15 de abril de 2013

PRIMEIRONA CALDAS GARANTE O QUE JÁ ERA SABIDO

RUGBY EM PORTUGAL
Uma folgada vitória do Caldas em Santarém por 13-61, assegura, matematicamente, que os caldenses são os vencedores do grupo da permanência, quando ainda faltam disputar duas jornadas da prova.
A Agrária foi ao Algarve vencer o Loulé e assume segunda posição na tabela, enquanto na luta pelo título os alentejanos marcam posição e continuam na luta pelo troféu, separados pelos mesmos dois pontos de antes.

GRUPO DA PERMANÊNCIA
LOULÉ 10-18 AGRÁRIA (2-2)
Este foi o mais importante resultado da jornada, já que fez a Agrária pular do último lugar para o segundo, ultrapassando de uma vez só o seu adversário do fim de semana, e, de bónus, o Santarém.
A duas jornadas do final, os charruas melhoraram muito a projeção do seu futuro, e são agora, do trio em perigo, os que mais obrigação têm de assegurar a permanência, já que recebem o Santarém na Escola.
O Loulé também joga em casa com os cavaleiros, que ficam assim na desagradável posição de terem pela frente duas deslocações cheias de obstáculos, e o futuro a ficar mais negro...

SANTARÉM 13-61* CALDAS (1-9)
O Caldas assegurou matematicamente que é o vencedor do grupo da permanência, e mostrando que o seu lugar na divisão pode e deve ser um degrau mais acima.
Continuando assim, as equipas do grupo do título terão mais um adversário de peso na próxima época.
O Santarém resistiu enquanto pode, mas o adversário não lhe deu qualquer possibilidade de conseguir um brilharete que lhe desse meio bilhete para a manutenção.
Agora, aos cavaleiros, resta concentrarem tudo nas viagens que faltam ou esperar que a FPR tome uma decisão positiva para este escalão, procedendo ao seu alargamento...

GRUPO DO TÍTULO
MONTEMOR *64-5 LOUSÃ (?-1)
O Montemor fez a sua obrigação, recuperado da derrota do passado fim de semana, e quem pagou as favas foi a Lousã, que soma assim mais uma pesada derrota.
Aos muflões resta agora vencer o Vitória de Setúbal, mesmo sem bónus, para chegar à última jornada com tudo em aberto, e ninguém põe essa vitória em dúvida...
Os serranos têm agora dois jogos em casa para deixar uma impressão positiva nos que seguem a equipa, e demonstrar que são os legítimos detentores do terceiro lugar da prova.

ÉVORA *79-7 VITÓRIA DE SETÚBAL (13-1)
Os chaparros aparecem nesta ponta final com uma pujança que alguns já não acreditavam que tivessem, e castigaram pesadamente uma equipa sadina que parece enfrentar algumas dificuldades nesta fase terminal da competição.
O Évora continua com dois pontos de vantagem na liderança, e seja qual for o seu resultado da próxima semana, vai chegar ao último dia com tudo nas mãos para discutir o título com  o Montemor.

Fotos: Teresa Mendes Vitorino, Thani Assiz

13 comentários:

Anónimo disse...

No final da época passada e quando se discutiram os modelos para a Divisão de Honra e I Divisão, a proposta em cima da mesa previa logo na altura o alargamento da I Divisão a 10 clubes.
Na altura e por precaução, pois não se previa em que poderia resultar o alargamento da Honra para 10 clubes, os clubes presentes e em especial os da I Divisão, entenderam que seria precoce também o alargamento desta divisão a 10 clubes.
Face ao elevadíssimo sucesso deste modelo competitivo na Divisão de Honra e face à qualidade do Top4 da II Divisão, é altura de seriamente se considerar o alargamento da I Divisão a 10 clubes.
Para bem desses clubes, que passarão a disputar uma prova bastante mais competitiva e adequada ao seu nível, bem como para o bem do Rugby Nacional, que vê assim crescer o número de equipas a participar nas suas duas principais competições.

À consideração de quem pode e manda!

Anónimo disse...

Vem aí bom rugby.

Anónimo disse...

Bom Dia

Esta jornada serviu para começar a clarificar as coisas na Primeira Divisão. É certo e sabido que no grupo da subida apenas na última jornada se clarifica definitivamente o vencedor, dado o brilhante campeonato que o Évora e o Montemor estão a fazer. O Setúbal e ou Lousã parecem-me claramente equipas desmotivadas pois apesar de serem claramente inferiores aos alentejanos, valem bem mais do que estão a mostrar. Este facto é preocupante porque parece mostrar que se as equipas estão desmotivadas é porque não existe grande ambição de melhorar, nem grandes ideias de futuro, nem preparação psicológica para uma fase que sabia ir ser má para estas equipas mas em que também se sabia que poderia ser uma fase de grande aprendizagem.
Já no Grupo da Permanência começou a ficar esclarecido que a Agrária é a segunda melhor equipa. Com esta jornada ficou também clarificado que apenas na ultima jornada e em Loulé se decidirá quem vai descer.

Sobre o eixo Évora-Montemor será interessante o Rugby português olhar para o que estes clubes estão a construir, repare-se que o Montemor tem equipas em todos os escalões, atinge as meias finais da Taça, tem os sub-14 na final four e o Évora é apenas eliminado pelo Técnico num jogo muito disputado e tem também excelentes escalões de formação. Tudo isto no Alentejo, que não é dos sítios mais densamente povoados e que normalmente está arredado de grandes noticias no mundo do desporto. Sinceramente parabéns aos dois clubes, quem subir é porque merece e o que ficar vai certamente tornar a vida negra aos outros.

Sobre o Caldas de longe a grande surpresa da parte final do campeonato, começou uma série de cinco vitórias de cinco pontos contra o Lousã e arrisca-se a terminar o campeonato com uma série de sete vitórias de cinco pontos consecutivas. Como dizia outro comentarista quem viu o velho Caldas e quem vê o novo Caldas, parecem duas equipas diferentes. Este mostra ambição, respira força, e transpira querer e motivação. Sem querer ser injusto com o Setúbal ou com o Lousã que conquistaram meritoriamente o seu lugar na fase de subida (os campeonatos fazem-se de regularidade), mas gostaria de ver o novo Caldas nesta fase porque tenho a certeza que a vida do Évora e do Montemor seria bem mais complicada.
Os próximos jogos servirão quase de certeza para começar a preparar a próxima época e para preparar a equipa para absorver os reforços que vêm da DH, sobretudo das quatro principais equipas de Lisboa. Provavelmente iremos ter mais um candidato á subida de divisão na época 2013/2014.

Com tudo isto ganhamos nós os adeptos porque o próximo campeonato vai estar recheado de boas equipas e de excelentes jogos.

Ultima palavra para o Santarém, todos nós temos que ter um enorme respeito por estes homens que com poucos ou nenhuns apoios lutam todas as semanas para dignificar o Rugby. Não têm instalações, têm dificuldades em arranjar locais de treino, sentem-se desapoiados mas continuam a lutar se desistir. Parece que para o ano ainda vai ser pior. Talvez fosse tempo de a Direcção da FPR tentar dar algum apoio institucional ao Santarém e exercer alguma forma de pressão junto do poder porque este clube merece ser apoiado e a FPR tem esse dever.

Anónimo disse...

Tenho acompanhado bem de perto a Primeirona e o problema do Santarém NÃO É, nem nunca foi, a falta de campo (que, no entanto, agravou a situação), a falta de jogadores ou as muitas deslocações a que se sujeitaram, o problema do Santarém É a falta de um TREINADOR.

Compreendo a ingrata posição do André Durão, que assumiu a função de jogador-treinador para que a equipa não ficasse desprovida de um elemento tão essencial, até porque o Santarém não tem condições para pagar salário a um, mas o André não chega. Nem o André, nem o André + Gonçalo + António. Não chega.

A equipa tem bons elementos, elementos medianos e elementos fracos, que nem sempre são bem geridos, pois a ausência de experiência do treinador acentua-se quando uma equipa passa por uma crise, seja ela de jogadores, deslocações ou derrotas.

Se o Santarém se aguentar na Primeirona, a próxima época não será diferente se a fórmula deste ano - André Durão a treinador - for repetida. Mas, se o Santarém descer, e a fórmula for repetida, não teremos oportunidade de ver o Santarém de volta à Primeirona nos próximos tempos.

Neste momento qualquer das quatro equipas a disputar o play-off de subida à Primeirona - Famalicão, Guimarães, São Miguel e Sporting - tem mais argumentos rugbysticos que o Santarém.

Aconteça o que acontecer, tentem fazer um esforço e contratar um treinador para a próxima época. Nem que seja ao estilo do que Caldas anda a fazer relativamente à política de recruta de jogadores: falem com os vossos patrocinadores e tentem arranjar uma vaga de empregado para o treinador e, em troca, obtêm uma grande mais valia para a equipa.

Boa sorte no que resta da época.
Grande abraço.
BM

Anónimo disse...

Anónimo das 10:24, o Évora foi eliminado pelo Belém e não pelo Tecnico.

Anónimo disse...

concordo com o bm. o rcs ressente-se muito de não ter um treinador, no entanto como ex-jogador do rcs espero que seja o suficiente para assegurar a permanência na primeirona.

abraço

Anónimo disse...

No próximo ano aconteça o que acontecer o treinador do Santarém não será o Durão, disse-me o presidente do clube também ele jogador George Stilwell. Não me adiantou foi pormenores...

Anónimo disse...

aos anónimos das 10.01 e aos dois das 10.24 se é verdade que o Caldas foi buscar Lobos, que foi buscar titulares a Agronomia, ao Belém, ao CDUL e ao Direito, para além de dois jogadores dos London Scotish, então é certo e sabido que para o ano na primeirona vamos ter Rugby de excelente qualidade e que as equipas de topo da DH se devem acautelar quando jogarem com o Caldas a Taça.
Quer dizer que todos os campos da primeira vão ser brindados com a presença de jogadores excelentes e vão existir jogos de qualidade da DH na primeira. vai ser bonito de ver.
Venha o alargamento ele vai ser benéfico para todas as equipas, porque vão existir mais equipas a lutar num patamar de qualidade superior e ao contrário do que outros dizem a primeira está mais forte e ainda mais forte vai ficar.
Viva o Rugby

Anónimo disse...

A primeirona está mais forte.... Nao deves ter visto muitos jogos. É confrangedora a qualidade, inclusivé do Montemor e Evora. Só assim se compreende a tacada que o Montemor Levou nas meias-finais a jogar em casa com uma equipa da DH.

Anónimo disse...

Anónimo das 0.05 digo e reafirmo que a Primeira está mas forte no seu todo e ais forte será no próximo ano.
A Primeira este ano sofre as consequências do alargamento do ano passado da DH mas ainda assim o nível geral subiu.
A comparação que se faz baseado no jogo Montemor-Agronomia em sequer é muito justa por duas razões:
1.- A Agronomia apostou tudo este ano na Taça de Portugal era o grande objectivo da equipa.
2.- Se calhar o objectivo do Montemor não passava este ano pela Taça de Portugal e por isso até se pode ter apresentado frente a Agronomia sem alguns titulares.
3.- Mas porque o Montemor Agronomia? e porque não o Évora-Belenenses? ou o Santarém-Benfica?

O panorama do Rugby e Portugal vai mudando, ano após ao o Rugby de fora de Lisboa está mais forte.

Anónimo disse...

Face ao muito que se tem especulado sobre o que vai ser o projecto do CRC na próxima época, sobre a legião de contratados pelo CRC, sobre as provas que se querem ganhar e em que se pretende participar, consideramos ser oportuno põr alguma água fria na fervura.
Em devido tempo e logo que as competições o permitam, será dada a devida divulgação a este projecto, ao que ele ambiciona e a quem está e virá a estar nele envolvido.
Não há London Scotish contratados, nem jogadores do Top14 ou ProD2 e só de dois clubes da DH, jogadores se candidataram às vagas de trabalho proporcionadas pelo Main Sponsor do CRC, aceitando todas as condições implicitas á oferta de trabalho.
A pouca informação existente, deve-se essencialmente à fase competitiva em que os campeonatos se encontram, procurando evitar-se quaiquer ruídos que interfiram com o normal desenrolar da competição.
Qualquer que seja o resultado atingido, sucesso ou fracasso, o que nos move é a evolução do Rugby.
Nas Caldas e em Portugal.
E se algo ambicionamos, é que possam existir mais projectos como este, em clubes como o nosso.

Cumprimentos,
CRC

Anónimo disse...

Atenção à malta que por aqui fala dos reforços do Caldas, o clube já tinha atletas interessantes como o Pedro Frazão. Isto para dizer que a equipa não será construída de raiz, aproveitará a base de bons jogadores já existente.

Abraço

André Durão disse...

Bom dia,

Bem hajam todos os que se preocupam com o RCS. Gostaria no entanto de chamar, ou fazer um apelo a todos os que se preocupam, que se juntem à causa. Dêem o vosso contributo ao clube.

Um abraço.

André Durão