimarães no passado sábado frente a essa equipa, e na 15ªvitoria consecutiva do Famalicão.
Também ha rugby, e de qualidade, no norte, e pelo que vejo este ano tende mais cá pra cima essa qualidade. Para a semana confirma-se ou nao aquilo que aqui escrevo.
Abraço a todos os que apreciam este desporto.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 10:01
De acordo com o Regulamento da prova, aplica-se, nesse caso, o disposto no artº 13º do RGC:
Artigo 13.º
(Competições a eliminar - desempate)
1 – Apenas nas competições Seniores e Sub-21 haverá lugar a Prolongamento:
2. Se no final de um jogo, ou do seu prolongamento, as duas equipas estiverem empatadas, o desempate far-se-á sucessivamente, pelos critérios seguintes:
a) Pelo maior número de ensaios marcados;
b) Pelo maior número de pontapés de transformação de ensaio convertidos;
c) Pelo maior número de pontapés de ressalto convertidos;
d) Pelo maior número de pontapés de penalidade convertidos;
e) Pelo maior número de pontapés, colocados ou de ressalto, executados ao centro de uma das linhas de 22 metros, efectuados por séries sucessivas de 5 jogadores de cada equipa, alternadamente.
Podem consultar o Regulamento da 2ª Divisão em:
http://www.clubesdiv2.maodemestre.com/p/regulamento-campeonato-nacional-2.html
E o RGC em:
http://www.maodemestre.com/p/regulamento-geral-de-competicoes.html

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 10:32
Obrigado pela informação e as nossas desculpas ao autor das fotos...

Anónimo disse...

Resultados surpreendentes: o Guimarães, pela vitória, ainda que por números escassos, duvido que consiga vencer em Lisboa. De todo o modo, vitória importante que me surpreendeu bastante e que mostra um bom trabalho desenvolvido; Famalicão, esperava números bem maiores, apesar de, creio, irem ganhar também em Lisboa.

Aposto na final São Miguel/Familicão, com vitória do Famalicão.

Abraço

António disse...

Agora que as equipas já se conhecem melhor, espera-se uma 2ªmão bem renhida. Os meus parabéns às equipas do norte que com certeza desejariam uma vantagem melhor, mas acredito na final São Miguel - Sporting. O São Miguel é duro de roer e o Sporting não costuma perder em casa. Que se veja bom râgueby na 2ªmão.

Jojo disse...

Eu espero que sejam os melhores a vencer! Situação que poderá ser desvirtuada por vários factores, alguns como a questão das deslocações, é natural que a equipa que viaja umas centenas de Kms pode acusar uma certa fadiga! Por exemplo, mas que sejam jogos com bom rugby!

Anónimo disse...

Sinceramente, não sei porque raio o Mão de Mestre esperava uma pesada derrota do Sporting em Famalicão. Não sei onde é que os responsáveis deste blog foram buscar a ideia de que o Sporting é uma equipa fraca ou mais fraca do que qualquer uma das restantes semi-finalistas. Espero que não se estejam a esquecer que o Sporting para além de ser uma equipa que está junta há apenas meio ano (meio ano esse que serviu para formar muitos jogadores que nunca tinham jogado rugby, formar uma equipa, criar laços entre jogadores e equipa técnica) ao contrário de todas as outras semi-finalistas que são projectos já com alguns anos, teve apenas uma semana (tal como o São Miguel) para preparar uma meia-final e recuperar lesões existentes do último jogo da fase regular que decidiu quem seria semi-finalista.
Mas enfim, só não reconhece mérito e qualidade à equipa verde e branca quem ou andou de olhos fechados o resto da época, ou quem de nada entende em matéria de rugby.
Aconteça o que acontecer no Domingo, já ninguém tira àqueles jogadores o feito de na época de estreia conseguirem ser semi-finalistas. Mas este fim-de-semana tiram todas as dúvidas que tiverem.

Manuel Cabral disse...

Agradeço o epíteto de raio que retribuo com o respectivo "que te parta".
Tua próprio dizes e justificas parte das razões que levaram a essa apreciação.
Porque o Sporting é uma equipa que está junta há apenas meio ano, contrariamente às outras finalistas que são projectos já com alguns anos, e teve apenas uma semana para preparar uma meia final e recuperar de lesões...
Há outras razões, umas que se prendem ainda com o Sporting, e outras que se prendem com o Famalicão, mas o principal que quero registar é a soberba de alguns, que quando fazem alguma coisa notável, como por exemplo perder apenas por um ponto, acham que têm o direito de dizer que os outros andam de olhos fechados ou nada entendem em matéria de rugby...
Os teus comentários são de uma tão elevada qualidade, que só mesmo um "raio que te parta" os pode aturar...

Anónimo disse...

Queira-me desculpar, caro Manuel Cabral, mas ao ler esta sua resposta ao outro individuo, houve uma coisa que não entendi: em que é que o facto da equipa do Sporting ser uma equipa recém-formada ou que só teve uma semana para preparar as "meias", fez com que surpreendesse por ter perdido por tão pouco? Eles têm sido uma autentica surpresa este ano e não me surpreende nada que vão à final até! Aproveitei que sou aqui de perto de Famalicão para ver o jogo e tenho a dizer que foi um jogo muito disputado e, na minha opinião, o Famalicão não foi superior ao Sporting. As duas equipas souberam anular-se uma à outra e nos ultimos minutos os nortenhos souberam aproveitar uma oportunidade de garantirem a vitoria.
Cumprimentos!

Manuel Cabral disse...

Estás melhor mas continuas na mesma.
Então para os outros "eles têm sido uma autêntica surpresa", mas se sou eu a ficar surpreendido estou errado...
E se não é o mesmo comentador, devias ter reparado que a argumentação que apresento é copiada da dele...
Ou seja, se tu dizes,está certo, mas se eu digo o mesmo, estou errado..
Vá-se lá entender...

Anónimo disse...

Olá a todos!

Antes de mais gostaria de felicitar as 4 equipas envolvidas na luta pelo titulo, de facto não se esperava tanto equilibrio...

Estou certo que tal equilibrio só é possivel porque se trabalha muito e bem nestas equipas, só desta forma o rugby em portugal pode crescer...

Pela leitura dos comentários atrás parece que se tenta justificar de uma forma pouco lógica as derrotas das equipas de Lisboa. As deslocações, as paragens do campeonato, a dificuldade de ter as equipas na maxima força em todos os jogos... Isso é uma constante no rugby português, é a realidade de todas as equipas principalmente de fora de Lisboa...

Manuel Cabral, deixe-me ainda fazer-lhe uma pequena critica, este tipo de gerras de comentários em que entra, em nada embelezam o brilhante trabalho que tem feito em prol do Rugby nacional, escreve as suas cronicas e dá as suas opiniões, não tem que as justificar, quem quer lê e aceita ou não...
Parabéns pelo seu trabalho...

saudações para todos.

NMC

Anónimo disse...

Por o campeonato ser uma prova de regularidade é que umas vezes as equipas jogam completas,outras vezes não. Vamos acabar de vez com as desculpas que a equipa não jogou completa por ter jogadores lesionadas, castigados, ou estarem nalgum casamento. Depois a velha treta que os jogos são longe. Quando se entra num campeonato já se sabe que há equipas beneficiadas nesse aspecto, da mesma maneira que são prejudicadas noutros. É a lei da vida.