18 de abril de 2013

FIM DE SEMANA DE GRANDES DECISÕES, TODAS EM LISBOA


Enquanto a Primeirona vai ter um fim de semana tranquilo, em termos de decisões - no género: antes da tormenta vem a bonança... - a Divisão de Honra e a Segundona vão conhecer os respectivos finalistas, com a particularidade de todos estes jogos decisivos se realizarem em Lisboa.

Mas nem só os mais velhos vivem momentos únicos, já que os Sub-21 também vão encontrar os dois finalistas, mas com as meias a dividirem-se entre Lisboa e o Porto.


Por outro lado nos Sub-18 o Direito é já o vencedor da prova, quando faltam ainda disputar três jornadas, graças à superioridade que evidenciou sobre os
seus adversários, não apenas nesta fase final, mas em toda a época, já que venceu todos os jogos que realizou quer no campeonato quer na Taça de Portugal (um apenas até agora), num total de 17.
O único desafio que resta aos jovens advogados é tentar chegar ao final da época apenas com vitórias, nos dois jogos que lhe falta disputar no campeonato, e nos possíveis três que o levarão à dobradinha.

Nos Sub-16, com as mesmas três jornadas por disputar as coisas estão mais complicadas, e Cascais, Direito e Agronomia ainda estão na luta pela primeira posição final.

Vamos então por partes.

No sábado em Lisboa a escolha não vai ser fácil, e dado o volume da oferta escusado será pensar em ver tudo o que se vai passar.

Se for ao Estádio Universitário às 15 horas vai poder assistir ao CDUL-Agronomia, referente à primeira meia final da Divisão de Honra, jogo maior de sábado e que aconselhamos seriamente.
E já que está no Universitário, pode assistir às 17 horas ao CDUL-Direito, também uma meia final, mas desta vez dos Sub-21.

Mas se não quiser ir ao Universitário, ou o que lá se estiver a passar não o cative, pode ir ao Estádio 1º de Maio às 16 horas, ali no Bairro de Alvalade, assistir à estreia do campo em competições de rugby, com a 2ª mão da meia final da Segundona entre o São Miguel e o Guimarães - recorde-se que os minhotos venceram em casa por 23-22, o que coloca a bola na mão dos buldogues na tentativa do apuramento...

Agora se por acaso está na zona do Porto, em Leça, no Campo da Bataria às 14 horas, tem a outra meia final dos Sub-21 entre o CDUP e a Académica de Coimbra.

Caso esteja mais ao sul, pode aproveitar para ir a Coimbra, às 15 horas na Escola Agrária, ver os charruas defrontarem o Santarém, na luta pela manutenção, ou então vá às Caldas comer umas cavacas e assistir ao Caldas -Loulé, às 16 horas, para conferir se os caldenses estão mesmo a jogar bem, ou se as suas vitórias são apenas obras do acaso...

E para sábado já chega.

No domingo a coisa está mais complicada mas com habilidade dá para começar às 12,30 em Monsanto com os campeões de Sub-18, defrontando Agronomia, numa oportunidade para saber como está o rugby jovem em Portugal.

Durante o jogo coma qualquer coisa no Bar do Direito, e siga logo para o Universitário onde, às 14 horas, o Sporting recebe o Famalicão para a segunda mão da outra meia final da Segundona, sendo que os famalicenses venceram no Minho, mas a vantagem não é grande - aliás nem poderia ser mais pequena, pois ganharam por 21-20.

Ou, se preferir, pode ficar em Monsanto e assistir ao Direito-Agronomia, às 14 horas, jogo de grande importância do Nacional de Sub-16.

Passe pelo bar do CDUL, tome a bica e siga em velocidade para o Restelo, onde se disputa a última meia final do dia, entre o Belenenses e o Direito.

Além do óbvio interesse competitivo do jogo, pode confirmar uma particularidade interessante, já que se irão defrontar dois pares de jogadores - Frederico Melim e José Silva pelos azuis, e Adérito Esteves e Bernardo Gonçalves pelos advogados - que trabalham na mesma empresa.

A empresa é a Groundlink, patrocinadora principal do Caldas, que tem por política
dar preferência na admissão dos seus funcionários a jogadores de rugby - os que se defrontam no domingo não são os únicos - transformando a Groundlink num  caso à parte no meio empresarial e nas suas relações com o desporto, em particular com o rugby.


A Groundlink é uma empresa que actua no sector aeronáutico, prestando serviços de handling, recrutamento e formação. e a inserção de colaboradores com experiência no Rugby é uma política que tem implementado em particular desde o último trimestre de 2012, já que a Groundlink acredita que pessoas com prática de alta competição introduzem mais experiência de execução aos serviços prestados.

Na sequência do que noticiámos anteriormente, e de acordo com o contrato de patrocínio que a Groundlink mantém com o Caldas, é natural que estes jogadores venham a reforçar o clube caldense para a próxima época...

E agora divirta-se e passe um bom fim de semana!


Foto: Miguel Rodrigues, António Simões dos Santos

20 comentários:

Anónimo disse...

FINAL HONRA

CDUL - GDD

FINAL II DIVISÃO

Famalicão - São Miguel

Anónimo disse...

seguramente que vamos assistir a excelentes jogos. ao contrário do outro que só faz previsões no fim do jogo eu faço já as minhas:
honra final belém - CDUL (não sei quem ganhará)nem Agronomia nem Direito tem estaleca para ganhar os seus jogos
2ª Famalicão - São Miguel (ganha o sao miguel)
sub 21 CDUL - CDUP ganha o CDUP



Anónimo disse...

Eu faço uma previsão também. O São Miguel não vai ser o campeão, não têm perfil e nem merecem.

Relembro me a invasão de campo no SM - Belas, não são equipas com estas atitudes que deviam subir ao pódi e ainda mais por sempre terem críticos ávidos aos ambientes nas equipas fora de Lisboa , falam mal de loulé falam mal da bairrada quem tem telhados de vídro tem é de se calar. O Guimarães fez os tremer.

Anónimo disse...

Boa tarde, vou fazer as minhas apostas :

Final CH : CDUL - DIREITO
Campeão - CDUL

FINAL SUB 21 : CDUL - CDUP
Campeão - CDUL

I DIVISÃO
Campeão - Montemor

II DIVISÃO
Campeão - São Miguel

Sub 18
Já a Campeão - Direito

Sub 16
Campeão - Agronomia


Abraço

PM

Anónimo disse...

Bora CDUL despachar os meninos de monsanto!

Em sub 21 damos mais de 50 pontos ao direito.

Depois de 3 vitórias só podemos pensar na 4ª consecutiva.

Força CDUL!

Anónimo disse...

Só falta despachar a Lousã para o ultimo jogo em Montemor

Anónimo disse...

Sem duvida CDUL e DIREITO, são as equipas mais equilibradas, e mais fortes desta DH, mesmo assim dou algum favoritismo ao CDUL, O Belenenses tem uma boa linha de 3/4, mas não tem equipa para CDUL e DIREITO, quanto ao AGRONOMIA o contrario avançados razoaveis, mas 3/4 menos bons.
Quanto as equipas já eleminadas, foram uma bela surpresa, equipas com muitos jovens (alguns com idade de sub 21), com um Rugby com qualidade, sem estrangeiros.
Podem nos proximos anos ter uma palavra a dizer.
E que ganhe o melhor

Anónimo disse...

Nos séniores das várias divisões, a minha aposta:

CDUL
MONTEMOR
FAMALICÃO

Anónimo disse...

Anónimo das 16:37, nao sei se despachar a Lousã, será assim tão certo.

Anónimo disse...

anónimo das 18 de Abril de 2013 à0 14:51,

vá assistir a um dos nossos jogos e verá que somos das equipas mais respeitadoras, principalmente dos arbitros. Todas as equipas com quem jogamos têm vários capitães pelos vistos (quem deve falar com o arbitro) e outros tantos jogadores-comentadores.

Anónimo disse...

Até se fica cansado só de ler o programa de jogos de fim de semana. E ainda há quem fale de comparações entre esta direcção da federação e a anterior que pensava só da selecção

Anónimo disse...

Cuidado, que pode haver surpresa para os lados do Universitário...
Força Agro!
Força Sporting!

Anónimo disse...

É verdade. Realmente não há comparação entre esta e as outras Direcções da federação. Cansa ver o número de jogos. Não é só selecção que também têm muitos mais jogos do que no passado. Esse trabalho, goste-se ou não do Presidente, tem que ser valorizado. Muito bem

Anónimo disse...

Parece que há muita gente que já ganhou sem começar o jogo. Pode ser que se enganem. Acho que o Belenenses e mesmo Agronomia não vão entregar a jogo sem dar luta. O belem já ganhou ao cdul e agronomia já ganhou ao belem. Acho que se estão a precipitar com as vitórias garantidas.

Anónimo disse...


Grande programa de jogos, para todos os amantes da modalidade!

Não se percebe é o comentário das 04:56 !... Que tem que ver a atual Direcção da FPR ou a anterior com isto? Trata-se apenas de realizar jogos das competições, dando cumprimento aos calendários... Enfim, há cada um!

O que tem de aliciante o fim-de-semana é a possibilidade de o Sporting se ir juntar ao Benfica na próxima época!

Não deixando de ser interessante, ainda que numa divisão secundária, pode prever-se grandes enchentes.
Porém, isso pode ter implicações financeiras consideráveis se o Benfica requer o policiamento dos jogos para proteger os seus jogadores dos arruaceiros que andam por aí.

Consta nos «mentideros» do rugby que ainda não pagou a parte da factura da PSP nas Olaias, como lhe corresponde ;)

Anónimo disse...

Cdul sub 21 nao e bem equipa de sub 21, estes agoram por 80% da equipa com sub 23 alcançando assim os objetivos. O direito por outro lado joga apenas com jogadores sub 21 sem sequer recorrer a vasco fragoso mendes quando desponivel dos seniores para jogar com a equipa. Prova do orgulho e respeito peo campeonato. O jogo nao esta assim tao certo e acredito no direito a ganhar a meia final se aguentar na 2a parte que parece ser maldição entre varios escaloes

Anónimo disse...

Texto fraco. para saber.os calendarios dos jogos ia a outra secção.... supostamente a ideia era fazer uma antevisão?!

Anónimo disse...

Como e que o Cdul sub21 pode ter 80% da equipa sub23, se podem jogar no maximo 5 jogadores sub 23. e que não tenham feito mais de 5 jogos na equipa de seniores, e não podem ser 1ª linhas, anda por ai muita confusão

Anónimo disse...

e, como nao podia deixar de ser, totalmente imparcial, aqui vai a minha previsao:

Seniores: Direito
s21: Direito
s18: Direito
s16: Direito


(podem discutir entre voces quem ficara em primeiro dos ultimos)

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, essa conversa de que o CDUL acha que o jogo ja esta ganho está muito longe da realidade. A equipa tem imenso respeito pela agronomia e tem perfeita noção de que vai ser um jogo muito disputado e que se vai decidir no fim, esperemos que para o CDUL.
Em segundo lugar, estão 5 jogadores da equipa de seniores na equipa de sub 21 mas todos eles ja jogaram mais que um vez pelos sub 21 este ano, portanto nao se pode dizer que tenha descido um contigente que nao conheça a equipa.
Em terceiro lugar, acho que o belenenses vai ganhar ao direito, porque os jogadores do direito nao vao aguentar o ritmo que as linhas atrasadas do belem vao meter no jogo, no entanto penso que o direito vai ser superior na avançada.
Espero excelentes jogos no fim de semana.